Festas do Povo homenageiam os seus ‘cabeças de rua’ amanhã

FestasdoPovoLOGOA homenagem aos “cabeças de rua” está marcada para amanhã, pelas 21 horas, no palco principal das Festas do Povo, em Campo Maior.

Os “cabeças de rua” são moradores que, após terem inscrito a sua rua junto da associação das festas, são eleitos enquanto coordenadores-gerais dos trabalhos e ficam responsáveis pela orientação, distribuição das tarefas e escolha do local para a realização dos trabalhos.

O trabalho é desenvolvido ao longo de meses e requer uma forte cooperação entre os moradores de cada rua, todos com o único objectivo de conseguir que a rua seja bem sucedida na apresentação do resultado final.

A tradição conta que os homens ficam a cargo dos trabalhos mais pesados e as mulheres se ocupam, principalmente, das dobragens em papel.

A noite de “enramação” é a última noite de trabalho, durante a qual homens e mulheres carregam e penduram flores, sob o olhar atento do “cabeça de rua”.

Intermarché dá as boas-vindas aos visitantes das Festas do Povo

festas-povo-intermarcheO Intermarché promoveu uma acção de boas-vindas, dia 25 de agosto, integrada nas Festas do Povo de Campo Maior.

A iniciativa consistiu na oferta de chá, água e bolachas, a quem visitou a loja do Intermarché daquela vila, de forma a transmitir uma mensagem de proximidade e amizade às várias centenas de pessoas que por lá passaram.

As Festas do Povo decorrem até dia 30 de agosto e a organização espera superar o recorde de um milhão de pessoas, atingido na edição de 2011, com visitas de todo o país e do estrangeiro.

Pedro Mota Soares visitou ontem as Festas do Povo

MotaSoaresO ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, visitou ontem as Festas do Povo de Campo Maior, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pinheiro, pelo presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha, e pelo Comendador Rui Nabeiro.

O voluntariado é o tema em destaque durante o dia de hoje e Pedro Mota Soares aproveitou para enfatizar “trabalho social que tem sido feito em Campo Maior, através das instituições”.

Ricardo Pinheiro, presidente do município de Campo Maior, mostrou-se orgulhoso pela forma como, este ano, os campomaiorenses conseguiram “fazer uma coisa extraordinária, que é transformar as Festas do Povo numa marca”.

O número de visitantes, entre 1989 e 2004, duplicou e muito se deve à arte das flores de papel e à diversidade na decoração das ruas.

A realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população, sendo uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses.

A tradição dita ainda que a preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.

DECO alerta para uso de pneus usados

pneusA DECO – Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor, realizou um estudo sobre a venda de pneus usados em Portugal, que a DECO PROTESTE considera ser “um setor em que os consumidores estão desprotegidos”.

“Dos 89 pneus usados, 50 não deveriam ter sido vendidos por apresentarem falhas que punham em causa a segurança dos ocupantes da viatura. Destes, 18 revelaram menos de 1,6 mm de profundidade de piso (o mínimo legal), 17 tinham mais de 10 anos, 11 eram pneus de inverno e 5 exibiam remendos laterais ou rasgões. Estes resultados revelam que a compra de pneus usados é um risco, dada a falta de regulamentação. O consumidor não sabe a real qualidade do que compra”, referiu Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO.

A jurista garantiu ainda que “contas feitas os pneus usados não compensam. Por serem vendidos com menos profundidade de piso, cada milímetro útil tem um custo duas vezes superior ao de pneus novos. Para um pneu usado compensar financeiramente terá de ter 4,5 mm de profundidade de piso ou mais. Já um pneu novo tem cerca de 8 milímetros”.

Face aos resultados, a DECO exige a criação de uma regulamentação para a área, à semelhança do que já existe, por exemplo, no Reino Unido. Devem ser criados padrões mínimos de segurança para os comerciantes de pneus usados cumprirem em todos os produtos que vendam. A avaliação deve basear-se em testes não destrutivos, como insuflagem à pressão máxima e verificação do estado geral do pneu, ou através de outra tecnologia mais moderna e fiável que permita detetar deformações, descontinuidades ou separação das camadas. Também não deve ser permitida a venda de produtos com mais de 10 anos”.

Concerto de Anselmo Ralph foi “muito bom”, diz Correia da Luz

Correia_da_LuzFestivalCratoRCMO concerto de Anselmo Ralph marcou a receção ao campista da edição deste ano do Festival do Crato. Numa organização do Futebol Clube do Crato, em parceria com a câmara municipal que cedeu o espaço, o espetáculo resultou num sucesso, “ainda melhor que no ano passado”, garantiu Correia da Luz, presidente da câmara municipal.

“Usando uma linguagem automobilística da Formula 1 digamos que tivemos uma espécie de qualifying, ou seja, houve um aquecimento com tempos cronometrados. Atuou uma grande estrela do panorama nacional, o Anselmo Ralph, que fez aqui um espetáculo muito bom o que mostra que estamos na presença de um artista que está em taxa de progressão na sua carreira e por isso torna-se um candidato a repetir o Crato, o que não é muito fácil”, sublinhou o autarca.

Correia da Luz deixa o convite a todos “os ouvintes para ouvir, hoje, James Arthur, Tom Odell, na sexta-feira e Guano Apes, no sábado, isto para citar apenas alguns dos grandes nomes que vão passar pelo palco do festival”.

Empresa espanhola responsável pela água de Campo Maior apoia as festas

AqualiaStaffA Aqualia, empresa privada espanhola do sector da água, e a sua participada Aquamaior (Águas de Campo Maior, SA), apoiam as Festas do Povo de Campo Maior, iniciadas a 22 de agosto.

A empresa está representada na vila campomaiorense com um stand institucional onde, segundo esta, “se podem conhecer todas as potencialidades da empresa no sector da água”.

A responsabilidade da instituição em Portugal engloba já os serviços de água de cinco municípios portugueses, nomeadamente, Abrantes, Elvas, Campo Maior, Cartaxo e Fundão, pretende expandir-se no mercado lusófono ainda durante este ano, com a aposta na Aqualia Portugal.

O campo de actividade da instituição passa por serviços públicos e controlo de qualidade da água, instalações aquático-desportivas municipais, manutenção e exploração de infra-estruturas de rega, desenho, construção e concessão de infra-estruturas hidráulicas, bem como serviços globais para a indústria.

A entidade empresarial é subsidiária do grupo espanhol FCC (Fomento de Construcciones y Contratas), está presente em 23 países e serve mais de 23,6 M de habitantes

 

Crato: Carlão representou Portugal na primeira noite de Festival

Carlo_CratoO Festival do Crato teve início ontem, onde decorre até sábado, dia 29. Na primeira noite Marcelo D2, Soja e Carlão animaram os milhares de pessoas presentes.

O rapper brasileiro, Marcelo D2, mostrou-se muito “feliz por estar no festival”.

“Eu acho que o rap agora é uma música do mundo. Onde quer que seja, num gueto qualquer há um miúdo a fazer rap. E eu estou aqui a representá-los”, garantiu o músico.

Quanto ao feedback do público português, Marcelo D2 garante que “cada vez que vem para Portugal fica surpreendido” com quem assiste aos seus concertos.

Carlão, antigo vocalista da banda portuguesa Da Weasel, mostrou-se “surpreendido” com o público pois “estavam a cantar quase todos os temas do meu disco, além do single “Os Tais”, que toda a gente conhece”.

Festival_do_Crato_2015Este ano o Festival do Crato contou com a atuação de Anselmo Ralph, na passada terça-feira, dia 25, na receção aos campistas. Correia da Luz, presidente da câmara do Crato, revela que este artista “torna-se um candidato a repetir no festival pois o seu concerto foi ainda melhor que o do ano passado”.

Este ano o festival decorre em moldes diferentes, estando separadas a parte do palco principal, com artistas nacionais e internacionais a atuar nos quatro dias de certame, e a zona de Artesanato e Gastronomia, que contempla também espetáculos musicais de grupos locais e regionais e mostras de artesanato este último com entrada gratuita.

Hoje, o palco da Gastronomia e Artesanato conta com a presença das Saias de Campo Maior e do grupo de flamenco Raíz Andaluza.

Entidades portuguesas e espanholas visitam Festas do Povo

Festas_do_Pevo_2015_Campo_MaiorBAs Festas do Povo de Campo Maior prosseguem na vila raiana. Hoje, quinta-feira dia 27, o tema é Dália “União”, o dia Luso-Espanhol.

O programa destaca, às 18 horas, no Jardim Municipal, um concerto pela banda 1º de Dezembro. Meia hora mais tarde, no Centro Comunitário de Campo Maior, tem início a receção ao secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier; presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Grilo; alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso; e diretora regional da Cultural do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

O dia prossegue, pelas 21 horas, no palco “Amo Campo Maior”, em frente ao Hotel Santa Beatriz, com atuação de Olinda Moriano & Ricardo Ventura, o grupo 100 Playback e Bianca.

Pela mesma hora, mas no Largo do Barata, no palco “Alentejo”, atuam o Grupo de Cantares “Despertar Alentejano” e Tiago Afonso.

As Festas do Povo de Campo Maior terminam domingo, dia 30.

Notícias da Manhã de 5ª Feira, 27 de Agosto

noticias_RCMNotícias da manhã de quinta-feira, 27 de agosto, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Dia Luso-Espanhol assinalado hoje nas Festas do Povo de Campo Maior;

– Carminho, Selah Sue e James Arthur atuam hoje no Festival do Crato;

– Noite de fados anima praça da república de Elvas este sábado;

– DECO alerta para utilização de pneus usados;

– e Graça Amiguinho apresenta livro de poesia, no próximo sábado, na Casa do Benfica de Elvas.