Broas de Bolota no “À Conversa Com” de hoje

IsildaAmeixaIsilda Ameixa, natural de Estremoz, dedica-se à confeção de doces, e recentemente criou a marca “Dom Alentejo”, juntamente com o seu esposo José Pereira.

“Esta ideia surgiu um bocado do nada, nós temos há 16 anos a pizzaria em Estremoz, e no inverno eu arranjava sempre uns bolos para colocar no fim do café, e entretanto foi mais ou menos um pouco por alta, comecei a fazer umas broas de bolota, dei ao pessoal para provar e começou assim um pouco pela brincadeira”, revela Isilda Ameixa.

Para além da broa, Isilda faz também a tarte de bolota, e garante que “este produto é uma ideia completamente minha, a receita é minha, foi criada por mim, fui eu que comecei a misturar até que cheguei ao produto final”.

Foi um gastrónomo que aconselhou Isilda Ameixa a registar esta sua criação: “já no final de 2013, eu dei a provar um bolinho, e um senhor perguntou-me porque é o que é que eu andava a brincar com aquilo, porque aquilo era para seguir para a frente, porque era um produto muito bom, ele era gastrónomo e dizia que não se conseguia dissociar, apesar de já não exercer”.

“A confeção é toda minha, e das pessoas que me rodeiam lá em casa”, garante Isilda.

Isilda Ameixa é a convidada da edição de hoje da Conversa, onde nos explica como surgiu esta ideia.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Homem detido em Elvas por resistência e coação

PoliciaUm homem, com 44 anos de idade, foi detido pelo Comando Distrital de Portalegre da PSP, por resistência e coação sobre funcionário. O detido foi constituído arguido, submetido a termo de identidade e residência e notificado para comparecer na Secção Criminal de Elvas do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

Foi, ainda, conduzido ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, um homem com 46 anos de idade no cumprimento de um Mandado de Condução para tratamento psicológico.

Durante o período de 16 a 22 de fevereiro foram ainda registados dois acidentes de viação, em Portalegre, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes. Em Elvas, registaram-se cinco acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Realizaram-se ainda duas ações de fiscalização no âmbito da lei das armas, uma ação de fiscalização no âmbito da segurança privada, uma ação de fiscalização no âmbito dos estabelecimentos de restauração e bebidas e espaços de diversão noturna e ainda cinco operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controladas 620 viaturas/condutores e detetadas 48 infrações.

Portalegre Jazz Fest regressa em Março

Portalegre_Jazz_Fest_2015O 12º Festival Internacional de Jazz de Portalegre (Portalegre JazzFest), irá regressar em 2015, em dois fins-de-semana seguidos, de 19 a 21 de Março e a 27 e 28 de Março.

Como apostas para este ano, surgem atividades de cariz formativo, e uma programação, que em vez de se caraterizar por formações rígidas de músicos portugueses, europeus e norte americanos, opta por apresentar diversas formações, constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países, nos domínios do jazz criativo.

Exemplos disso, serão as parcerias de André Matos Quartet (André Matos: guitarra; Tony Malaby: saxofone tenor; Demian Cabaud: contrabaixo e André Sousa Machado: bateria) com Tony Malaby (Estados Unidos), no dia 27 de Março, de Susana Santos Silva com Kaja Draksler (Eslovénia) e do grupo De Beren Gieren (Bélgica), no dia 28 de Março, e do projeto Deux Maisons, constituído pelos portugueses Luís Vicente e Marco Franco, e os franceses Théo Ceccaldi e Valentin Ceccaldi, nos dias 27 e 28 de Março.

O Jazzfest acolherá duas formações norte americanas de peso e que dispensam apresentação, o Michael Formanek’s Cheating Heart Quintet (Tim Berne: saxofone alto; Brian Settles: saxofone tenor; Jacob Sacks: piano; Michael Formanek: contrabaixo e Dan Weiss: bateria), dia 20 de Março, e Chris Speed Trio (Chris Speed: clarinete e saxofone tenor; Chris Tordini: contrabaixo e Dave King: bateria), dia 21 de Março. Apresenta também um novo valor no panorama jazzístico nacional, o Ricardo Toscano Quartet (Ricardo Toscano: saxofone alto; Diogo Duque: trompete; Romeu Tristão: contrabaixo e João Pereira: bateria), dias 20 e 21 Março.

Nesta 12ª edição, continuará a parceria entre o CAEP e a editora Clean Feed, através da oferta de CD’s na compra de entradas para o festival (1 CD por cada bilhete para o Grande Auditório e 4 CD’s pelo Passe para os 4 dias), no intuito de promover, divulgar e conquistar novos públicos.

Para além destas novidades, irão manter-se as tradicionais Feiras do Disco (responsabilidade da Clean Feed) e a Mostra de Vinhos e Produtos regionais, no Foyer do CAEP.

“Semear o Amor” continua na biblioteca municipal

SemearOAmorCMFev2015A atividade “Semear o Amor” continua na Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, ainda referente ao dia de S. Valentim.

Depois das flores de papel que os alunos do concelho fizeram e depositaram nas várias floreiras espalhadas um pouco por toda a vila, os técnicos da biblioteca prepararam um teatro como forma de agradecimento pelo entusiasmo demonstrado na participação no desafio lançado pelo Município.

Para além da peça, os alunos das várias escolas apresentam também as quadras que fizeram, cantadas ao desafio.

Na sessão de ontem, as crianças que visitaram a Biblioteca tiveram ainda a oportunidade de ouvir o Coro da Academia Sénior.

Esta atividade decorre até quinta-feira.

 

Comerciantes esclarecidos acerca de “Comércio Investe”

_DSC0371A Associação Empresarial de Elvas, juntamente com a empresa Mutação, organizaram na noite desta segunda-feira uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Comércio Investe”.

Esta sessão teve lugar no Hotel D. Luís, em Elvas, e teve como público os diversos comerciantes da cidade elvense, com o objetivo de esclarecer os comerciantes acerca do funcionamento deste projeto.

Notícias da manhã de terça-feira, dia 24

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 24 de fevereiro, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Atividade “Semear o Amor” continua na biblioteca municipal João Dubraz, em Campo Maior;

– Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil lança projeto “Hinos da Fruta – Lanche Escolar Saudável” para aumentar o consumo diário de fruta;

– e Entidades do Alto Alentejo associam-se para apoiar o desenvolvimento da Economia Social da Região.

Ouvir aqui Notícias da manhã na Rádio Campo Maior