Homem morre perto de Évora

acidente1Um homem de 53 anos morreu hoje na sequência do despiste de um automóvel na Estrada Nacional 254-1, próximo de Azaruja, no concelho de Évora.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que o óbito do homem, condutor e único ocupante da viatura, foi declarado no local do acidente, na estrada entre Azaruja e São Miguel de Machede.

O alerta para o acidente foi dado às 13h47, no local os meios e operacionais dos Bombeiros Voluntários de Évora, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e militares da GNR.

 

Prazo para pagamento de IMI já se iniciou

imiO prazo de pagamento da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) iniciou-se com a chegada do mês de abril, referente ao valor patrimonial de 2014. O valor desta taxa reverte para os respetivos munícipios, com algumas autarquias a cobrar a taxa mínima e outras a taxa máxima.

Alandroal, Borba e Évora são três municípios alentejanos em que é cobrada a taxa máxima, já a mínima é cobrada em autarquias como Vila Viçosa, Montemor-o-Novo, Mourão, Portel, Viana do Alentejo e Arraiolos. Em posição intermédia estão o concelho de Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas.

Valores iguais ou inferiores a 250 euros de IMI têm a obrigatoriedade de ser pagos em apenas uma prestação. Os proprietários que receberem o imposto num valor entre os 250 e os 500 euros podem pagar em duas prestações, a primeira em abril e a segunda em novembro. Nos casos em que o montante é superior a 500 euros pode ser paga por três vezes: a primeira em abril, a segunda em julho e a terceira em novembro.

Anselmo Ralph e Mickael Carreira na 32ª edição da Ovibeja

Ovibeja2015Anselmo Ralph, Mickael Carreira, Richie Campbell e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar são os nomes que fazem parte do cartaz da 32ª edição da Ovibeja, que decorre de 29 de abril a 3 de maio.

No primeiro dia de feira sobe a palco Mickael Carreira, às 22.30 horas, seguindo-se depois o Dj Rui Estêvão, da Antena 3. No dia 30, quinta-feira, é a vez da atuação de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, pela mesma hora, com Dj Miguel Quintão, também da Antena 3, a fechar a animação deste dia. O português Richie Campbell & The 911 Band animam a noite de sexta-feira, que termina com a festa RTP Video Hits Party. Para o penúltimo dia de feira está agendado o espetáculo de Anselmo Ralph, com a animação depois do concerto a ficar a cargo de Dj The Fox, da Antena 3.

A organização da Ovibeja 2015 aposta forte no cartaz de espetáculos deste ano, com festas para todas as idades e estão ainda agendados colóquios, concursos e algumas atividades desportivas.

Arraiolos promove “Semanas do Borrego” até 19 de abril

MostraGastronomicaBorregoArraiolosO município de Arraiolos promove, a partir de hoje e até 19 de abril a mostra gastronómica do concelho “Semanas do Borrego”.

Segundo Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, “pretende-se durante estes dias valorizar os pratos de borrego”.

A esta iniciativa aderiram 19 restaurantes do concelho onde é possível degustar os diversos pratos tradicionais confecionados tendo por base o borrego. Costeletas de borrego grelhadas acompanhadas com migas, jardineira de borrego e ensopado de borrego são algumas das opções.

Susana Garcia e Teresa Guerreiro no “À Conversa Com”

TeresaGuerreiroSusanaA jovem elvense Susana Garcia foi selecionada para integrar, este ano, a comitiva portuguesa que participa na final internacional das Olimpíadas da Criatividade, que se disputa nos Estados Unidos da América.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A estudante na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, e a professora bibliotecária no agrupamento de escolas nº3 de Elvas, Teresa Guerreiro (ambas na foto ao lado), são as convidadas na edição de hoje do “À Conversa Com”.

“Eu acho que cheguei aqui um bocadinho de paraquedas”, começa por adiantar Susana. A jovem, com mais alguns colegas, participou na final nacional das Olimpíadas da Criatividade em 2013. Este ano, a título individual, Susana volta a participar e é apurada para a final internacional.

Agora, para que Susana possa ir aos Estados Unidos, é necessário reunir verbas. “O desafio agora passa por conseguirmos encontrar a verba para conseguirmos ir aos Estados Unidos: somos só duas, mas os gastos são grandes”, explica a professora. “O nosso trabalho agora vai ser de captação de patrocínios de empresas, de pessoas, que possam estar interessadas e reconhecer o valor deste projeto, que não ensina propriamente a pensar, mas como pensar”, acrescenta.

Para Susana a participação nestas Olimpíadas “representa muito”.  “Vou poder contactar com pessoas de todo o mundo e eu acredito muito no valor das ideias”, alega.

Chuva está de regresso no domingo

chuvaA chuva está de regresso no domingo de Páscoa, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 As previsões apontam para «aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões Centro e Sul».

A região Sul também ficará marcada por uma maior descida da temperatura máxima, sendo que Faro terá apenas 20 graus.

Depois do calor dos últimos dias, e que se mantém até sábado, a próxima semana terá temperaturas mais normais para esta época do ano.

 

Alerta amarelo para risco de incêndio

alerta-amareloA Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um alerta amarelo, ontem, que se prolonga até às 20 horas de hoje, devido ao elevado risco de incêndio.

Segundo Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, “recomenda-se bastante cuidado com esta situação anormal derivada aos incêndios”.

As causas deste alerta devem-se às “altas temperaturas e pouca humidade relativa”. O comandante deixa ainda alguns conselhos para evitar situações de perigo: “o uso do fogo deve ser feito com bastante cuidado, ponderar bem em que sítios se vai fazer, nós por vezes vemos tudo verdinho mas há combustíveis que ardem até mesmo verdes, e portanto todo o cuidado é pouco com o uso do fogo, deve ser sempre respeitado”.

Campomaiorenses rumam à Enxara para passar a Páscoa

Enxara2_2015Campo Maior fica praticamente despovoado por estes dias. A população move-se de armas e bagagens para a zona da Enxara, a poucos quilómetros da aldeia de Ouguela, para passar a Páscoa.

Ver aqui foto reportagem

Pessoas de todas as idades convivem e passam estes dias junto da família e dos amigos. Licínio Martins é uma dessas pessoas e que“desde pequenino” mantém a tradição. Até segunda-feira, Licínio faz praticamente tudo no campo – “jogar às cartas, conviver, assar febras, comer, beber” – embora vá dormir a casa.

“É brutal; melhor que o Crato”, assegura Fábio. João já há sete anos que, na Páscoa, se desloca para as margens do Xévora: “é um sítio diferente, onde se pode conviver e passar umas tardes e umas noites boas”. Para José Filipe esta é uma tradição a manter, onde as comodidades e tecnologia do dia-a-dia não entram.

Enxara1_2015A zona do Santuário de Nossa Senhora da Enxara, durante a romaria da Páscoa, para além do tradicional acampamento, é sempre espaço para alguns estabelecimentos ambulantes de alimentos e bebidas. “Nota-se que o pessoal tem pouco dinheiro, mas tem grande vontade de festa”, garante Nelson Alves, um dos comerciantes presentes.

A quem faz uso do fogo durante a romaria, o comandante dos Bombeiros de Campo Maior, Miguel Carvalho, lembra para “ter os cuidados devidos, para que não haja nenhum tipo de surpresa, ainda para mais num local onde existem muitas tendas, algum pasto seco e vários combustíveis”.