Faleceu Renato Geraldes

RenatoeDiogo2015O jovem de 21 anos, envolvido no despiste de ontem na estrada entre Elvas e Barbacena, faleceu na tarde deste domingo, no Hospital de São José, em Lisboa.

Renato Geraldes (na foto à direita) conduzia o veículo acidentado e foi transportado, em estado grave para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre. Posteriormente, devido às lesões sofridas, foi transferido para os Cuidados Intensivos de Neurocirurgia do Hospital da capital do país.

Esta é a segunda vítima mortal do acidente que roubou também a vida a Diogo Calado (na foto à esquerda), de 19 anos.

A Rádio Campo Maior apresenta as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas.

Pesado de mercadorias despista-se na estrada de Campo Maior

Despiste_Campo_Maior_6_Set_2015Um veículo pesado de mercadorias despistou-se ao início da tarde deste domingo, dia 6, na Estrada Nacional (EN) 373 que liga Elvas a Campo Maior.

Do sinistro há apenas a registar danos materiais uma vez que o condutor saiu ileso.

A viatura seguia no sentido Elvas – Campo Maior e despistou-se junto ao cruzamento da Ermida de São Joãozinho, entes da horta dos Cabaços.

No local do acidente estiveram os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), do hospital de Santa Luzia de Elvas e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

R.de Moinhos (Borba): Gertrudes Mira comemora 100 anos

100_anos_GertrudesMiraGertrudes Maria Mira, natural da freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, completou no passado dia 3 de Setembro 100 anos.

De forma a assinalar a data os familiares prepararam-lhe um lanche convívio que contou “com a presença de mais de 100 pessoas, entre filhos, netos, bisnetos e trisnetos” como nos referiu a neta Teresa Coelho.

“A minha avó é uma super avó. Ela está sempre a cantar e a dançar e não pode ver ninguém triste. É super bem-disposta. Com 100 anos ela não toma medicamentos, não tem problemas de saúde e como nós costumamos dizer é fantástica”, sublinhou.

Teresa Coelho refere que “não é todos os dias que se chega a esta idade e por isso decidimos proporcionar-lhe mais um momento de alegria”.

IPPortalegre conta com 260 novos alunos

IPPLogo260 novos estudantes (taxa de colocação de 51%), mais 69 que em 2014, foram colocados, na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Os resultados das colocações no Politécnico de Portalegre, comparativamente com a mesma fase no ano anterior, melhoram em termos absolutos (de 191, em 2014, para 260, em 2015) e em termos relativos (de 37%, em 2014, para 51%, em 2015).

Por outro lado, o distrito de Portalegre é aquele que apresenta o menor número de candidatos ao ensino superior (430).

Os cursos de Serviço Social, Turismo, Jornalismo e Comunicação, Design de Animação e Multimédia e Enfermagem ficaram com todas ou quase todas as vagas preenchidas. Já os cursos de regime pós-laboral e da área das Tecnologias revelam menor procura.

Para já, o IPP revela que poderá ter um acréscimo de 221 novos alunos em licenciaturas, por via dos concursos especiais (onde se inclui o Concurso para Candidatos Maiores de 23 anos, as vagas para titulares de Cursos de Especialização Tecnológica e as vagas para titulares de Cursos Superiores) e Regime de Reingresso, Mudanças de Curso e Transferências. Desta forma, a taxa de ocupação pode, desde já, atingir 94% (quando em 2014 foi 71,6%).

Neste momento, para além das licenciaturas, o Instituto Politécnico de Portalegre já recebeu quase duas centenas de candidaturas para os novos cursos Técnicos Superiores Profissionais e está a receber candidaturas para os cursos de 2º ciclo (mestrados) e pós-graduações.

Raquel Trabuco consegue 12º lugar em Luanda (Angola)

Raquel_TRabuco_LuandaA atleta elvense Raquel Trabuco ficou em 12º lugar, nos 21km, da 3ª Meia maratona Internacional de Luanda, em Angola.

