Desemprego baixa no Alentejo, de acordo com o INE

IEFPO número de pessoas inscritas nos Centro de Emprego do Alentejo (0,8 por cento), Algarve (0,6 por cento) e Centro (0,3 por cento) diminuiu em relação ao trimestre anterior. Por outro lado estes números aumentaram na Madeira, Açores, Norte e Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados avançados hoje pelo INE, a taxa de desemprego manteve-se nos 11,9% no terceiro trimestre, a mesma observada no trimestre anterior.

Festa da Vinha e do Vinho no “À Conversa Com”

AntonioAnselmo_BorbaA Festa da Vinha e do Vinho realiza-se, em Borba, tem início hoje, sábado, dia 7 de Novembro e decorre até dia 15 de Novembro.

António Anselmo (na foto), presidente da câmara municipal e convidado na edição de hoje de “À Conversa Com”, garante que “em termos de funcionamento da festa vai ser exatamente igual. No primeiro ano em que fizemos este evento entendi que o vinho devia ter um lugar nobre, que é a parte principal do pavilhão e este ano vamos manter. Na parte de baixo vamos ter os restaurantes, o vinho, a pastelaria e as tascas que costumam sempre estar presentes”.

Na edição deste ano “as entradas vão manter-se gratuitas, à exceção de alguns espetáculos musicais que vão ser organizados por uma comissão de finalistas”.

A Festa da Vinha e do Vinho é organizada pela Câmara Municipal de Borba e realiza-se no Pavilhão Multiusos da cidade.

Alcáçovas: 16º Mostra de Doçaria acontece em dezembro

feiradoariaalcaovasOs doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da 16ª Mostra de Doçaria em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

O certame decorrer de 4 a 6 de dezembro no Parque Exposições, na Gamita e pretende preservar a doçaria conventual e palaciana bem como os saberes e sabores característicos da região.

Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e Sardinhas Albardadas são os cartões de visita do certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Este evento, que já se tornou um ponto de encontro para muitas famílias e um dos principais eventos de inverno da região, conta com um programa cultural recheado ao longo do fim de semana incluindo o 4º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana.

Sexta-feira, pelas 11.06 horas, “A Terra Treme”

A_terra_treme_2015A Autoridade Nacional de Proteção Civil organiza na próxima sexta-feira, dia 6, pelas 11.06 horas, o evento “A Terra Treme”.

João Costa, técnico de planeamento e sensibilização do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, explica que “este exercício pretende prevenir a comunidade para o risco sísmico. É um exercício muito simples, que terá a duração de um minuto e que pode ser realizado individualmente ou em grupo”.

“A proposta consiste na realização de três gestos simples: baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se firmemente. Por último aguarde até a terra parar de tremer”, sublinhou.

Este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.

 

Doentes de Esclerose Múltipla com novos medicamentos

medicamentosOs doentes de Esclerose Múltipla ganharam dois novos tratamentos que consideram “menos dolorosos”.

O Infarmed aprovou a utilização de dois fármacos que não necessitam de ser tomados diariamente.

Sandra Carvalho, da delegação de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e portadora da doença, explica que “a maioria dos medicamentos existentes são injetáveis, o que nos causa um grande desconforto. Estes dois medicamentos são orais, em formulação de comprimidos, o que noa facilita muito a vida”.

Para e enfermeira, “este e outros avanços no tratamento da esclerose múltipla são sinais de esperança. Nos últimos três quatro anos têm surgido novos medicamentos e com efeitos muito positivos, como é o caso de um que permite que alguns doentes recuperem 20% da mobilidade perdida”.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, muitas vezes incapacitante, que ataca o sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro, medula espinal e nervos óticos e que se inicia geralmente entre os 20 e os 40 anos e é mais frequente no sexo feminino.

Euromilhões: jackpot de 100 milhões para sexta-feira

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um “jackpot mínimo” extraordinário de 100 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio vai ser distribuído por três apostas, todas registadas fora de Portugal, às quais corresponde um prémio individual de cerca de 374 mil euros.

Com o terceiro prémio foram apurados quatro apostadores, nenhum dos quais em Portugal, que vão receber pouco mais de 93 mil euros, cada um.

O quarto prémio vai ser distribuído por 43 apostadores, cinco dos quais em Portugal, que vão receber um prémio individual de 4355 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 8-27-39-46-49 e as estrelas 2 e 6.

Notícias da Manhã de 4ª Feira, 4 de Novembro

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, dia 4 de novembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– doentes de Esclerose Múltipla ganharam dois novos tratamentos;

– sexta-feira a terra vai tremer às 11h06 da manhã;

– Nuno Mocinha vai tomar posse este mês como presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo;

– e fundação do Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros, no concelho de Estremoz, na edição desta semana do Ponto de Vista.