Festa do Cinema a partir de amanhã em Évora

evora_a_festa_do_cinema_francesA 16ª Festa do Cinema Francês realiza-se, de 22 a 24 de Outubro, no Auditório Soror Mariana, em Évora.

O evento inclui, ao longo de três dias, a exibição de filmes e documentários, numa organização do “Institut Français”, com o apoio do Cine Clube de Évora e da Câmara Municipal de Évora.

Contas de eletricidade e gás podem beneficiar de descontos sociais

eletricidadeOs consumidores de energia podem beneficiar de descontos sociais na conta da electricidade e/ou gás natural.

A Tarifa Social e o Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia (ASECE) destinam-se a clientes economicamente vulneráveis no acesso ao fornecimento destas duas energias.

Assim sendo, no que toca à eletricidade, pode usufruir destes apoios aqueles cuja potência contratada nas suas residências permanentes seja inferior ou igual a 6,9 kVa e que sejam beneficiários de prestações sociais, nomeadamente do complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social por invalidez ou pensão social da velhice.

Pode também beneficiar destes descontos na conta da electricidade, quem tenha um rendimento anual máximo do agregado familiar, conforme a constituição do mesmo, ou seja, caso o domicílio fiscal tenha um elemento e um rendimento anual máximo de 5280 euros, dois elementos e um rendimento de 7920 euros, três elementos e um rendimento de 10 560 euros, quatro elementos e um rendimento de 15 840 euros, seis elementos e um rendimento de 18 480, sete elementos e um rendimento de 21 120 euros, oito elementos e um rendimento de 23 760 euros, nove elementos e um rendimentos de 26 400 euros ou dez elementos no domicílio fiscal e um rendimento máximo anual de 29 040 euros.

No que diz respeito aos desconto no gás natural, pode usufruir quem tenha escalão de consumo 1 ou 2 na sua residência permanente e seja beneficiário do complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, primeiros escalão de abandono de família ou pensão social por invalidez.

Pode aderir a estes descontos em Elvas, na papelaria Nova Elvense, ou em outras lojas e agentes da EDP.

Ricardo Pinheiro na edição de hoje do Ponto de Vista

RicardoPinheiroRCMAs famílias que se encontram atualmente alojadas na zona do Mártir Santo, em Campo Maior, começam já a partir do próximo mês a ser realojadas.

“Em determinada altura foi pensado um projeto junto do IRU, que era um projeto enormíssimo em termos de custos para o município, durante aproximadamente quatro anos negociámos um modelo de habitação, em que o município pudesse suportar mas ao mesmo tempo que os fundos comunitários pudessem financiar. São cerca de 50 famílias, o custo total do investimento ronda os 950 mil euros, foi um projeto financiado a 85%, o município vai ter que disponibilizar cerca de 160 mil euros para ver o problema do Mártir Santo resolvido”, revela Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

O projeto de recuperação da zona do Mártir Santo tem início já em janeiro de 2016: “vamos dar entrada do projeto com a Direção Regional de Cultura, onde a candidatura de recuperação das muralhas de Campo Maior vai com certeza trazer muita satisfação e alegria”.

Ricardo Pinheiro é o convidado desta semana do “Ponto de Vista”. Uma entrevista para ouvir hoje às 18.15 horas.

Notícias da Manhã de 4ª Feira, 21 de outubro

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, 21 de outubro, na Rádio Campo Maior com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– A famílias que se encontram atualmente alojadas na zona do Mártir Santo, em Campo Maior, vão ser realojadas já em novembro;

– Servilusa desenvolve workshop para alertar idosos;

– Alter do Chão, Fronteira e Monforte  criam “triângulo turístico” no Alto Alentejo;

– Curso de aprendizagem pode agora iniciar-se com um mínimo de 15 alunos.