Raquel Trabuco atinge assim o seu objetivo de ficar “nas 15 primeiras classificadas numa prova que contou com a presença de atletas de nível mundial”.

Na sua página nas redes sociais, a atleta do Clube Elvense de Natação (CEN), revelou-se “muito feliz”. Raquel Trabuco refere que “não estava à espera pois após o 15º km comecei a sentir-me melhor e aí fui superando algumas adversárias”.

 

Mercado Medieval termina hoje em Castelo de Vide

MercadoMedievalCV2015O mercado Medieval em Castelo de Vide, na Praça D. Pedro V, termina hoje.

Ao longo de quatro dias a animação ficou a cargo de diversos grupos locais, designadamente a Banda União Artística, Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas, Grupo de Teatro Amador Espalharte, BellyDancers e OTL Férias com Açúcar, bem como de outros grupos provenientes de Portugal e Espanha. As recriações históricas estão a cargo do grupo Viv’Arte.

Danças cortesãs, jograis, música da época, lutas, mostra d’armas, torneios de armas a pé e a cavalo e fogo mágico são algumas das animações que irão preencher estes quatro dias de Mercado Medieval. Para além da animação diária, estarão dispostos no recinto produtos artesanais e stands de comeres e beberes.

O Mercado contou, este ano, com o concurso “Fatos Medievais”, em que poderão participar residentes e não-residentes do concelho, onde serão entregues prémios para as melhores indumentárias.

GNR e Banda Carlista hoje na Feira da Luz

FeiraLuz2015O penúltimo dia de feira dá destaque à festa brava com uma corrida de touros, na qual vão estar presentes os cavaleiros Rui Fernandes, Manuel Telles Bastos e João Moura Jr., o grupo de forcados amadores de Montemor-o-Novo, na companhia de 6 touros Silva Herculano, a partir das 17 horas.

A “oficina de olaria”, no espaço artesanato, tem lugar das 18 às 20 horas, altura em que tem início o concerto da escola de acordeãos Ensemble de Montemor.

O palco principal recebe um concerto das bandas GNR, banda portuguesa de renome, e Banda da Carlista, grande responsável pela organização da Feira da Luz, às 21.30 horas.

Quando forem 23.30 horas, é a vez de subir ao palco secundário a ‘rapper’ portuense Capicua, a passo que, junto ao parque desportivo, tem lugar uma tourada.

O Pavilhão de Exposições recebe, este ano, a exposição “100 Anos de Desporto no Concelho”, que pretende mostrar a história do desporto no concelho, com especial incidência no pós-25 de Abril, durante os vários dias da Feira, e que a organização espera que se torne “numa história do desporto em Montemor, onde as personagens são os nossos filhos, os nossos pais, os nossos avós, as nossas raízes”.

A Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo (APORMOR), celebra 25 anos nesta edição da Expomor, com exposições, concursos de gado, colóquios ligados ao sector agrícola e agropecuário.

O Espaço Inovação também é uma novidade na edição deste ano da Feira da Luz. (ver notícia)

O recinto encontra ainda espaço para a Feira Tradicional é um espaço de feirantes, de divertimentos, restaurantes, tascas, módulos de empresas e associações, exposição automóvel e espaço de bebidas.

As freguesias do concelho também terão o seu espaço de representação institucional.

Notícias da Manhã de domingo, 6 de Setembro

noticias_RCMNotícias da manhã de domingo, 6 de setembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Jovem que faleceu em acidente de viação foi ontem homenageado em Elvas;

– Núcleo do Sporting Clube Portugal de Elvas organiza passeio de cicloturismo;

-Raquel Trabuco participa hoje na 3ª Meia maratona Internacional de Luanda;

– e quase duas dezenas de veículos clássicos e antigos em exposição na Rua de Alcamim, em Elvas.