29 acordos de cooperação assinados no distrito de Portalegre

ACordosIPSSjulho201529 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Portalegre assinaram hoje, terça-feira 28, acordos de cooperação com a Segurança Social.

Estes acordos de cooperação, nesta segunda fase, ascendem a um valor de 733 mil euros, a juntar aos 160 mil euros da primeira fase, o que se traduz num total de 893 mil euros anuais, a mais, para as IPSS do distrito.

Os acordos foram assinados entre o diretor do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, João Carlos Laranjo, e os representantes de IPSS dos seguintes concelhos: Elvas, Portalegre, Ponte de Sor, Marvão, Castelo de Vide, Gavião, Arronches, Avis, Fronteira, Nisa, Sousel, Alter do Chão e Monforte.

Mulheres dão Sangue em São Salvador da Aramenha (Marvão)

dadores_mulheresA Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – deslocou-se a São Salvador da Aramenha, no concelho de Marvão, para mais uma colheita de sangue.

Compareceram cerca de 20 dadores, 13 das quais eram mulheres.

A próxima dádiva de sangue é a 1 de agosto, no próximo sábado, no Centro de Saúde de Fronteira.

Natalino Borrega na edição de hoje da “Conversa em Dia”

NatalinoBorregaRCMNatalino Borrega é atleta de judo da Casa do Povo de Campo Maior desde os seus 5 anos e já se sagrou campeão nacional da modalidade entre 2005 e 2007. Hoje é o convidado da edição do “À Conversa Com”, onde fala acerca do seu percurso.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Natalino Borrega começa por revelar que pratica judo “faz este ano 20 anos”. “Começou por brincadeira, para experimentar e continuei, todos os meses e até que cheguei ao ponto em que estou”, revela.

O atleta de judo explica como se dividem as categorias em judo: “a competição é dividida por idades e dentro das idades existem os pesos, a minha categoria é +100, sempre foi, desde os 14 anos quando fiz a minha primeira competição”.

O Judo é um desporto que em Portugal não é muito conhecido e tem menos apoios. Natalino garante: “temos muito menos possibilidades do que o futebol, por exemplo. Um estágio da seleção de futebol paga bem à vontade quatro ou cinco anos de viagens ao estrangeiro da seleção de judo”.

A sensação de ser campeão nacional de judo “é uma sensação um pouco estranha”, refere. “Depois vai-se normalizando, ao início não sabemos bem o que é. Depois quando começamos a ver que somos o melhor a nível nacional isso torna-se muito gratificante porque é um prémio ao nosso trabalho ao longo da época”, sublinha.

Este ano Natalino Borrega já assegurou a disputa pelo título de Campeão Nacional de Judo, numa prova que se realizou em Castelo Branco. A prova para apurar o campeão nacional deverá realizar-se no final do mês de novembro.

Centro Interpretativo Tauromáquico inaugurado em Monforte

CentroInterpretativoIanuguuracao__1O Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte foi inaugurado esta segunda-feira, dia 27 de julho.

Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, revelou à nossa reportagem que este é “um espaço que está muito digno, que representa bem aquilo que é a história e a tradição e a afición de Monforte”.

Para o autarca, “muito mais importante que rentabilizar” é também “atrair visitantes, ter capacidade mobilizadora de pessoas rumo a Monforte para visitarem este equipamento”.

O Secretário de Estado da Administração Local, António Amaro, marcou presença nesta inauguração, garantindo que esta nova infraestrutura “valoriza muito uma tradição cultural local, a tauromaquia é uma arte muito importante para muitos portugueses e onde tem uma tradição e uma importância extraordinária”, referindo ainda que este é um “reconhecimento para as gentes da sua terra”.

“Esta é também uma iniciativa de promoção do desenvolvimento económico, ao valorizar uma arte que é também uma atividade económica, está-se a apostar na sua promoção e marca também uma preocupação nova que as câmaras têm, não só para construir as infraestruturas e os equipamentos básicos de que precisamos, mas também para o desenvolvimento económico e a criação de emprego”, afirma.

O cavaleiro João Moura considera que o Centro Interpretativo Tauromáquico “imortaliza todos aqueles que estiveram ligados à festa. Esta é uma zona de cavaleiros e tem fomentado muito o toureio a cavalo e tudo o que está relacionado com o toureio”.

Para Paulo Caetano esta infraestrutura atribui reconhecimento a todas as pessoas que estão e estiveram ligadas a esta arte: “É patente naquele painel de entrada tanta e tanta gente que deu para o touro, teve a honra de viver do touro e isso é uma coisa muito bonita e vê-la reconhecida nesta terra, que também é minha, é uma grande alegria e uma grande felicidade”.

Também o cavaleiro João Moura Caetano marcou presença nesta inauguração e em declarações à nossa reportagem considera que a infraestrutura “está bem conseguida”. “É muito importante porque Monforte é uma das capitais do toureio em Portugal e acho que faz todo o sentido as pessoas que visitam a nossa terra poderem ter algo para visitar nesse aspeto. Acho que é um grande passo”, garante.

Já o bandarilheiro Ricardo Raimundo revela que o Centro Interpretativo “foi uma coisa muito bem feita, Monforte já merecia um centro destes, afinal tem tudo: cavaleiros, forcados, bandarilheiros e ganadarias”.

Este é um espaço orientado para a dinamização e valorização de atividades relacionadas com a tauromaquia e conta com um total de três salas: a Sala Museu, a Sala Interpretativa e a Sala Multimédia.

Na Sala Museu estão expostos objetos pessoais de todos os intervenientes relacionados com a tauromaquia monfortense, bem como a sua história e o seu percurso profissional.

Na Sala Interpretativa o público tem contacto direto com aquilo que é uma praça de touros: as trincheiras, bandarilhas, ferros de ferrar o gado, cartéis taurinos e uma estrutura de tamanho real de um touro de lide.

A Sala Audiovisual permite aos visitantes entrar no ambiente de uma corrida de touros, estando equipada com um sistema de som e vídeo.

O Centro Interpretativo de Monforte está situado junto ao Jardim António Sardinha.

Notícias da manhã de terça-feira, dia 28 de julho

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 28 de julho, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Viatura ligeira de passageiros despista-se e provoca um ferido ligeiro;

– Nuno Mocinha considera “um equívoco” a ferrovia Madrid-Lisboa não passar no corredor Alentejo e Estremadura;

– “Elvas + Saúde” desenvolve atividades nas Piscinas Municipais;

– Centro Interpretativo Tauromáquico inaugurado em Monforte;

– e Operação “Truck and Bus” da GNR chegou ao fim com balanço positivo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior