Prémios Construir 2015 apontam dois nomeados ao nosso distrito

premiosconstruir2015O distrito de Portalegre garante dois nomeados para os Prémios Construir 2015, um deles em Campo Maior.

A nomeação para Melhor Projecto Privado é apontada ao Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, a Torre de Palma Wine Hotel, localizada em Monforte, entra na corrida para Melhor Empreendimento Turístico.

Esta é a oitava edição do galardão, organizada pelo jornal Construir, em parceria com a revista Anteprojectos, e tem um desfecho no dia 29 de setembro, em Lisboa, quando são conhecidos os vencedores.

A votação que dita o vencedor vai ser feita online até 22 de setembro.

Portalegre: Concelho de Marvão com risco de incêndio

00Incendio_Noite

12 concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Faro apresentam este domingo risco muito alto de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Portalegre, o concelho de Marvão está sob risco muito elevado, bem como o concelho de Monchique, no distrito de Faro; Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Castelo Branco, no distrito de Castelo Branco e ainda os concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda.

Contudo, apesar do elevado risco de incêndio, grande parte do continente está coberto por nuvens e está prevista a ocorrência de aguaceiros em alguns locais do país.

O aviso mantém-se até ao final do dia de hoje.

Época Venatória 2015/2016 abre hoje

cacaA época venatória 2015/16 tem início hoje, domingo dia 16 de agosto.

A partir deste domingo podem ser caçadas espécies como pombo-da-rocha, pega-rabuda, gralha-preta, galeirão, galinha-d’água, rola-comum, pombo-bravo e pombo-torcaz.

O coelho-bravo e a codorniz podem ser caçados a partir do dia 1 de setembro.

A raposa, o saca-rabos, perdiz-vermelha, faisão, frisada, pato-trombeteiro, zarro-comum e zarro-negrinha, marrequinha, arrabio e piadeira podem ser caçados a partir de 1 de outubro.

Por fim, a partir de 1 de novembro os caçadores podem caçar espécies como: narceja-comum e narceja-galega, galinhola, tordo-zornal, torso-comum, tordo-ruivo, tordeia e estorninho-malhado.

Elvas: ARPI realizou ontem mais um Convívo com a Natureza

ConviverCNatureza2015A ARPI, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Belhó/Raposeira juntou dezenas de pessoas junto à igreja da Belhó para o evento Conviver com a Natureza.

O presidente da ARPI, Francisco Chino, ressalva a moldura humana que conseguiu reunir à mesa e faz um balanço positivo do convívio.

“A solidão é muito difícil mas as pessoas vêm, divertem-se, comem e isso é positivo” afirma Francisco Chino.

Para Mariano Dores, esta é a primeira participação no convívio e garante que “este é um convívio extraordinário, e faz falta estas festas”, às quais dá todo o seu apoio. não podia estar mais satisfeito com a iniciativa.

Na opinião de António Carvalho, estes convívios são excelentes formas de evitar o isolamento e a solidão pois “há muitas pessoas que se metem em casa, não saem de casa” e ali encontram um ambiente familiar.

O evento acabou mas Francisco Chino pensa já nas próximas iniciativas, estando a próxima festa já apontada a outubro, altura do aniversário da população.

Notícias da manhã de domingo, dia 16 de agosto

noticias_RCMNotícias da manhã de domingo, dia 16 de agosto, na Rádio Campo Maior, com edição de Nuno Ramalho.

Ouvir aqui Notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Apresentada equipa de iniciados d’”O Elvas” que vai disputar campeonato nacional de iniciados.;

– Instituto de Vila Fernando retratado até setembro na Casa da Cultural de Elvas;

– Festival de Ballet Clássico de Campo Maior termina hoje;

– Operação da GNR, no Freedom Festival, termina hoje;

– Hoje há aula de yoga no Hotel São João de Deus, em Elvas;

– E atividades desportivas marcam o terceiro dia das Festas de Alegrete.

 

Festival de ballet clássico de Campo Maior acaba hoje

balletCampoMaiorO Festival de Ballet Clássico de Campo Maior encerra hoje, com espectáculo de início marcado para as 21.30 horas, naquela vila raiana.

As alunas do Curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município de Campo Maior apresentam assim o seu festival de final de ano.

O Centro Cultural da vila é o palco escolhido para encerrar a temporada de ballet, que teve início no dia 8 de agosto.