Exame de Matemática causa surpresa pela facilidade

AulaOs alunos do Ensino Secundário realizaram hoje o exame nacional de matemática. Esta, é uma das provas de ingresso mais solicitada pelas universidadades tal como o português.

Francisco Miranda, estudante do 12º Ano  considera que o exame foi fácil. “Era acessível a todas as pessoas. Nos exames nacionais nunca se pode estar à espera de facilidades, mas era fácil”.

Quanto à matéria o estudante refere que “saiu mais matéria de 10º Ano do que 11º Ano. Estavamos menos preparados para a matéria de 10º Ano”.

Os estudantes consideraram de forma geral que o exame deste ano foi mais fácil, do que em anos anteriores.

A primeira fase de exames nacionais termina na próxima quinta-feira, dia 25, com literatura portuguesa e geometria descritiva.

Corrida de Homenagem a Paulo Caetano apresentada hoje

Corrida_4_JUlho_PortalegreA praça “José Elias Martins”, em Portalegre, acolhe no próximo dia 4 de Julho, sábado, a corrida de touros comemorativa dos 35 anos de alternativa do Maestro Paulo Caetano.

Em praça vão estar, além de Paulo Caetano, que lidará um toiro de Maria Guiomar Cortes de Moura, os cavaleiros Rui Fernandes, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles, que enfrentarão seis toiros de Paulo Caetano.

Nas pegas estarão os grupos de forcados de Portalegre, de Arronches e de Monforte.

A apresentação da corrida realiza-se hoje, terça-feira dia 23, pelas 19 horas, no José Régio Hotel, em Portalegre.

“À Conversa com” Susana Garcia e Teresa Guerreiro

Susana_Garcia_e_Teresa_GuerreiroSusana Garcia, aluna da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, participou este ano na Final Internacional das Olimpíadas da Criatividade, nos Estados Unidos da América.

Na edição de hoje de “À Conversa Com” revela-nos que Esta “foi, provavelmente, das melhores experiências que alguém pode ter porque juntar no mesmo espaço pessoas que conhecem esta metodologia, há 35, 20 ou três anos, permitiu-me trocar ideias e aspetos culturais diferentes, fazendo com que eu pudesse sair da minha zona de conforto”.

“Eu tive várias modalidades desde que comecei a participar, em 2012. Na final internacional fui indiciada para uma modalidade específica da competição, em que nós somos selecionados e colocados em equipas com elementos de vários países (…). O desafio desta modalidade está basicamente no facto de não conhecermos as pessoas e termos que escrever, em muitos casos, numa língua que não é a nossa”, esclareceu.

Teresa Guerreiro, mentora da Susana Garcia, considera que “esta modalidade estar incluída no plano curricular seria uma mais-valia para os alunos”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Semana Cultural e Gastronómica de Sousel na Casa do Alentejo

Semana_Cultural_e_Gastronmica_do_Concelho_de_Sousel_na_Casa_do_Alentejo

De 25 a 28 de junho de 2015 a Casa do Alentejo, em Lisboa, será invadida pela cultura e gastronomia do concelho de Sousel.

O Município de Sousel e a Confraria Gastronómica de Sousel, em parceria com a Casa do Alentejo e com o apoio da Turismo do Alentejo, ERT, promovem pela quarta vez, a diversidade e a qualidade da cultura e gastronomia do concelho alentejano, entre os dias 25 e 28 de junho, em Lisboa.

Neste contexto, durante a Semana Cultural e Gastronómica do Concelho de Sousel, a decorrer na Casa do Alentejo, o público em geral vai ter oportunidade de degustar produtos regionais, assistir a demonstrações de artesanato, workshops de cozinha e conhecer diferentes atividades culturais, apresentadas pelo município.

Promoções na GNR deixam de ser automáticas

GNR-SmboloAs promoções automáticas na esmagadora maioria dos postos e categorias da GNR terminaram. O novo estatuto profissional apresentado pela ministra da Administração Interna prevê que as promoções deixem de ser automáticas, por antiguidade, e passem a ser feitas por escolha das chefias. As únicas exceções são as subidas a primeiro-sargento e a guarda principal – que continuarão a basear-se nos anos de serviço.

César Nogueira, presidente da Associação de Profissionais da Guarda, considera que esta nova medida “vai trazer bastantes constrangimentos à instituição porque promoções por escolha são consideradas promoções por amiguismo, ou seja, quem agradar ao chefe pode ser promovido, quem não agradar não é”.

A associação vai reunir hoje, terça-feira dia 23, com a ministra da Administração Interna para apresentarem algumas propostas, entre elas “a questão do horário de referência. Queremos também que fique salvaguardado que não haja penalizações para os militares que passem para a reserva e depois para a reforma”, sublinhou o responsável.

Socialistas ibéricos assinam acordo de cooperação

Socialistas_ibricosOs líderes socialistas de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sanchez, assinaram um acordo de cooperação entre os dois partidos com o objetivo de promoverem o desenvolvimento comum dos dois países.

No seguimento de uma iniciativa promovida pela Federação Distrital de Portalegre sob a liderança de Luís Moreira Testa, os responsáveis máximos do Partido Socialista e do Partido Socialista Obrero Español oficializaram um projeto comum que pretende desenvolver políticas que aproximem os dois países e promovam o desenvolvimento de toda a península, em particular das regiões transfronteiriças.

Numa cerimónia em que o Alto Alentejo se fez representar por Luís Moreira Testa e pelos presidentes dos municípios de Elvas, Nuno Mocinha, e de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, foi dado o primeiro passo para que as regiões transfronteiriças tenham mais oportunidades e não sejam esquecidas pelos poderes de Lisboa e Madrid. “O Partido Socialista tem um objetivo. É o de determinar o desenvolvimento destas regiões e, em particular, do nosso distrito, do Alto Alentejo”, afirmou o líder da distrital socialista.

Os dois lados da fronteira comprometeram-se a “implementar uma agenda institucional que procure promover o desenvolvimento económico das regiões transfronteiriças”, sublinha Luís Testa. “Não temos sabido aproveitar as oportunidades porque é difícil no atual quadro legislativo e, nomeadamente, no atual quadro fiscal aproveitar essas oportunidades. Aquilo que nós propomos, aquilo que o PS propõe é que haja um novo enquadramento que permita às populações e às empresas terem uma outra dimensão também no mercado ibérico”, enaltece o Presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS.

Para o Secretário-Geral do Partido Socialista, António Costa, “as regiões de fronteira não são o Interior do Litoral. São o centro do mercado ibérico. Apostar no desenvolvimento destas regiões transfronteiriças é uma forma inteligente de reforçarmos a unidade da nossa península e simultaneamente, de contribuirmos positivamente para o desenvolvimento das regiões que mais precisam de ser desenvolvidas no conjunto da Península Ibérica”, afirma António Costa. E concretiza com medidas. “A existência de um fundo comum para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças, a gestão em comum dos parques industriais, a existência de incentivos à instalação de empresas que criem emprego nestas zonas e regiões de fronteira e a diminuição dos custos de instalação com a essência de serviços partilhados, por exemplo, nas redes energéticas.”

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 23 de Junho

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 23 de junho, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– ascensão na carreira de militares da GNR deixará de ser feita por anos de serviço. Associação de Profissionais da Guarda contesta decisão;

– exposição “O Suor do Futebol” recebe 50 novas camisolas a partir de hoje;

– curso de Verão prossegue na Academia de Música de Elvas;

– Portalegre vai acolher refugiados, garante João Carlos Laranjo, diretor da Segurança Social de Portalegre;

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior