Arronches: Dois feridos graves em atropelamento e despiste

00AcidenteFotoRCMUm atropelamento seguido de despiste provocou ao início da tarde de hoje, terça feira, dia 26, dois feridos graves, na estrada nacional (EN) 246 (a estrada de Elvas para Portalegre), no concelho de Arronches.

Um  homem que se encontrava a limpar a berma da estrada, junto à ponte da Algalé, “foi atropelado por um ligeiro de passageiros”, de acordo com Bruno Carrilho, adjunto de comando nos bombeiros voluntários de Arronches.

O condutor do veículo acabou por se despistar indo embater num veículo de mercadorias.

Do sinistro há a registar dois feridos graves que tiveram que ser desencarcerados e posteriormente transportados para o hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, onde um deles já se encontra no Bloco Operatório.

De acordo com informação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, no local, estiveram elementos das corporações de bombeiros de Arronches e Elvas, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas e um veículo de desencarceramento.

Esclerose múltipla em destaque no “À Conversa Com”

SandraCarvalhoO Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se amanhã, dia 27, última quarta-feira do mês de maio.

Sandra Carvalho (na foto), coordenadora da delegação de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), apresenta os principais sintomas e as causas da doença, na edição de hoje de “À Conversa Com”.

“A esclerose múltipla revela-se quando o nosso sistema imunitário agride o fio condutor que une os neurónios, o que acaba por nos incapacitar, porque é o cérebro que manda em tudo no nosso corpo”, começa por explicar Sandra Carvalho, também ela portadora da doença.

Os sintomas mais comuns dos portadores da doença dizem respeito à “incapacidade ao nível da mobilidade, visão, controlo do esfíncter, falar, pensar e coordenar as ideias”, adianta a coordenadora da delegação de Portalegre do SPEM.

Esta não é uma doença hereditária nem contagiosa. A nível mundial, está associada mais aos países nórdicos, com o Canadá a ser o país com maior número de portadores de esclerose múltipla. Por sua vez, os países africanos registam o menor número.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Adega Mayor recebe certificado de Excelência 2015

AdegaMayorA Adega Mayor acaba de conquistar o Certificado de Excelência de 2015 do TripAdvisor®, no sector de turismo e hotelaria, distinção que é concedida somente aos estabelecimentos que recebem avaliações excelentes com frequência no TripAdvisor.

Esta certificação na área do Enoturismo vem fortalecer a aposta da Adega Mayor no Enoturismo, como um exemplo da arte de bem receber alentejana. Esta distinção importante reforça assim o prémio atribuído pelo Turismo do Alentejo à Adega Mayor como Melhor oferta de Enoturismo bem como o destaque dado a esta Adega de Autor pelo jornal “The New York Times”.

“Ganhar o Certificado de Excelência do TripAdvisor  e ser reconhecido como um dos melhores na categoria pelos viajantes dos vários cantos do mundo é um motivo de satisfação para a Adega Mayor. Esta distinção internacional motiva-nos a continuarmos empenhados e dedicados em oferecer produtos e serviços de qualidade singular,” afirma Rita Nabeiro, Directora-geral da Adega Mayor.

“Corações com Coroa” promove prémio de comunicação

CoracoesComCoroaAs candidaturas ao Prémio Comunicação “Corações Capazes de Construir”, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento, encontram-se abertas até 20 de julho.

Este prémio resulta, segundo Ana Pereira, do Centro Europe Direct do Alto Alentejo, de uma parceria entre a associação sem fins lucrativos “Corações com Coroa” e o Instituto Camões, que é este ano o organismo coordenador do Ano Europeu para o Desenvolvimento em Portugal”. O objetivo do mesmo, adianta, passa por “promover um tema que dê algum enfoque às questões do desenvolvimento, mais concretamente, as questões dos direitos humanos”.

A concurso podem ser apresentados trabalhos na área do jornalismo e trabalhos em forma de campanha. O vencedor, na área do jornalismo, receberá um prémio no valor de cinco mil euros. O melhor trabalho em forma de campanha será compensado com um prémio de três mil euros.

São admitidos a concurso trabalhos em suporte papel, vídeo digital e áudio, difundidos nos meios e comunicação social entre 1 de julho de 2014 e 15 de julho de 2015. As candidaturas estão abertas desde o passado dia 15 e até 20 de julho, sendo o prémio entregue numa cerimónia pública até ao final de novembro deste ano.

A ficha de candidatura e o regulamento do prémio podem ser consultados em http://www.coracoescomcoroa.org/projectos/premio-comunicacao-coracoes-capazes-de-construir/.

Assunção Cristas inaugura barragem de Veiros (Estremoz)

Assuncao_CristasAssunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território inaugura hoje, pelas 16 horas, a Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz.

A albufeira da Barragem de Veiros vai permitir o armazenamento de água para futura utilização no regadio de uma área de 1.114 hectares de solos, localizados na freguesia de Veiros (Estremoz) e no concelho de Monforte.

A obra representa o maior investimento efetuado naquela freguesia, com comparticipação de fundos da União Europeia.

O plano de rega da Barragem de Veiros prevê beneficiar dezenas de agricultores dos concelhos de Estremoz, no distrito de Évora, e de Monforte, no distrito de Portalegre.   

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 26 de Maio

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, 26 de maio, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– colisão entre duas viaturas ligeiras fez ontem três feridos leves na estrada que liga São Vicente e Ventosa a Santa Eulália;

– Hélio Roldão bate record nacional de tiro ao alvo em veteranos;

– candidaturas de trabalhos jornalísticos ao Prémio Comunicação “Corações Capazes de Construir”, abertas até dia 20 de julho;

– e Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território inaugura hoje a Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior