Balões de ar quente invadem céus do Alentejo

BaloesBOs municípios de Monforte, Fronteira e Alter do Chão vão receber a partir de domingo, dia 8, e até dia 15 de novembro o 19º Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente.

Aníbal Soares, da empresa Publibalão, considera que a organização já “conseguiu consolidar este evento. A previsão meteorológica é excelente, por isso tudo indica que vamos ter um evento de arromba”.

Quem estiver interessado em participar “deve deslocar-se para os locais de concentração do público, nas horas indicadas, e ai, por ordem de chegada, fazer a sua inscrição”.

Nos céus do Alto Alentejo vão estar “à volta de 40 balões, todos os dias e duas vezes por dia. Neste momento estão oito países representados”, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha, entre outros.

A programação tem início no dia 8 de Novembro, com o check-in das equipas participantes, sendo que os voos gratuitos em balão de ar quente abertos a passageiros decorrerão de 9 a 14 de Novembro.

Centro de Acolhimento do Turismo vai surgir em Évora

CarlosPintoDeS_RCMUm Centro de Acolhimento e Divulgação do Turismo do Alentejo poderá surgir em Évora.

A informação foi avançada por Carlos Pinto de Sá (na foto), presidente da câmara municipal: “Nós temos uma proposta, que vamos candidatar ao Alentejo 2020 pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, para a criação de um centro destes para toda a região”.

“Pela zona de Évora passam, todos os anos, cerca de 300 mil turistas que podem vir a colaborar com os outros concelhos ao conhecerem toda a região Alentejo”, sublinhou o autarca

O projeto vai surgir no Palácio D. Manuel, depois da reabilitação que a autarquia pretende fazer.

Cozinha dos Ganhões de regresso a Estremoz

COZINHA-DOS-GANHESA 23ª edição da Cozinha dos Ganhões realiza-se de 26 a 29 de novembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

À semelhança dos anos anteriores, o certame oferece aos visitantes, para além da rica gastronomia, a doçaria, os produtos regionais, artesanato e animação cultural. Paralelamente, no pavilhão C do recinto, irá decorrer a 3.ª edição da Estremoz Caça e Pesca, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo.

A Cozinha dos Ganhões e organizada pela Câmara Municipal de Estremoz e tem como objetivo a promoção turística do concelho.

JSD promove campanha de apoio aos refugiados

somostodoshumanosA Juventude Social Democrata (JSD) promove entre hoje e domingo a campanha nacional “Somos todos Humanos”.

O objetivo é angariar roupas e alimentos não perecíveis destinados a apoiar os refugiados e as instituições de acolhimento dos mesmos em Portugal e no estrangeiro, uma vez que a JSD pretende deslocar-se à Croácia para entrega de parte dos bens recolhidos ao Centro de Acolhimento aí criado.

Feira de Oportunidade arranca hoje em Arronches

feiraoportunidadesO edifício “O celeiro” em Arronches , recebe este fim de semana a Feira de Oportunidades.

Os visitantes vão poder encontrar artigos de vestuário, calçado, artigos de desportivos, produtos naturais, entre outros, alguns com descontos que podem ir até aos 80 por cento.

Esta é já a segunda edição da Feira das Oportunidades em Arronches e a abertura marcada para as 17 horas de hoje.

Programa ‘Erasmus+’ hoje no “À Conversa Com”

Erasmus_maisPortugal, Espanha, Bulgária, Polónia e Itália integram o projeto Erasmus+.

Em representação de Portugal está o Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, e este é o tema da edição de hoje de “À Conversa Com”, com quatro das cinco representantes.

“Este é um projeto de mobilidade de professores da União Europeia, e tem como objetivo partilharmos boas práticas. Uma das boas práticas, que tem como base este nosso encontro de professores que vai durar dois anos, tem como base o empreendedorismo”, de acordo com Dionísia Gomes, do Centro Educativo Alice Nabeiro.

Em cada uma das escolas que participam neste projeto vão ser desenvolvidos trabalhos artesanais consoante a cultura de cada localidade, que posteriormente serão enviados para as restantes escolas para venda.

Adega Mayor celebra São Martinho

saomartinhomayorA Adega Mayor celebra o São Martinho,a partir de amnhã e até 11 de novembro, com um pacote especial de enoturismo, que inclui oferta da prova de um vinho novo, sumo de uva e castanhas assadas.

“Dia de São Martinho comem-se castanhas e bebe-se vinho!”, este é o mote para celebrar este dia tradicional na adega no Grupo Nabeiro. em Campo Maior.

O pacote especial de enoturismo, serve também para comemorar o Dia Europeu do Enoturismo, celebrado no dia 8, com um custo de cinco euros, sendo grátis para menores de 12 anos.

Jardim Municipal recebe atividades desportivas este domingo

CampoMaiorAtivo8Nov

A Casa do Benfica de Campo Maior promove atividades desportivas este domingo.

O Jardim Municipal recebe, a partir das 10 horas, todas as crianças interessadas em praticar desporto, mais precisamente Mini Andebol.

Esta é mais uma iniciativa inserida no “Campo Maior + Ativo”.

Hoje pelas 11.06 horas a Terra Treme

A_terra_treme_2015A Autoridade Nacional de Proteção Civil organiza hoje, sexta-feira, dia 6, pelas 11.06 horas, o evento “A Terra Treme”.

João Costa, técnico de planeamento e sensibilização do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, explica que “este exercício pretende prevenir a comunidade para o risco sísmico. É um exercício muito simples, que terá a duração de um minuto e que pode ser realizado individualmente ou em grupo”.

“A proposta consiste na realização de três gestos simples: baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se firmemente. Por último aguarde até a terra parar de tremer”, sublinhou.

Este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.