Pedro Passos Coelho inaugurou esta tarde FIAPE 2015

PassosCoelhoFIAPE2015Passos Coelho inaugurou esta tarde a 29ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições.

Antecedendo à cerimónia de inauguração, no Auditório do Pavilhão A do Parque de Feiras, foram divulgados os resultados e entregues os prémios do I Concurso de Vinhos FIAPE, do III Concurso Regional de Azeites e do XX Concurso de Cozinha Alentejana.

Cerca de 400 expositores, nas mais diversas áreas de atividade – desde a pecuária ao artesanato, passando pela maquinaria agrícola e o comércio – marcam presença nesta 29ª edição do evento, que coincide com a 33ª Feira de Artesanato.

A animação musical, durante os cinco dias, fica a cargo de Los Romeros e Convidados (esta noite), Amor Electro (amanhã), Anselmo Ralph (sexta-feira) e D.A.M.A (sábado). No último dia do certame (domingo) está em destaque o cante alentejano, o folclore e a música tradicional.

7500 visitaram I Feira Gastroiberica em Badajoz

GastroIbericaA 1ª Feira Gastroiberica, que decorreu nos pavilhões da IFEBA (Badajoz) entre sexta-feira, dia 24, e domingo, dia 26, contou com a presença de mais de 7500 visitantes.

Os 15 restaurantes que marcaram presença ofereciam aos visitantes tapas elaboradas com carne de porco preto, mas foi o restaurante Hermanos Méndez que venceu o prémio ‘Cochino de Oro’ por ter a ‘Tapa mais Popular’, com um prémio de 1000 euros.

No concurso de cozinheiros profissionais, dirigido pelo chef António Granero, quem apresentou a melhor tapa, dos sete finalistas, foi o cozinheiro pacense Juan Manuel Salgado, que recebeu 1500 euros.

O Melhor Gin Tónico foi atribuído a Pedro Martins, do Groucho Copas, que venceu 500 euros; o prémio de Melhor Cortador de Presunto e Melhor Prato Artístico foi atribuído a Manuel Cardenas, num total de 900 euros (700€ + 200€); e o prémio A la rectitud del Corte foi atribuído a Pablo Sayago, num valor de 100 euros.

EstremozBike no “À Conversa Com” de hoje

EstremozBikeA edição deste ano do EstremozBike realiza-se no dia 10 de Maio, e é o tema para o “À Conversa Com” de hoje, com Carlos Menino, da organização, como convidado.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“O EstremozBike é uma prova que já conta com cerca de quatro edições, este ano será a quinta, onde pelo segundo ano consecutivo teremos a 3ª prova da Taça de Portugal de Maratonas, que acho que é uma grande valia para a nossa cidade e para o nosso Alentejo”, começa por revelar Carlos Menino.

Esta prova “é uma organização de duas associações: o Sobe e Desce Team (SDT) e a Rota D’Oça, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz”. A parceria “resultou já desde 2011 na ligação entre as duas associação” e no ano passado contou com 1000 participantes.

O Estremoz Bike tem três distâncias: “a distância mais curta com cerca de 30 quilómetros, tem um desnível acumulado de 500 metros de subidas; depois temos uma distância intermédia, já com uma dificuldade para o pessoal que está melhor preparado, tem cerca de 55 quilómetros, com 1200 de acumulado; e depois temos a distância maior, que tem 100 quilómetros, e que também pertence à Taça de Portugal de Maratonas, com 2600 de acumulado”, assegura Carlos Menino.

O EstremozBIKE pertence também ao Campeonato Nacional de XCM.

Borba: Santa Casa assinala Dia Mundial da Dança

Dia_Mundial_Dana_BorbaA Santa Casa da Misericórdia de Borba vai assinalar, hoje, o dia Mundial da Dança, no Pavilhão Multiusos “Caetano Gazimba” da Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba.

O espetáculo conta com a atuação da Academia Sénior de Estremoz e da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba, pelas 17 horas. Uma hora depois, às 18 horas, sobem ao palco e grupo de dança da creche e jardim-de-infância, o grupo de dança multi-ritmos do Centro de Atividades de Tempos Livres e as Tanzer.

Primeiro-Ministro e Ministra da Agricultura inauguram 32ª Ovibeja

Ovibeja_2015A 32ª Ovibeja abre portas esta quarta-feira, 29 de Abril, com inauguração marcada para as 11h30, pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho e a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas.

Um dos temas principais da edição deste ano é, precisamente, o Cante Alentejano, expressão cultural das vivências nos campos do Alentejo ao longo da história, mas a Ovibeja 2015 destaca também, uma exposição de animais ao ar livre – no Campo da Feira – que se acrescenta ao habitual pavilhão do gado.

Simultaneamente decorre o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja – classificado como o 2º melhor do mundo.

As noites da Ovibeja 2015 vão receber alguns dos principais nomes da música portuguesa da actualidade, além do angolano Anselmo Ralph (dia 2) a feira conta com Mickael Carreira (hoje), Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (dia 30) e Richie Campbell & The 911 Band (dia1).

