Peças da coleção de António Cachola expostas nos Açores

ColecaoAntonioCacholaAlgumas peças da Coleção António Cachola, que se encontram no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, vão estar expostas na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores

O comendador António Cachola revela que “estão convidados vários artistas para estar presentes com os seus trabalhos que integram a coleção. Quem fez a recolha foi o curador desta exposição que é o Sérgio Má”.

António Cachola mostrou-se “muito satisfeito” com a presença de algumas peças da sua coleção nesta exposição, uma vez que “este Centro de Artes dos Açores foi inaugurado este ano e teve uma mostra de peças do espólio do próprio centro e a primeira exposição com peças e uma coleção de fora é efetivamente esta”.

As peças da coleção de António Cachola já passaram por vários países, “como Inglaterra, França, Hungria, Espanha, Brasil e Turquia”.

A exposição vai estar patente entre 16 de outubro e 28 de fevereiro de 2016.

Ciência e Sociedade discutidos esta manhã em Badajoz

EUROACE30Set2015_1“Um Diálogo entre Ciência e Sociedade” foi o tema do seminário que se realizou esta manhã no Parque Científico e Tecnológico da Extremadura.

Roberto Grilo, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento e Regional do Alentejo (CCDRA), revela qual o principal ponto abordado neste seminário: “sobre a criação de uma estratégia de especialização inteligente. Já na própria euroregião encontraram-se os elementos comuns destas três regiões. Aquilo que acontece é que, sabendo que cada uma das regiões tem as suas infraestruturas, tem estado a fazer o seu trabalho, de perceber como é que conseguimos criar uma rede ao nível da euroregião que estas estruturas de investigação e desenvolvimento tecnológico também venham a estar disponíveis, independentemente da sua localização numa rede de oferta”.

Para Roberto Grilo, devido ao “significativo volume de trocas comerciais com a estremadura espanhola”, as regiões devem “não só ter trocas, como também trabalhar em conjunto no desenvolvimento, naquela que é a sustentabilidade deste território, a criação de emprego e também a fixação de empresas”.

Este seminário foi organizado pela Junta de Extremadura e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo no âmbito da EUROACE – Euroregião Alentejo, Centro, Extremadura.

Cabo dos Académicos de Elvas no “À Conversa Com” de hoje

Antonio_PatricioO Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas assinala esta sexta-feira, dia 2, o 15º aniversário do grupo com uma corrida de touros no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

António Patrício (na foto ao lado), cabo do grupo, é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

António Patrício, cabo do grupo há cerca de cinco anos, revela que os Académicos de Elvas têm neste momento cerca de 20 forcados no ativo: “Neste momento temos cerca de 20 elementos no ativo, o grupo é um grupo que tem muita malta jovem, muitos elementos novos e tem um bom leque de elementos antigos que faz um bom equilíbrio entre a experiência e a juventude que é preciso em todos os grupos para haver continuidade”.

Para o cabo, “o grupo está numa boa fase, com forcados da cara experientes e novos, e elementos mais velhos que dão a tal maturidade e a experiência em praça”.

Relativamente à presente época, 2015, António Patrício revela: “A época em termos de corridas não tem estado a correr muito bem, este ano efetuamos menos corridas, mas em termos de qualidade tem estado a correr muito bem, temos pegado em menos corridas mas vamos pegar mais touros que no ano anterior”.

“Vamos aproveitar para festejar os nossos 15 anos de existência, em que vai tourear o João Moura Caetano, o João Moura Jr. e o Salgueiro da Costa. Os touros vão ser Pontes Dias e vamos ter o desafio de pegar os seis sozinhos, mais uma vez, numa data importante em que o grupo vai estar em peso. Vamo-nos fardar os antigos e os atuais, calculo que possa haver entre 40 a 50 forcados fardados”, revela o cabo.

Trovoadas alagam no Alentejo, mas não causam danos

InundacoesELvas29Set2015Várias trovoadas, muito localizadas, provocaram chuva forte e inundações nos três distritos do Alentejo. A precipitação mais intensa concentrou-se num espaço de duas horas, entre o final da tarde e início da noite de ontem, terça-feira dia 29.

No distrito de Portalegre, a maior parte das inundações teve lugar em Elvas: o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) referiu 11 inundações.

No distrito de Évora, o CDOS informou que Borba e Vila Viçosa foram as situações mais relevantes: Borba com três inundações, enquanto Vila Viçosa teve um arruamento alagado.

No Baixo Alentejo, o CDOS de Beja deu conta de cinco inundações no concelho de Vidigueira: quatro em Vila de Frades e uma na sede do município, para lá da queda de uma árvore.

Em todas estas situações, não há danos pessoais a registar e os prejuízos materiais são reduzidos.

Escola Superior Agrária de Elvas recebe um veículo todo-o-terreno

veiculosA Escola Superior Agrária de Elvas recebeu, por parte da câmara municipal, um veículo todo-o-terreno.

José Manuel Rato Nunes, diretor do estabelecimento de ensino, refere que esta viatura era um veículo que a Câmara Municipal tinha há já alguns anos e que por estar sem grande utilidade mandou reparar e ceder à ESAE.

“É um veículo que, para nós, tem uma utilidade enorme, porque é um veículo que pode levar oito pessoas, o que é muito bom para visitas de estudo com grupos de alunos relativamente pequenos, é um veículo todo-o-terreno que nos permite ir ao campo (…) e fazer aulas práticas e muitos melhores” diz o diretor do estabelecimento.

Por outro lado, a ESAE apoia a Câmara Municipal de Elvas na gestão dos espaços verdes do concelho, segundo um protocolo estabelecido entre as duas entidades.

Teatro da família regressa a Badajoz

Teatro_Lpez_de_AyalaO Teatro Lopez de Ayala Badajoz programados para este domingo, 4 de outubro , “The Amazing Story of Mollie Malone”, escrito por Eduard Costa.

A peça vai começar às 12h00 e é recomendada para crianças a partir de 5 anos, uma vez que o teatro pacense trás com esta obra o teatro da família.

A peça é dirigida por Begoña Bilbao e executada por Iraitz Lizarraga, Alfonso Diez e Aitor Fernandino.

Os bilhetes estão à venda com um preço de 10 euros para adultos e 6 euros para crianças.

Euromilhões saiu a apostador português

euromilhoesRCMO primeiro prémio do concurso desta terça-feira do Euromilhões, no valor de 15 milhões de euros, saiu em Portugal, a um único apostador que registou o boletim no distrito de Faro, informou a Santa Casa da Misericórdia.

O segundo prémio vai ser distribuído por cinco apostadores, todos de fora de Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 198 mil euros.

Com o terceiro prémio foram apurados nove apostadores, dois dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 36 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 72 apostadores, dez dos quais em Portugal, que vão receber um prémio individual no valor de 2.292,12 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 11-14-26-29-49 e pelas estrelas 03 e 09.

Notícias da Manhã de 4ª Feira, 30 de setembro

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, dia 30 de setembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Projeto Memórias Orais do Forte da Graça – Património Imaterial, recolhe testemunhos de antigos militares do Forte;

– Peças da Coleção António Cachola viajam até aos Açores;

– Escola Superior Agrária de Elvas aumenta frota automóvel depois de assinar protocolo com câmara municipal;

– Novo comandante do Centro de Formação de Portalegre, da Escola da Guarda Nacional Republicana toma hoje posse;