O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo Sousa, esteve presente esta terça-feira, dia 8, em Campo Maior.
O dirigente do partido marcou presença na CURPI de Campo Maior, num almoço com os utentes e população local.
Com a chegada dos dias mais frios aumenta a fatura da eletricidade devido à utilização de sistemas de aquecimento.
A Deco lançou uma campanha de compra coletiva de equipamentos de aquecimento de baixo consumo até 14 de janeiro.
A Associação para a defesa do consumidor garante que com uma salamandra a pellets ou um ar condicionado, pode reduzir a fatura de eletricidade em 76 por cento, e revela que os testes provam que, se utilizar um termo ventilador ou uma salamandra a pellets para aquecer a casa durante um ano, a salamandra irá consumir 70% menos energia do que um termo ventilador. Para os cálculos, foi considerado que os dois sistemas funcionam o mesmo número de horas. Comparando o termo ventilador com o ar condicionado, a poupança sobe mais: economiza até 76% no consumo energético, de acordo com Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da Deco.
Até 14 de janeiro, os membros da comunidade Energias Renováveis em Casa e os associados DECO podem inscrever-se na ação Aquecimento: Mais Calor Renovável para aderirem à compra coletiva de salamandras a pellets ou sistemas de ar condicionado. Quantos mais registos, maior será o desconto e mais as vantagens ao negociar.
A empresa Cachola & Muacho Lda., conhecida Sanzé, comemora este mês 30 anos desde a sua criação.
João Cachola (na foto ao lado), sócio fundador da empresa, é o convidado na edição de hoje de À Conversa Com, onde faz o balanço dos 30 anos da Sanzé.
Localizada na zona industrial de Campo Maior, a Sanzé dedica-se à fabricação e comércio de produtos alimentares, nomeadamente o seu produto mais conhecido, as batatas fritas, assim como azeitonas, pistácios, pevides abóbora, couratos, entre outros.
O balanço foi positivo durante algum tempo, depois tivemos a infelicidade de um incêndio, e a partir daí começámos novamente, já vamos com quatro anos depois do incêndio e não podemos dizer que é negativo, porque estamos cá há 30 anos e uma empresa pequena com todo este tempo no Alentejo não podemos dizer que foi negativo, garante João Cachola.
Neste momento, Espanha representa para nós 18% do mercado, e não só Espanha, como também nichos de mercado que temos a nível internacional como na Bélgica, no Luxemburgo, na Suíça, na França Mandamos todos os meses uma ou duas paletes e tudo isso faz volume, mas as grandes superfícies, os armazéns e Espanha representa uma boa fatia de mercado para nós, revela.
A empresa emprega atualmente 17 pessoas.
O Município de Borba vai assinalar a época natalícia, com um conjunto de atividades que vão decorrer a partir de hoje a até dia 6 de janeiro.
Ao longo destes dias, o Celeiro da Cultura acolhe o Presépio Animado, da autoria de José Grego e Rosa Aparício, composto por várias centenas de representações em movimento, com motivos alusivos aos Natal e a profissões tradicionais da região, entre muitas outras figuras.
Pelo centro histórico, o Presépio de Rua com imagens em tamanho real elaboradas pelo Município, contará com a tradicional recriação do presépio e o nascimento de Jesus.
Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o Pavilhão de Eventos recebe a atividade É Natal em Borba, com muita animação e alegria para os mais jovens. Entre as 10.00 e as 19.00 horas, haverá carrossel, insufláveis, rota do livro, carrinhos a pedal, pinturas faciais e modelagem de balões, ateliers e oficinas temáticas, cenários e madeiro de Natal, passeio dos gorros de Natal, feirinha de artesanato, espetáculos e muitas surpresas, com entrada gratuita.
A autarquia associa-se ainda às juntas de freguesia do concelho na organização das tradicionais festas de Natal do Idoso.
Reguengos de Monsaraz assinala esta terça-feira, dia 8 de dezembro, o 11.º aniversário da elevação à categoria administrativa de cidade, proposta aprovada na Assembleia da República no dia 9 de dezembro de 2004.
O programa comemorativo integra a partir das 21.30 horas, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições, um concerto pela Orquestra Ligeira do Alentejo e a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas do município.
A autarquia vai atribuir 48 medalhas a personalidades, trabalhadores do município, instituições e empresas que se distinguiram em várias áreas da sociedade reguenguense. Todas as condecorações foram aprovadas pelo Executivo Municipal e pela Assembleia Municipal.
Hoje, 8 de dezembro, celebra-se o dia da Imaculada Conceição.
Neste dia de feriado nacional, invoca-se a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original. É uma data de grande significado para a Igreja Católica.
Neste dia realiza-se uma festa religiosa que celebra um dogma católico definido como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. Pela sua importância, a data é feriado nacional.
Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Foi até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.