Em todos os dias da feira (excepto a 3 de Maio) a música prolonga-se pela noite dentro e madrugada ao som dos Antena3 DJ’s e Vídeo Hits.

A 32ª edição da Ovibeja é organizada pela ACOS – Agricultores do Sul.

Segurança Social e Santa Casa de Campo Maior assinam acordos de cooperação

Acordo_santa_casa_e_segurana_socialA Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior assinaram ontem 33 novos acordos de cooperação para a creche e berçário da instituição raiana. Os acordos representam um esforço financeiro da Segurança Social de cerca de cem mil euros anuais.

O provedor da Santa Casa, Luís Machado, garante que estes acordos são “determinantes para o funcionamento” de ambas as valências da instituição.

Ricardo Pinheiro, presidente da câmara de Campo Maior, felicita o diretor da Segurança Social, João Carlos Laranjo, pelo trabalho de proximidade que tem exercido com o concelho de Campo Maior. “De facto a missão e a dificuldade com que as IPSS’s muitas vezes têm em garantir o apoio tanto às crianças como às respetivas famílias, é importantíssima num concelho com uma taxa de juventude tão grande como é o concelho de Campo Maior”, acrescenta.

Monforte: “Portugal 2020” tema de reunião com IPSS

Reuniao_MonforteO Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, recebeu o diretor da Segurança Social do Centro Distrital de Portalegre, João Carlos Laranjo, que esteve em Monforte para se reunir com representantes das IPSS desse Concelho, com o propósito de proceder ao levantamento de necessidades identificadas por essas instituições e para, numa fase posterior, aferir as que são prioritárias nas candidaturas aos apoios do “Portugal 2020”.

Estiveram presentes todas as IPSS com sede no concelho, designadamente, Centro de Dia de Nossa senhora dos Milagres, Assumar, Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, Centro Social de Santo António, Vaiamonte, Fundação Vaquinhas e Velez do Peso, Assumar, e Santa Casa da Misericórdia de Monforte.

Na sua intervenção, Gonçalo Lagem reconheceu que “este encontro reveste-se de extrema importância, pois o acesso aos fundos comunitários sempre se fez através de labirintos complicadíssimos criados propositadamente para dificultar o caminho, ao longo do qual se engendravam procedimentos que levavam promotores de projetos a desistir”.

Relativamente ao “Portugal 2020”, o autarca de Monforte mostrou-se ainda mais apreensivo, declarando que “a divisão do pouco dinheiro que veio para Portugal agravará esses estratagemas. Portanto, temos que estar devidamente preparados e sermos perspicazes. Para termos êxito no aproveitamento dos fundos, temos que fazer muito bem o nosso trabalho, definindo com rigor as nossas necessidades. Devemos, então, aproveitar o interesse e a disponibilidade do diretor Distrital da Segurança Social, porque queremos e precisamos do seu apoio, esperando que Monforte venha a ser referenciado como um dos Concelhos prioritários quanto às medidas a abranger pelo Portugal 2020”.

Embora tenha realçado o mérito de quem está à frente das IPSS, reconhecendo que todas estão a desenvolver um trabalho altamente meritório, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte alertou que a situação “da generalidade está a ficar insustentável devido, não só às exigências e obrigatoriedades legais desmedidas, mas principalmente à falta de recursos financeiros”.

O diretor da Segurança Social do Centro Distrital de Portalegre começou por afirmar que não lhe compete ajuizar “se o dinheiro é pouco ou se é muito” mas garantiu que “enquanto eu estiver a ocupar este cargo, seremos nós, os organismos envolvidos, a decidir onde vamos investir. Dotar as instituições do distrito de mais qualidade e sustentabilidade é o pressuposto do qual iremos partir para definir prioridades. Por outro lado, sei que terá que existir consenso entre todos os agentes com competências na apreciação das candidaturas para que sejam aprovadas”, e concluiu, “não sei se o dinheiro será suficiente, mas, pelo menos, depois de fazermos este trabalho, ficaremos a saber quais são as nossas necessidades para, então, partirmos, juntos, para uma segunda luta com vista a preparar novas estratégias e metodologias”.

De entre os assuntos abordados nesta primeira reunião preparatória, destacou-se o compromisso assumido por este dirigente da Segurança Social relativamente à candidatura do projeto de construção do Lar de Idosos de Santo Aleixo que está a ser promovida pela Câmara Municipal de Monforte e cuja aprovação, no seu entender, não deverá vir a ser questionada.

Euromilhões: Jackpot de 24 milhões na sexta-feira

euromilhoesRCMO sorteio do Euromilhões da próxima sexta-feira, Dia do Trabalhador, terá um jackpot de 24 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio será repartido por quatro jogadores, incluindo um de Portugal, cabendo a cada um dos estrangeiros 241.021,82 euros, enquanto o português apenas recebe 193.817,50 euros devido à taxa de 20% que incide sobre os prémios superiores a cinco mil euros.

O terceiro prémio vai ser dividido por três apostadores, um dos quais de Portugal, recebendo cada um dos estrangeiros 107.120,81 euros e ao português cabem 86.696,65 euros.

A chave sorteada é composta pelos números 24, 26, 28, 36 e 45, e pelas estrelas 7 e 10.