Concluída intervenção na Torre do Anjo, Montemor-o-Novo

torreAnjoOs portugueses foram os que mais requereram a nacionalidade luxemburguesa entre 2009 e 2014, num total de 7026 cidadãos, segundo o Statec, gabinete de estatísticas do Luxemburgo.

O período analisado corresponde à entrada em vigor da lei que permite a dupla nacionalidade, durante o qual os portugueses lideram os pedidos de naturalização (27,2%), à frente de belgas (21,2%), franceses (11,2%), italianos (10,1%) e alemães (5,7%).

Dos mais de 7000 portugueses, mais de 4000 nasceram no Luxemburgo, país que não concede o ‘direito ao solo’, ou seja, a nacionalidade do país aos nascidos naquele território.

A naturalização de portugueses em relação ao número total de imigrantes (11,8%) no país é, contudo, inferior à registada por italianos (18,7%), belgas (14,8%) e alemães (14,4%).

O Statec comparou também a naturalização de residentes no Luxemburgo com a recuperação da nacionalidade pedida por descendentes de luxemburgueses a viver no estrangeiro, que representam 22% do total.

 

Idosos de Sousel vão às Festas do Povo de Campo Maior

souselpasseioCMA Câmara Municipal de Sousel, com o apoio das quatro juntas de freguesia do concelho, promove um passeio para idosos e reformados do concelho de Sousel às Festas do Povo de Campo Maior, no próximo dia 27, quinta-feira.

O autocarro passa por Casa Branca, Almadafe e Vale de Freixo, Cano, Sousel e Santo Amaro.

As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal Dr. António Garção, terminam amanhã, dia 25, e têm um custo de 12,50 euros com almoço incluído.

Livro “Canto Solto da Alma” apresentado hoje em Campo Maior

CantoSoltoAlma_CM24Agosto2015A campomaiorense Maria de Jesus Meira lança esta tarde de segunda-feira, dia 24, o seu livro “Canto Solto da Alma”.

Este é um livro da Elefante Editores, com prefácio de Maria da Conceição Covaneiro e será apresentado por Maria Toscano, pelas 15.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Feira de S. Mateus conta com nova zona de exposições

SMateus2015IIA Feira de São Mateus decorre entre 18 e 27 de setembro, em Elvas, e conta com duas zonas distintas: uma zona de espectáculos e uma zona de exposições.

O presidente da câmara municipal de Elvas revela que costumava haver apenas um (espaço), no final do parque, cedido pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade e, desta vez, vamos ter dois espaços distintos”.

Nuno Mocinha indica que a zona de exposição estará situada no recinto da Fonte da Fé, em frente à entrada principal do santuário, e será complementada com “uma zona de promoção dos nossos produtos regionais, em pequenos stands, gastronomia durante todo o período de festas”, na zona dos espectáculos.

As entradas são gratuitas na zona de exposições e por lá vão passar, a partir das 21.45 horas, os alunos da Gota d’Arte (dias 18 e 23); Xumbo Torto (dia 19); Grupo Musical A.R. (dia 20); Rancho Folclórico de Elvas (dia 21); Grupo de Cantares de Santa Eulália (dia 22); Grupo de Cantares de São Vicente (dia 24); Grupo Voz Amiga da Terrugem (dia 25) e o Grupo Musical Jorge e Célia (dia 26).

No recinto dos espetáculos, a pulseira para toda a semana tem um custo de 15 euros, os jovens até 14 anos não pagam entrada e a todos os preços são aplicados descontos a utilizadores do cartão Smart Jovem, Idade de Ouro e Família Mais.

São Mateus está de regresso a Elvas a partir de 18 de setembro

SMateus2015A Feira de São Mateus decorre entre 18 de 27 de setembro e vai trazer Anselmo Ralph, Pedro Abrunhosa, José Cid, Carlão e Agir, entre outros, ao recinto coberto do Parque da Piedade, em Elvas.

O presidente da câmara municipal de Elvas, Nuno Mocinha, garante que a edição deste ano conta com algumas novidades, nomeadamente a existência de “dois espaços, directamente geridos pela Câmara”.

 “Costumava haver apenas um (espaço), no final do parque, cedido pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade e, desta vez, vamos ter dois espaços distintos”, revela o autarca.

A zona de exposição, no recinto da Fonte da Fé, em frente à entrada principal do santuário, e uma zona de espectáculos coberta, ao fundo do parque da Piedade, por onde vão passar músicos e dj’s ao longo dos vários dias.

Nuno Mocinha assegura que a zona de espectáculos vai contar ainda com “uma zona de promoção dos nossos produtos regionais, em pequenos stands, gastronomia e será um espaço animado durante todo o período de festas”.

A zona de espetáculos fica a cargo, a partir das 22.30 horas, de Fernando Correia Marques e Toy (sexta-feira, dia 18); Double Mars e Lucas & Matheus (sábado, dia 19); José Gonçalez e António Zambujo (domingo, dia 20); Soraia Branco, Joana Amendoeira, António Pinto Basto e Rodrigo (segunda-feira, dia 21); Made In e Agir (terça-feira, dia 22); Soversion e Carlão (quarta-feira, dia 23); Jorge Goes e José Cid & Big Band (quinta-feira, dia 24); Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (sexta-feira, dia 25); e Anselmo Ralph (sábado, dia 26).

A animação segue noite dentro com as actuações de Dj’s Sam, Dj Davidian, Cyber G Percusion, Top Dancer’s, Mc Barbarela (dia 18); Dj Grousse & Martin (Santos e Pecadores) (dia 19); Dj Olga Ryasanova, Noa Violin Player e Top Dancer’s (dia 20); Dj Foksen, MC Catorze e Gao Percussion (dia 21); Dj Riot (Buraka som Sistema) (dia 22); Dj Mastiksoul (dia 23); Dj Pedro Cazanova (dia 24); Dj Guie (Da Weasel) (dia 25); Dj Ezrra, Gspar Silva e Bailarinas e Guitos Live Percussion (dia 26).

As entradas nesta área são gratuitas de 18 a 21 de setembro (de sexta a segunda-feira); têm o custo de três euros nos dias 22 e 23 (terça e quarta-feira); cinco euros nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira); e de 10 euros no dia 26 (sábado).

A pulseira para toda a semana um custo de 15 euros, os jovens até 14 anos não pagam entrada e a todos os preços serão aplicados descontos a utilizadores do cartão Smart Jovem, Idade de Ouro e Família Mais.

GNR sensibiliza condutores para consumo de álcool

GNRSensibilizacaoAlcoolA Guarda Nacional Republicana tem na estrada a campanha de sensibilização “A decisão de quem o leva a casa é sua! Se beber não conduza!”.

“A campanha é dirigida aos mais jovens e visa a condução sob o efeito do álcool, principalmente nesta altura de verão, com mais festas e mais deslocações em férias” sublinha João Janeiro, capitão na GNR de Portalegre.

A ação de sensibilização da GNR procura despertar a consciência dos condutores, de forma a evitarem conduzir depois da ingestão bebidas alcoólicas.

Notícias da manhã de segunda-feira, dia 24

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, dia 24 de agosto, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– António Costa visitou ontem as Festas do Povo de Campo Maior; Hoje é a vez do ministro da saúde, Paulo Macedo;

– mais de três mil médicos pediram reforma antecipada em quatro anos;

– 600 cães e gatos foram abandonados por semana em Portugal no ano passado;

– GNR está a divulgar a campanha de sensibilização “A decisão de quem o leva a casa é sua! Se beber não conduza!”;

– e Universidade de Verão do PSD arranca hoje em Castelo de Vide.