Grupo “Amantes do Alentejo” no “À Conversa Com” de hoje

Amantes_do_AlentejoO Grupo Amantes do Alentejo lançou recentemente o álbum “A Gaveta Está Vazia”.

Bruno Ferreira (foto ao lado), um dos elementos do grupo, é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“O grupo ‘Amantes do Alentejo’ foi formado a 23 de setembro de 2005, com elementos de várias idades, como se pode verificar no CD, mas até agora temos vindo a renovar. Temos elementos mais novos, temos o Rosinha com 81 anos que toca acordeão mas parece que tem 16, mas até agora temos vindo a fazer essa renovação para que consigamos que o grupo vá para a frente”, refere Bruno Ferreira.

O grupo toca “música alentejana mas com o seu ar maroto”, garante Bruno, ainda que considere: “nós nas nossas letras metemos um pouco de “brejeirice”, digamos assim, mas só leva a mal quem quer, porque as letras querem dizer muitas coisas, só que as pessoas podem interpretar aquilo de outra forma, se assim o entenderem”.

As músicas do grupo “Amantes do Alentejo” são todas originais: “tocamos originais do grupo, feitos pelo Rosinha, nosso acordeonista, as letras feitas pelo senhor Parreira, que toca viola no grupo, não tocamos nada que seja de outros artistas, tentamos criar o que é nosso. Temos 65 músicas feitas até este álbum da “Gaveta está Vazia”.

O Grupo “Amantes do Alentejo” atua dia 22 de agosto em Vila Viçosa e dia 30 de agosto em Portalegre.

Monforte inaugura hoje Centro Interpretativo Tauromáquico

cartaz-da-inauguracao-do-centro-interpretativo--tauromaquico-em-monforteO Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte é inaugurado hoje, pelas 19 horas.

Este é um espaço orientado para a dinamização, organização e valorização de atividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional.

Um dos grandes objetivos do Centro Interpretativo é divulgar a importância da Tauromaquia como uma mais-valia local e promotora de desenvolvimento social, económico, turístico e cultural.

Preço dos combustíveis baixa a partir de hoje

combustivel

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de hoje. As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é atualmente de 1,55 euros. Já o gasóleo vale 1,242 euros por litro.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição entre os 27 países do espaço comunitário.

Novo Código da Estrada traz novas alterações à velocidade

VelocmetroSempre que exista grande intensidade de trânsito, o condutor deve circular com velocidade especialmente moderada. Caso não o faça cometerá uma contra ordenação grave. A velocidade mínima nas auto-estradas passa de 40 para 50 km/h .

E a sanção pelo excesso de velocidade é agravada e distinta quando ocorra dentro ou fora da localidade.

Os veículos a circular dentro das localidades e que o excesso de velocidade seja mais de 20 km/h a multa pode ir até aos 300 euros. Se a contra ordenação for considerada muito grave e o excesso de velocidade for superior a 60 km/h a multa vai dos 500 até aos 2500 euros.

Se a infração ocorrer fora das localidades a multa mais leve se  o excesso de velocidade for mais de 30 km/h pode ir também até aos 300 euros. Se o excesso de velocidade por considerado muito grave e a velocidade for mais de 80 km/h ao permitido a multa vai desde os 500 até aos 2500 euros.

Elvas: “Fim-de-semana perfeito” em destaque da Revista da TAP

AntonioCachola2015A Revista UP Magazine da Tap Portugal dedica dez páginas à cidade de Elvas, com o colecionador António Cachola como cicerone.

Neste artigo é apresentado aos leitores o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, a história da cidade, os monumentos, a gastronomia e a restauração.

Para o Colecionador António Cachola, esta foi uma “experiência muito interessante”.

“O convite que me foi feito pela Revista da TAP, para fazer com eles um trabalho que está intitulado “O fim-de-semana perfeito”, eu acho que não podia haver melhor título para aquela reportagem, porque na realidade o que em foi pedido foi que gostariam de fazer um trabalho comigo, para lhes apresentar o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e a partir do museu e da coleção ir para Elvas e mostrar a cidade”, revela o colecionador.

A visita a Elvas foi dividida em três partes: “pretendi dividir a visita à cidade em três partes: Elvas Cidade Quartel; Elvas Cidade de Património Religioso e Elvas Cidade Património Mundial. A visita foi então realizada dessa maneira e foi complementada com provas de vinhos locais e com comer nos restaurantes locais, o que resultou em pleno, porque a gastronomia é sempre um aliado fortíssimo destas coisas e não defraudou, portanto foi mesmo o fim-de-semana perfeito, não só para mim que tive a oportunidade de protagonizar esse fim-de-semana, mas para as pessoas que fizeram o trabalho e tenho a certeza de que para todos os leitores que vão ficar muito estimulados e com muita vontade de visitar Elvas”, garante António Cachola.

A revista tem um milhão de leitores, 70 por cento dos quais estrangeiros, dando assim a conhecer todo o património elvense a todos os utilizadores da TAP, para todos os lugares que a Transportadora Aérea Portuguesa faz escala.