Cerca de 2,7 milhões de portugueses sofrem de tensão alta, segundo o maior estudo de sempre em Portugal sobre hipertensão arterial.
Tendo por base o estudo “a hipertensão arterial nos cuidados de saúde primários”, da Direção-Geral da Saúde, a tensão alta é a raíz do AVC e do enfarte do coração, e tem por base os registos clínicos dos médicos de família de todos os centros de saúde do país.
O Alentejo é a região onde há maior prevalência, e Lisboa e Vale do Tejo e Algarve onde há menor incidência.
As conclusões do estudo mostram que a população a partir dos 65 anos se encontra debilitada, com problemas de saúde, e maiores riscos de vida por causa da hipertensão e que está associada a outras doenças.
Este estudo vai permitir um maior planeamento dos serviços de saúde para combater esta alta prevalência de casos de hipertensão no país, em especial a partir dos 65 anos.


O Passeio de Veículos Clássicos e Antigos na Rota dos Cafés Delta volta a estar na estrada este fim-de-semana.
A Escola Superior de Educação (ESSE), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), organiza hoje, no auditório da escola, um seminário comemorativo dos 41 anos do 25 de Abril que pretende apresentar um conjunto de olhares multidisciplinares sobre a revolução dos cravos, uma de portugueses e outra de estrangeiros que passaram esta data em Portugal, como nos referiu o professor Miguel Castro.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promove, hoje, uma ação de sensibilização destinada aos agentes económicos da região de Ponte de Sor.
O encontro Mosteirense Gafetense, da sexta jornada da I Divisão do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre, disputa-se na tarde do próximo domingo, dia 26, às 15 horas, e tem transmissão em direto na Rádio Campo Maior. Para lá deste jogo, a primeira jornada da segunda volta da I Divisão ainda inclui a partida Crato Gavionense, no mesmo dia, mas às 16 horas. Nesta ronda, o Fronteirense está de folga.
Notícias da manhã de quinta-feira, dia 23 de abril, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque: