Distrital: Gavionenses em Fronteira e Crato em Mosteiros

desportoRCM2A sétima jornada da I Divisão do campeonato distrital de seniores, da Associação de Futebol de Portalegre, disputa-se no próximo fim-de-semana: sábado 16 de maio e domingo dia 17. 

Numa ronda em que o Gafetense folga, no sábado às 17 horas disputa-se o Fronteirense – Gavionenses, enquanto no domingo também às cinco da tarde se joga o Mosteirense – Crato. Este campeonato, a três jornadas do final, já tem vencedor – o Futebol Clube do Crato.

A Rádio ELVAS, nas tardes de sábado e domingo, realiza os seus espaços dedicados à informação e reportagem desportiva em direto, entre o final do noticiário das 16 e as 19 horas, para acompanhar os encontras marcados para Fronteira e Mosteiros.

Dia do Agricultor do INIAV no “À Conversa Com”

Benvindo_MasO Dia do Agricultor assinala-se amanhã, dia 15, no polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, antiga Estação de Melhoramento de Plantas.

A edição deste ano é subordinada ao tema da “olivicultura” de acordo com Benvindo Maçãs, diretor do instituto e convidado na edição de hoje do “À Conversa Com”. “Aproveitamos este dia para prestar contas àqueles que utilizam os nossos produtos como é o caso dos agricultores, industriais ligados à agro industria, empresas, entre outros”.

O programa para este dia começa às 10 da manhã, com a sessão de boas vindas, seguindo-se três sessões onde vão ser abordadas questões como a olivicultura nos séc. XVII a XIX, os recursos genéticos da olivicultura e a diversidade do sector.

Ao meio dia realiza-se a apresentação do livro “Boas práticas no Olival e no Lagar”, de Pedro Jordão, seguindo-se uma prova comentada de azeites de diferentes regiões, monovarietais e genótipos.

O programa termina com workshops temáticos sobre programas de melhoramento de cereais, proteaginosas, forrageiras e pratenses e coleção portuguesa de referência de cultivares de oliveira.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Novas colheitas Caiado ideais para momentos de convívio

Caiado_Adega_MayorA Adega Mayor, uma referência vitivinícola alentejana, volta a surpreender e lança no mercado as Novas Colheitas Caiado Rosé, Caiado Branco e Caiado Tinto 2014, três vinhos alentejanos.

Todos os bons momentos merecem algo único e memorável e a Adega Mayor leva até todos o que de melhor o Alentejo possui: vinhos singulares e de qualidade distinta prontos a serem apreciados em qualquer momento do dia.

Produzidos sob os mais elevados parâmetros qualitativos, os vinhos da Adega Mayor voltam a surpreender o mercado colheita após colheita, num processo de melhoria constante que visa proporcionar ao consumidor o melhor vinho que a natureza, a técnica e a arte podem criar.

Pesado de mercadorias despista-se entre Elvas e Campo Maior

Despiste_camio_campo_amior_14_maioBUm veículo pesado de mercadorias despistou-se, por volta das 9.30 horas de hoje, na Estrada Nacional (EN) 373 que liga Elvas a Campo Maior.

Do sinistro há a registar “um ferido leve”, o condutor e único ocupante da viatura de transporte de cortiça, “que não inspira cuidados de maior”, de acordo com Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

No local está a Guarda Nacional Republicana (GNR), o INEM de Campo Maior, com dois elementos, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), de Elvas, o veículo de desencarceramento dos bombeiros de Campo Maior, com cinco elementos e o carro de comando, com um elemento.

 

Fábrica arde por completo em Montemor-o-Novo

incendio_fabrica_MontemorUma fábrica de produção de carvão vegetal da zona Industrial da Adua, em Montemor-o-Novo ardeu por completo esta madrugada.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, o alerta foi dado cerca da 01.45 horas da madrugada.

O Comandante Coelho dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, revela que “o edifício ardeu por completo, e houve duas explosões provocadas por duas garrafas de gás. O incêndio está agora em fase de rescaldo”.

No local estiveram dez viaturas dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, a que se juntaram dois veículos dos Bombeiros de Arraiolos, um de Vendas Novas e um de Évora.

Desconhece-se para já o que terá estado na origem do incêndio, sabendo-se que na altura não estava nenhum trabalhador da fábrica no local.

CPCJ de Campo Maior com casos “pontuais e isolados”

CPCJCampoMaiorA maioria dos casos que chegam à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJ) de Campo Maior resulta de sinalizações por parte do agrupamento de escolas.

“A CPCJ tem algum volume de processos em Campo Maior mas, felizmente, os processos que nós temos têm-nos chegado de sinalizações do agrupamento, por falta de assiduidade, indisciplina, que por vezes gera o abandono escolar”, revela a presidente da comissão, Isabel Raminhos.

Em Campo Maior têm existido “alguns casos”, “pontuais e isolados”, do ponto de vista da violência. “Não é dramático, mas é preciso trabalhar do ponto de vista preventivo”, garante Raminhas.

A principal função de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo é prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança, a saúde e a educação, que ponham em perigo o desenvolvimento integral dos mais novos.

 

Dengaz e Regula ontem na Semana da Juventude de Elvas

DengazElvasRegula e Dengaz subiram, esta noite, ao palco do Parque da Piedade, na segunda noite de Semana da Juventude.

“Eu comecei a minha carreira muito cedo, praticamente com 13 anos e de forma muito amadora. A banda que eu mais gosto e que não tem nada a ver com o meu estilo de música, os Guns and Roses, inspiraram-me e levaram-me a ter vontade de cantar ao vivo”, refere Dengaz.

“Em tempos cheguei a fazer parte de uma banda de reggae mas o meu objetivo era construir o meu projeto a solo como finalmente consegui”, adianta.

Quando questionado sobre o momento chave da sua carreira, Dengaz garantiu que “não houve apenas um momento”: “foram vários os que me marcaram, entre eles o concerto que fiz no TMN ao vivo, a música que gravei com o Richie Campbell e o último concerto que fiz no coliseu”. O facto de os jovens de hoje em dia “ouvirem muita música portuguesa também nos ajuda”, sublinha o rapper português.

A noite terminou ao som do Dj Dan Marteen.