ULSNA conta com 25 novos enfermeiros desde o início do ano

enferemrioO Alentejo contratou no período de 1 de janeiro a 15 de agosto 64 enfermeiros que vieram colmatar as necessidades sentidas nos serviços de urgências das diversas unidades de saúde que compõem a Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Assim para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo foram contratados vinte e um enfermeiros, para a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano dezoito e para a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano vinte e cinco.

As contratações destes profissionais de saúde foi feita na sequência de um despacho do Ministério da Saúde que permitiu a título excecional, a celebração de contratos de trabalho a termo resolutivo para acorrer a situações de ausência temporária de trabalhadores, bem como a celebração de contratos de trabalho de profissionais médicos e enfermeiros para os Serviços de Urgência, por parte dos hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde com a natureza de entidade pública empresarial e integrados no Serviço Nacional de Saúde.

São Vicente e Ventosa (Elvas) recebe prova de duatlo

IDuatloVicentinoSetembro2015A Taça Regional de Duatlo de Portalegre e o 1º Duatlo Vicentino, organizado pela Associação Vicentina pela Cultura e pelo Desporto (AVCD) decorrem na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.

Os atletas vão percorrer cinco quilómetros a correr, 20 quilómetros de bicicleta e mais 2,5 quilómetros novamente a correr.

As inscrições têm um valor de oito euros sem almoço e 12 euros com almoço.

Durante a prova é obrigatório o uso de capacete.

A prova tem lugar no dia 13 de setembro, pelas 9 horas, com abertura do secretariado às 8 horas.

Lei da A.R. é uma “aberração legislativa”, diz Jaime Marta Soares

Jaime_Marta_SoaresO incêndio florestal vai deixar de ser um “crime de investigação prioritária”. A lei que define os objetivos e prioridades da política criminal até 2017 foi aprovada em Junho e entra em vigor em Setembro.

Jaime Marta Soares, Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, classifica esta medida de “aberração legislativa. Critico todos aqueles que a votaram favoravelmente e, com todo o respeito que tenho pela Assembleia da República, considero que foi um momento infeliz da sua vida partidária quando numa situação destas não tiveram consciência de que com os seus erros podem vir a perigar mais vidas e isto é inadmissível e inaceitável”.

O comandante “lamenta esta situação uma vez que a maioria dos incêndios em Portugal são de origem criminosa, portanto têm mão humana e a negligência não pode intervir para capear tudo. Muitos desses incêndios têm incendiários que o fazem propositadamente e por isso é necessário utilizar todas as armas que estejam à disposição das polícias para se poderem detetar e deter esses cidadãos que, ao longo dos anos, têm criado tanta instabilidade ao país”.

Jaime Marta Soares considera que para combater estas situações é necessário que “a polícia esteja no terreno, em quantidade e qualidade. Quando se pensava que seria uma grande prioridade do nosso país deter esses criminosos vai que a lei da Assembleia da República faz exatamente o contrário”.

Recorde-se que desde Janeiro, a Polícia Judiciária (PJ) já deteve 68 pessoas suspeitas de terem ateado incêndios, um número três vezes superior ao do ano passado.

Festas do Povo 2015: Organização apela à ajuda de todos

Festas_do_Povo_Enramao_BAs Festas do Povo de Campo Maior têm início sábado, dia 22 de Agosto. Para que todas as ruas estejam engalanadas neste dia é necessário que toda a população trabalhe na noite da enramação, sexta-feira.

João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo, deixa o apelo a “que toda a população, principalmente a masculina, ajude as ruas na enramação porque há trabalhos mais pesados que precisam ser feitos pelos homens”.

“A Associação e a Câmara não conseguem dar resposta a todas as solicitações e só com a ajuda de toda a população é que a vila pode estar preparada para receber os milhares de visitantes, no sábado”, sublinhou.

Já o Comendador Rui Nabeiro destaca “os homens e mulheres que lutaram e trabalharam para que tudo esteja pronto no sábado. Não podemos esquecer as senhoras que alongaram os seus serões em função destas festas e os homens não podem agora voltar as costas à sua patroa na hora da enramação. Eu espero que todos os campomaiorenses estejam juntos porque eu vou sempre olhando e vendo como se fazem as flores”.

“Eu gostava de fazer um apelo para que todos trabalhemos para servir a comunidade e para mostrar ao mundo o que é Campo Maior”, sublinhou.

As Festas do Povo de Campo Maior decorrem entre os dias 22 e 30 de Agosto. A Rádio Campo Maior vai acompanhar a edição deste ano com reportagens em direto ao longo dos nove dias de festejos.

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 20

noticias_RCM.pngNotícias da manhã de quinta-feira, dia 20, na Rádio Campo Maior numa edição de Sandra Canhoto.

Temas em destaque:

– “Letras e Cores – Ideias e Autores da República” patente na Biblioteca Municipal João Dubraz;

– Centro Cultural de Campo Maior exibe “Esquadrão suicida”;

– Operação “Idosos em Segurança 2016”, da GNR está a decorrer;

– Campeonato Mundial de Pesca ao Achigã em Embarcação tem início hoje;

– Luís Zagalo e o mês da música no “À Conversa Com” de hoje;

e biblioteca Municipal de Monforte publica “Livro das Palavras Andantes”.