Operação Todos os Santos da GNR regista menos mortos

Operao_Todos_os_Santos_GNR_2015A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre o dia 30 de outubro e 1 de novembro, em todo o território nacional, a Operação Todos os Santos com vista a regularizar o trânsito e garantir o apoio nas viagens realizadas pelas muitas pessoas que durante este período se deslocaram às terras de origem.

Durante o período da operação, foram empenhados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, que realizaram ações preventivas com o intuito de combater a sinistralidade rodoviária, tendo registado comparativamente a período homólogo de 2014, 575 acidentes (mais 12), dos quais resultaram: quatro mortos (menos três); Nove feridos graves (menos 13) e 183 feridos leves (menos 11).

Nesta operação foram detidos 189 condutores (mais 41): 130 por Taxa de Álcool no Sangue (TAS) igual ou superior a 1,20 gramas/litro; 42 por falta de habilitação legal; 17 por outros motivos.

No que se refere às 4 234 infrações detetadas (menos 1 611), destacam-se as seguintes: 1 694 por excesso de velocidade; 316 por condução com uma TAS superior ao permitido por lei; 199 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 159 por falta de inspeção periódica obrigatória; 157 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 92 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Campo Maior homenageou militares falecidos

Dia_de_Finados_Campo_Maior_2015O Município de Campo Maior e o Núcleo da Liga dos Combatentes assinalaram na manhã desta segunda-feira, dia 2 de Novembro, o Dia de Finados com uma Romagem ao Talhão dos Combatentes no Cemitério de Campo Maior e com uma homenagem, no cemitério de Degolados, a um militar natural daquela freguesia.

Estiveram presentes nesta cerimónia o presidente Ricardo Pinheiro, os vereadores Sérgio Bicho e Luís Rosinha e os presidentes das Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, João Rosinha e Florival Cirilo, respetivamente.

Vasco Pereira estreia espetáculo no final do mês

vasco_pereiraO espetáculo “4 Canções para Soprano e Quarteto de Clarinetes” da autoria do campomaiorense Vasco Pereira (na foto) tem estreia absoluta no próximo dia 28 de novembro.

O Auditório Municipal de Carcaixent, em Valência (Espanha), vai ser o palco deste espetáculo dedicado à soprano Maria Velasco e ao Cuarteto de Clarinetes VERT, e interpretado pelos próprios.

Um dos quatro poemas será “Falo de ti às pedras das estrada”, da poetisa portuguesa Florbela Espanca.

1º. Encontro Alzheimer Maior “Envelhecer com Demência” em Campo Maior

CampoMaiorAlzheimer5Dez2015

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior vai levar a efeito o 1º. Encontro Alzheimer Maior, que decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 9.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Sob o tema Envelhecer com Demência, a entidade organizadora pretende que este dia seja de proveitosa reflexão para todos os que vivem com demência ou que assumem o imprescindível papel de cuidador (familiar ou formal).

 

José Gonçalves no “À Conversa Com”

JoseEduardoGoncalvesCERSULDesde janeiro e até setembro deste não foram cultivados 5 mil hectares de milho transgénico no Alentejo. 

Estes são dados da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo que revela ainda que este tipo de cultivo foi praticado em 114 explorações. 

José Eduardo Gonçalves, um dos administradores da Cersul, é o convidado de hoje do “À Conversa Com” e explica o que são organismos geneticamente modificados (OGM) através de um exemplo. 

“Um dos bichinhos que mais ataca o milho e a folha do milho, e depois até o grão do milho, é a lagarta (…) O que é que este OGM fizeram? Através de cruzamentos e através da genética, conseguiram que as plantas sejam resistentes às lagartas.”

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O agricultor esclarece ainda que o milho utilizado na alimentação humana não pode ser proveniente de milho geneticamente modificado que por sua vez é utilizado na alimentação animal.

Futebol: Lourinho no Canaviais para tentar subir

LourinhoCarlos Lourinho (na foto) é a mais recente contratação do Canaviais, equipa de Évora que está no campeonato distrital. O avançado de Vila Viçosa, de 32 anos, iniciou esta temporada no Calipolense mas acaba de se transferir para a cidade-museu.

O Canaviais, apesar de promovido há pouco ao principal campeonato do distrito de Évora, está a apostar forte para esta temporada e surge no lote de favoritos ao título.

Na época anterior, no Juventude de Évora, treinado por Jorge Vicente, Lourinho foi campeão distrital e o melhor marcador do campeonato. Em épocas anteriores, Lourinho representou “O Elvas”, onde jogou no campeonato nacional de seniores, III Divisão e distrital.

Também em Campo Maior, no Sporting local, disputou um distrital, depois de ali ter estado nos escalões de formação. Em Elvas e no Campomaiorense, foi campeão distrital de seniores.

Arronches lidera Anuário Financeiro dos Municípios

ArronchesO concelho de Arronches obteve o primeiro lugar no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, como aquele que consegue ter um prazo médio de um dia em pagamentos a fornecedores.

Fermelinda Carvalho, presidente da autarquia, garante que esta distinção “resulta do trabalho de todos os funcionários do município”.

“Os municípios têm que contribuir para a situação financeira das empresas. Nós tentamos adquirir todos os nossos produtos na região Alentejo. No entanto, se nós adquirimos um produto a uma empresa e demorarmos um ano a pagar, em vez de lhe estarmos a fazer um favor estamos a arranjar-lhe um enorme problema”, sublinhou a autarca.

A presidente da Câmara Municipal de Arronches diz ainda que “a situação financeira do concelho é boa mas não deixa de fazer obras. O nosso orçamento é sempre com base num grande rigor. Infelizmente o município de Arronches, como município pequeno que é, não tem receitas muito elevadas e por isso as despesas vão de encontro às receitas”.

Notícias da Manhã de 2ª Feira, 02 de novembro

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, dia 2 de novembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Delta Q disponibiliza a partir deste mês uma plataforma digital, que permite ao consumidor criar o seu próprio café;

– Arronches em primeiro lugar no Anuário Financeiro dos Municípios como aquele que consegue ter um prazo médio de um dia relativamente a pagamentos a fornecedores;

– Hoje, 2 de novembro, é Dia de Finados;

– Centro de Acolhimento para os Sem-Abrigo (CASA) de Portalegre encontra-se lotado e em condições degradantes.