Fim de cláusula de salvaguarda do IMI provoca aumento

imiOs proprietários de imóveis vão começar a receber nos próximos dias as notificações para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que deverá ser regularizado até abril.

Contudo, neste ano de 2015, o imposto vai conhecer um aumento de cerca de 35 a 40%, sendo que em alguns casos o aumento poderá ser até 500%, na sequência do fim da cláusula de salvaguarda que limitava a subida deste imposto. Os cerca de cinco milhões de imóveis reavaliados em 2011 e 2012, já não estão abrangidos por esta cláusula temporária, que travou o aumento do IMI até um máximo de 75 euros.

Arronches: I Corrida de Patins em Linha em abril

CorridaPatinsA I Corrida de Patins em Linha realiza-se dia 25 de abril, em Arronches, a partir das 14 horas.

Este evento vai ter lugar na pista de atletismo do Estádio Municipal de Arronches, aberto aos escalões: infantis, juvenis, juniores, seniores e veteranos. As inscrições realizam-se até dia 17 de abril, no estádio municipal.

Para além desta corrida terá também lugar uma demonstração de patinagem freestyle e um convívio noturno Music & Fun Skate.

Caçadores e Pescadores de Vila Boim no “À Conversa Com”

Antnio_Joo_RochaA época de caça relativa ao ano 2014/2015 termina por estes dias, e a Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim vai organizar, como é habitual, o almoço do proprietário este domingo, dia 15, no Pavilhão Multiusos de Vila Boim.

“Como é habitual nos últimos seis anos, a Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim, todos os anos no final da época de caça oferece um almoço ou um jantar aos proprietários que nos cedem os seus terrenos, vai ser no dia 15, no Pavilhão Multiusos de Vila Boim, vamos ter pelo menos três espécies de caça”, revela António Rocha, presidente da Associação.

O almoço apenas vai ter um custo de dez euros para os convidados dos proprietários ou dos sócios: “os proprietários estão convidados, juntamente com as suas esposas, os sócios caçadores também, e quem quiser levar convidados, tal e qual como os proprietários, podem levar, mas essas pessoas têm que nos ajudar porque normalmente temos quase 300 pessoas, temos que sujeitar essas pessoas convidadas a darem uma pequena lembrança, que este ano está previsto serem dez cartuchos”.

O presidente da Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim, António Rocha, é o convidado da edição de hoje da “À Conversa Com”, onde nos fala acerca do almoço e também da época de caça 2014/2015.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Inscrições para exames nacionais arrancam hoje

AlunosEnsinoSuperiorAs inscrições para os exames nacionais do ensino secundário começam hoje, segunda-feira, dia 9, e decorrem até dia 20 de março. O prazo de inscrições no ensino secundário é válido para todos os alunos, sejam internos ou autopropostos.

Para as provas finais do 1.º, 2.º e 3.º ciclos todos os alunos internos estão automaticamente inscritos, sendo apenas necessária a inscrição para os estudantes externos ou com origem em outros tipos de ensino, como o recorrente ou o vocacional.

O guia de exames para consulta de pais e alunos está disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior, em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt.

A 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário decorre, este ano letivo, entre 15 e 25 de junho.

Requalificação na Segurança Social em balanço esta manhã

SegurancaSocialGenericaO Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas realiza hoje, pelas 11 horas, uma conferência de imprensa, em Portalegre, para fazer um balanço daquilo que tem sido a requalificação dos trabalhadores da Segurança Social.

Esta Conferência de Imprensa surge no dia em que faz precisamente um mês em que 22 trabalhadores da Segurança Social foram chamados para o processo de requalificação.

Alentejo pode vir a ser destino com mais património da UNESCO

ChocalhosO Alentejo pode, ainda este ano, passar a ser um dos destinos com mais bens classificados pela UNESCO, caso a candidatura do fabrico português de chocalhos venha a ser aprovada.

“A candidatura, tal e qual como a das Festas do Povo, foi apurada há muitos anos; Portugal candidatou a Paris, ao nível da UNESCO, foi aceite e será apreciada em novembro”, adianta António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Fazemos figas para que tenhamos, no próximo ano, a arte chocalheira de Alcáçova classificada como património”, alega, esperançoso, Ceia da Silva. Caso se concretize, “o Alentejo passa a ser o destino com mais bens classificados pela UNESCO e depois teremos, com certeza, no ano a seguir, a Festas do Povo de Campo Maior”, garante.

A candidatura do fabrico português de chocalhos a Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente é avaliada em novembro na Namíbia, local onde decorre a reunião da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.