Empresário Jorge Pais no “Ponto de Vista” desta semana

JorgePaisPortalegre é um dos distritos com maior número de insolvências.

De acordo com Jorge Pais (na foto ao lado), presidente da Associação Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR, é necessário tomar medidas para fortalecer o tecido empresarial: “através das empresas fixar população, criar riqueza e inverter aquilo a que se tem vindo a assistir há décadas, que é realmente este êxodo da população”.

O empresário reconhece que “somos cada vez menos no distrito de Portalegre, somos cada vez mais velhos e, portanto, não é possível que haja grande desenvolvimento regional quando o cenário é este”.

Jorge Pais defende que “só se consegue inverter isto, através da fixação de empresas, do seu fortalecimento, daquelas que já cá estão, da atração de novas empresas vindas de outras regiões do país ou da Europa ou do Mundo. O dirigente desta associação empresarial apresenta uma ideia: “temos de ter uma estratégia e um conjunto de medidas que sejam atrativas e que mostrem a existência de vantagens comparativas para as empresas optarem por se fixarem aqui”.

Segundo Jorge Pais, esta é uma situação que também deriva da falta de cooperação entre municípios e empresas: “não temos conseguido, infelizmente, ter aqui uma real estratégia de desenvolvimento da região, não conseguimos que a generalidade dos municípios, das forças vivas do distrito se unissem em torno de uma estratégia de desenvolvimento e assistimos a esta situação de cada um a puxar para seu lado, de uma forma desligada, desarticulada”.

“Nós, NERPOR, tentámos muito recentemente, através da CIMAA e com todos os municípios da região estudar uma presença do Alto Alentejo numa feira que se realiza neste final do mês em Lisboa, e que é uma organização que seria muito importante para os empresários do setor alimentar aqui da nossa região, e depois de termos promovido uma série de reuniões e de contactos infelizmente acabámos por constatar que, com a exceção de um ou dois municípios, os outros praticamente ignoraram este convite”, revela.

O presidente da Associação Empresarial da Região de Portalegre, Jorge Pais, é o convidado desta semana de Ponto de Vista. Uma entrevista para ouvir hoje, às 18.15 horas na Rádio Campo Maior.

Rosália Guerra e Encontro sobre demência no “À Conversa Com”

RosliaGuerraO Gabinete Alzheimer Maior promove no próximo dia 15 de dezembro o 1º Encontro “Envelhecer com Demência”.

Rosália Guerra (na foto ao lado), do Gabinete Alzheimer Maior  da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior é a convidada na edição de hoje de “À Conversa Com” onde fala acerca deste evento.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O objetivo do encontro é “refletir sobre as questões do envelhecimento num mundo com um padrão demográfico fortemente envelhecido” e também “refletir quais os contornos desta doença que se chama demência”, de acordo com Rosália Guerra.

A técnica do Gabinete Alzheimer Maior explica que “os temas que vão ser abordados dirigem-se para técnicos que trabalham com pessoas com demência, mas serão sempre adaptados, através de uma linguagem facilitada, ao público em geral”.

A inscrição é gratuita, embora obrigatória, e pode ser feita através do endereço eletrónico: alzheimer.maior@scmcm.pt.

A iniciativa decorre no Centro Cultural de Campo Maior entre as 9.30 e as 16 horas de dia 15.

ECOMONTRAS – III CONCURSO DE MONTRAS DE ESTREMOZ

Estremoz5Dez2015

A Câmara Municipal de Estremoz promove, de 5 de dezembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016, o III Concurso de Montras de Estremoz, com o tema “A Árvore de Natal Amiga do Ambiente” utilizando materiais reutilizáveis.

O júri, que irá proceder à apreciação e classificação das montras a concurso terá em conta os materiais utilizados na execução da Árvore de Natal, a sua originalidade e criatividade, a harmonia entre a Árvore e os restantes artigos expostos na montra, bem como a sua proporcionalidade e enquadramento na montra.

Os resultados de classificação do presente concurso, serão divulgados dia 4 de janeiro de 2016 e serão afixados na Casa de Estremoz, no site do município e nas lojas vencedoras, havendo todos os participantes um diploma de participação e para os primeiros cinco classificados os seguintes prémios:

– 1º Classificado: Um espaço de 3mx3m isento de pagamento, num evento promovido pelo Município de Estremoz (Saldos de Stocks 2016 ou FIAPE 2016) e um compostor doméstico oferecido pela GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM;

– 2º Classificado: Um espaço de 3mx3m isento de pagamento, num evento promovido pelo Município de Estremoz (Saldos de Stocks 2016 ou FIAPE 2016) e dois passes/pulseiras para a FIAPE 2016;

– 3º Classificado: Um espaço de 3mx3m isento de pagamento, num evento promovido pelo Município de Estremoz (Saldos de Stocks 2016 ou FIAPE 2016);

– 4º Classificado: Um jantar para duas pessoas no Restaurante Venda Azul;

– 5º Classificado: Uma caixa de Gin Friends, produzido e engarrafado pelo produtor de vinho Tiago Cabaço e o engenheiro agrónomo Luís Ferreira.

 

PDESAA apresentado esta manhã em Portalegre

PDESSA2Dez2015O Seminário Final do Plano de Dinamização da Economia Social do Alto Alentejo (PDESAA) realizou-se esta quarta-feira, dia 2, no Auditório Dr. Francisco Tomatas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

O PDESAA é um dos planos sectoriais estratégicos que a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a desenvolver para a região Alto Alentejo, especificamente direcionado para o sector da Economia Social e que é decorrente do ciclo de debates realizados no âmbito do projeto Plataforma Alto Alentejo XXI.

Este plano parte de uma visão social integrada do território para a implementação de uma estratégia que visa o desenvolvimento económico e a sustentabilidade da região por intermédio da valorização e promoção (nacional e internacional) da oferta integrada da Economia Social com o Turismo (sénior e de saúde) e a Saúde, direcionada para a população sénior.

conto de Natal “Feliz Natal Lobo Mau” na Biblioteca Municipal João Dubraz

TeatroCampoMaiorA Biblioteca Municipal João Dubraz recebe, desde a semana passada, várias sessões do conto de Natal “Feliz Natal Lobo Mau”.

Com texto de Clara Cunha e ilustrações de Natalina Cóias os pequenos têm a oportunidade de ver este texto, que fala da importância dos amigos, apresentado de maneira diferente pelas técnicas da Biblioteca Municipal.

 

Uefa Regions Cup 2016 disputa-se em Évora

jogos_qualificao_uefa_regions_cup_2016Évora acolhe, nos dias 7 e 8 de Dezembro, os jogos de qualificação da Uefa Regions Cup 2016.

Associações de Futebol de Algarve, Beja, Évora e Lisboa defrontam-se para disputar uma vaga que dará acesso à fase final da competição, que tem como intuito qualificar uma região para participar num Torneio organizado pela UEFA.

Taberna do Barata recebe hoje noite de fados

NoiteFadosBarata5DezA Taberna do Barata, em Campo Maior, é palco este sábado de mais uma noite de fados, organizada pelo Grupo de Cantares Despertar Alentejano.

Esta Noite de Fados conta com as atuações de Beatriz Clemente, Joel Moriano, Soraia Branco e Nélson Caldeira, acompanhados por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Miguel Monteiro na viola de fado, com início pelas 21 horas.

Euromilhões: concurso de sexta-feira com jackpot de 42 milhões

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um ‘jackpot’ de 42 milhões de euros, em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de ontem.

O segundo prémio vai ser distribuído por oito apostadores, quatro dos quais em Portugal e que vão receber, cada um, cerca de 137 mil euros.

Com o terceiro prémio foram apurados 15 apostadores, oito dos quais em Portugal, cabendo a cada um cerca de 24 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 84 apostadores, 24 dos quais em Portugal, que vão receber um prémio individual de 2.184,12.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 02 – 15 – 25 – 35 – 45 e as estrelas 08 e 10.

Dia Internacional do Voluntariado comemorado hoje na ESEP

DiaVoluntariado2Dez2015O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se hoje, dia 2 de dezembro, na Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP), numa organização da Cáritas Diocesana de Portalegre, a autarquia local e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Para este dia está agendado um conjunto de colóquios sobre o voluntariado, com as comemorações a iniciarem pelas 10 horas com inauguração de uma exposição de fotografia alusiva ao tema, seguindo-se a abertura do Encontro de Voluntariado.

O primeiro painel trata “O papel do voluntariado na educação”, pelas 11 horas, com Sónia Fernandes, da Escola de Voluntariado “Pista Mágica” e da Federação Nacional Associações Juvenis, seguindo-se debate sobre o tema.

“O voluntariado e a sabedoria do coração” tem lugar pelas 14 horas, com Monsenhor Vítor Feytor Pintos, moderado por Isabel Constantino. Às 15.30 horas realiza-se uma tertúlia “à conversa sobre voluntariado”, com Felícia Pires, da Associação Sete Montes do S. Julião e Solange Oleiro, voluntário do Projeto “(Com) Viver”, moderado por Gaspar Garção.