Exposição “Art Oro” patente em Monsaraz

Exposio_Reguengos_5SetBA exposição “Art Oro”, do artista espanhol Victor Motellón, vai estar patente entre os dias 5 de setembro e 25 de outubro na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e poderá ser apreciada diariamente das 9h às 12h30 e das 14h às 18h.

Victor Motellón vai by DNSUnlocker” href=”#41649339″ class=”dhgrmvvewg”> expor oito quadros pintados a óleo e a lápis. O artista utilizou ouro de 22 quilates na produção das telas, mas também outros materiais como o petróleo, areia e pedras.

Os quadros retratam o mundo da tauromaquia e os seus intervenientes. Três quadros que vão estar expostos em Monsaraz são assinados pelos toureiros reproduzidos nas telas, nomeadamente Enrique Ponce, Miguel A. Perera e Alejandro Talavante.

O pintor iniciou-se no mundo das artes desenhando caricaturas e o talento precoce levou-o a vencer alguns prémios juvenis na categoria. A paixão pelas artes foi confirmada com aulas particulares de pintura que foram preponderantes para se inscrever no curso de pintura e desenho da Escola de Belas Artes “Eulogio Blasco”, de Cáceres.

O artista começou a expor os seus by DNSUnlocker” href=”#97164301″ class=”dhgrmvvewg”> trabalhos em 2008 e já participou em cerca de duas dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e Espanha.

“À Conversa Com” Tiago Abreu

TiagoAbreuTiago Abreu (na foto) é assessor do grupo parlamentar do CDS-PP na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, desde 2011. “Eu surjo neste cargo por convite do presidente do partido e depois do presidente do grupo parlamentar, o deputado Nuno Magalhães. Este lugar é de nomeação política e foi com muita honra que acompanhei este mandato na Assembleia da República”, garantiu o elvense.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Na edição de hoje de “À Conversa Com”, Tiago Abreu esclarece que “a assessoria na Assembleia da República é totalmente independente de quem está no Governo. Obviamente que estando no Governo é mais motivante pois participamos em muitas iniciativas legislativas e nós sentimo-nos parte da solução”.

Tiago Abreu reforça a ideia de que “o futuro a Deus pertence. A minha comissão é a única que não fecha e por isso eu terei trabalho, na Assembleia, até outubro. Há uma coisa que eu digo com clareza: não me vejo, obviamente, a trabalhar para a câmara de Elvas como vereador, não tendo tido votos para isso. Foi isso que eu disse durante a crise politica e é isso que eu digo hoje”.

No que diz respeito aos quatro anos de trabalho na Assembleia da Republica, Tiago Abreu considera que “para quem vai da política local é possível perceber que a nível nacional há de facto debate politico sem se misturar a vida pessoal de cada um”.

Despiste provoca um ferido na EN 246

acidente1Um veículo ligeiro de passageiros despistou-se, na manhã desta segunda-feira dia 31, na estrada nacional (EN) 246, entre Santa Eulália e Arronches.

A viatura saiu fora da estrada, embateu em dois pinheiros acabando por rodopiar e cair de lado na barreira, sendo travada por outra árvore.

No local estiveram os bombeiros voluntários de Elvas e Arronches e os militares da GNR de Arronches. A acompanhar todo este trabalho esteve também o responsável pela Proteção Civil no concelho, o vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo.

A vítima foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

“Espaço inovação” é novidade na Feira da Luz

Feira_da_LuzA Feira da Luz de Montemor-o-Novo, entre os dias 2 e 7 de setembro, conta este ano com o Espaço Inovação no interior do recinto.

Este espaço dá oportunidade aos agentes económicos da região a possibilidade de oportunidades de negócio e contactos, privilegiando a promoção e divulgação da actividade económica do concelho e da região.

O recinto da Expomor, na Feira da Luz, apresenta um conjunto de expositores de empresas, produtos e serviços, bem como centros de investigação e empreendedores, onde podem ser feitos esclarecimentos individuais sobre apoios e incentivos disponíveis à inovação e qualificação em pequenas e médias empresas.

A iniciativa conta ainda com três ‘workshops’, com os temas “Empreender: Ideias e Negócios (3 de setembro), Speeding Date: encontros empresariais e transferência de conhecimento (4 de setembro) e Pitch Market: informações sobre ofertas de emprego e inovação (7 de setembro).

Câmara de Portalegre dá avalo a regulamento de privatização da água

aguas_norte_alentejanoA Câmara de Portalegre aceitou a privatização da água no distrito, em virtude da Águas do Norte Alentejano, S.A, uma empresa multimunicipal, ter passado agora a fazer parte das Águas de Lisboa e Vale do Tejo, com sede na Guarda.

A presidente da câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, assegura não estar contra a privatização da empresa mas considera que “as câmaras estão um bocadinho amarradas e com pouca margem de manobra”.

“A nossa participação enquanto município deixa muito a desejar e deixamos de ter alguma autonomia”, afirma a autarca, criticando os moldes em que se desenrolou o processo.

Adelaide Teixeira lamenta a forma como a autonomia das câmaras será afectada na defesa dos direitos das populações, e garante que fez chegar a insatisfação da autarquia “a quem de direito”.

“A decisão estava tomada (…) nestas questões da privatização não temos grande poder de decisão” afirma a presidente da câmara de Portalegre.

A presidente da capital de distrito revela que se insurgiu contra a privatização pela forma como foi feita, mas utilizou o seu voto de confiança para aprovar o regulamento desta mesma privatização, visto ser este um regulamento “bem feito do ponto de vista jurídico”.

Recorde-se que a extinção da empresa Águas do Norte Alentejano, S.A., com sede em Portalegre, foi aprovada a 30 de junho de 2015 e a responsabilidade dos serviços passa a pertecencer à empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo, com sede na Guarda, de forma a assegurar “a centralização dos serviços”.

Eleições são “uma escolha sobre o futuro”, diz Passos Coelho

Passos_Coelho_Castelo_de_Vide_2015O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho encerrou ontem, domingo, a Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide.

No seu discurso, o líder do PSD sublinhou que o que está causa nas eleições de outubro “é uma escolha sobre o futuro. Não são apenas os interesses pessoais e partidários aqueles que convocamos para a reflexão sobre essa escolha. Queremos falar com todos, independentemente das barreiras ideológicas e dos interesses pessoais”.

“Nós não podemos canalizar o financiamento para proteger os maus negócios apenas porque temos lá gente conhecida…. porque andaram connosco nos liceus. Não é para isso que existem os bancos ou os Governos. Não é para trazer os amigos. É para trazer as pessoas que são competentes”.

Passos Coelho admitiu que Portugal é hoje um país “profundamente desigual”, e defendeu a necessidade de “colocar o combate às desigualdades sociais e económicas no topo da agenda política nos próximos anos”.

A universidade de Verão do PSD decorreu entre os dias 24 e 30 de Agosto em Castelo de Vide.

Foto: TSF

Notícias da Manhã de 2ª Feira, 31 de Agosto

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, 31 de agosto, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– 700 mil visitaram Festas do Povo de Campo Maior;

– idosos do concelho de Elvas visitam, a partir de hoje, Fátima e Salvaterra de Magos.

– 17º Passeio Noturno da Casa do Benfica de Elvas realiza-se hoje;

– e Câmara de Portalegre aceita privatização da água no distrito.