Maestro Vasco Pereira é o convidado do “À Conversa Com”

VitorPereiraRCMVasco Pereira é professor, compositor e diretor de orquestra. Atualmente é também o maestro do Coral Públia Hostênsia de Castro e vai ver estreado o seu concerto para flauta dia 3 de junho, em Viena, Áustria. Vasco é o convidado de hoje do “À Conversa Com”.

A sua carreira musical já é longa: “há quase 50 anos, ou mesmo 50, eu comecei tinha 8 anos, portanto tenho quase 50 anos disto”, ainda assim, começou a aprender tocar piano, e a sua atividade foi sempre “ligada à musica, profissionalmente, há 26 a 27 anos é que comecei, e à composição, a atirar-me de cabeça, comecei em 2000, porque eu não estava muito convencido que era um grande compositor”, garante.

A obra de flauta vai ser apresentada no âmbito do ciclo de concertos “Musika Follia”, interpretada por Luisa Sello, na flauta, e pela orquestra La Sinfonietta. “Por sorte trabalho muito para fora, e esta é uma flautista italiana, uma virtuosa da flauta, que tem a sua própria orquestra, e há uns anos atrás pediu-me essa partitura do concerto, que eu tinha feito para flauta, para uma aluna minha, mas era muito difícil e não foi possível estrear”.

“Há uns meses atrás ela disse-me que ia estrear a obra em Viena, se lhe dava autorização”, refere Vasco, que confessa “não dei muita importância, não liguei demasiado, só quando ela me mandou o cartaz é que senti mesmo que aquilo era verdade, para um músico é importante ser em Viena”.

Vasco Pereira trabalha com  músicos de vários países como Itália, Espanha e França.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”

Politécnicos querem alteração no acesso ao Ensino Superior

AlunosEnsinoSuperiorO Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos apresentou recentemente ao Governo uma alteração das regras de acesso ao ensino superior para estas instituições.

De acordo com o presidente do conselho, Joaquim Mourato, um dos principais objetivos desta medida, que elimina a obrigatoriedade de aprovação nos exames de acesso, é “chamar mais alunos para o Ensino Superior”.

“Temos áreas em que, por causa das condições de acesso, não temos alunos suficientes para as necessidades do país e, em vez de entrarem nestas áreas estão a fugir para outras sem empregabilidade”, começa por explicar. De acordo com Mourato, os estudantes não estudam aquilo que queram e são “obrigados” a irem para outras áreas, devido às condições de acesso.

Joaquim Mourato lembra que “as regras de acesso assentam, basicamente, nos exames nacionais”. “O exame nacional está longe de ser o melhor e o único instrumento regulador do acesso, até porque não está normalizado”, garante.

Mourato adianta ainda que a notícia que veio a público, por alguns órgãos de comunicação social, na semana passada, relativa a esta matéria, “não transmite a realidade”, uma vez que aquilo se pretende “não é afastar os exames nacionais do acesso” ao Ensino Superior nos Politécnicos.

Caso a proposta venha a ser aprovada, passa a ser possível que um aluno entre num politécnico com nota negativa no exame nacional, da disciplina específica para a área do seu curso.

Euromilhões: Jackpot de 100 milhões na sexta-feira

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, terá um jackpot de 100 milhões de euros, por não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de ontem.

O segundo prémio vai ser distribuído por 17 apostadores, um dos quais em Portugal, que vão arrecadar cada um 81.741 euros.

Com o terceiro prémio foram apurados 13 apostadores, dois dos quais registaram os boletins em Portugal, e que vão receber um prémio individual de 35.630 euros.

O quarto prémio vai ser repartido por 100 apostadores, 13 dos quais em Portugal, cabendo a cada um 2316 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões é composta pelos números 06 – 08 – 11 – 13 – 21 e pelas estrelas 07 e 08.

 

Autarcas de Campo Maior fazem atendimento aos munícipes

camaraA partir de hoje, dia 4 de março de 2015, para além do Presidente da câmara municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, também o Vice-Presidente, Sérgio Bicho e a Vereadora, Isabel Raminhas, estarão disponíveis, todas as quartas-feiras, a partir das 15:00H, para atendimento aos Munícipes mediante marcação prévia.

Os interessados poderão solicitar o seu atendimento, quer pessoalmente, junto da Secretária afeta à Presidência, quer por meios eletrónicos ou telefónicos, mediante indicação do nome, morada, telefone, assunto e indicação do membro do órgão com o qual pretende falar.

Notícias da Manhã de 4ª Feira, 4 de Março

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, 4 de março, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– autarcas de Campo Maior disponíveis todas as quartas-feiras para atendimento aos munícipes;

– Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos apresenta ao Governo alteração das regras de acesso ao ensino superior;

– e titulares de conta já podem consultar na Internet a lista de todas as contas bancárias existentes em seu nome.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior