Alandroal lidera candidatura das “saias” a património da UNESCO

SaiasAlentejanasA Câmara Municipal do Alandroal lidera um projeto que pretende candidatar a Património Imaterial da Humanidade as Saias Alentejanas.

De acordo com Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, pretende-se “pôr todos os grupos dos municípios envolvidos nesta candidatura”, que se dedicam a este tipo de música tradicional, “a trabalhar para que esta forma de cantar e esta troca de experiências não se perca”.

“Sabemos que isto é um trabalho complexo, que há muito a fazer, mas sentimo-nos alentados com a classificação que já foi feita ao Cante Alentejano”, assegura Mariana Chilra. A candidatura pretende “manter viva a tradição e, em conjunto com vários grupos alentejanos, dar nova vida à cultura regional e ao cante”.

Ao Alandroal, neste projeto, juntam-se, para já, os municípios de Elvas, Redondo, Vila Viçosa e Borba. O convite será ainda feito, de acordo com Mariana Chilra, aos municípios e grupos de Sousel, Estremoz, Monforte e Arronches.

As Saias são uma canção dançada, popular, localizada no Alto Alentejo, cuja fisionomia melódico-rítmica tem a particularidade de alternar compasso a compasso seis por oito com o ternário.

De recordar que em novembro do ano passado, o Cante Alentejano foi considerado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade.

“À Conversa com” Carlos Clemente da Taberna do Barata

CarlosClementeTabernaBarataDespertarAlentejanoA Taberna do Barata, em Campo Maior, comemora este sábado, dia 7 de Fevereiro, um ano de existência.

Carlos Clemente (na foto), responsável pelo estabelecimento e convidado na edição de hoje de “À Conversa Com”, garante que “as coisas têm corrido de feição, sendo que os clientes pedem mais Noites de Fados por mês.”

No sábado, para assinalar este primeiro aniversário, há, como não podia deixar de ser, uma noite de fados que vai contar com a presença “da Casa de Fados da Maria Severa, de Évora, composta pelos fadistas José Quaresma e Fátima Quaresma, além dos nossos fadistas fixos Joel e Beatriz Cemente”.

A Taberna do Barata fica situada no largo com o mesmo nome, em Campo Maior.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Associação de Pais das escolas de Campo Maior vai hoje a eleições

EscolaSecundariaCampoMaiorA associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do concelho de Campo Maior vai hoje a eleições para encontrar novos órgãos sociais.

A Assembleia Geral da Associação de Pais tem lugar na Escola Secundária de Campo Maior, pelas 20h30, sendo as eleições o ponto único que consta da ordem de trabalhos.

80% dos portugueses em risco de sofrer AVC

avc“A cada hora que passa seis portugueses sofrem um acidente vascular cerebral (AVC). Os números resultam de um estudo realizado pela Dra. Mafalda Burbon, do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge”, como nos referiu Diogo Valadas, diretor técnico da Associação Nacional AVC.

De acordo com o diretor técnico “60% dos portugueses têm pelo menos um ou dois fatores de risco de AVC e 20 % têm três.”

“Por experiência e estudos, a hipertensão arterial é o principal fator de risco entre os portugueses. Depois temos o colesterol, o tabagismo, o álcool, o sedentarismo e o stress, entre outros”, sublinhou.

Entre os comportamentos a alterar, os especialistas defendem a necessidade de “adotar hábitos de vida saudável no sentido de tentar alterar rotinas diárias de conforto e que sejam mais viradas para o desporto, ter uma alimentação equilibrada, deixar de fumar e controlar o consumo de bebidas alcoólicas. É também necessário fazer um controlo regular junto do médico de família”.

Recorde-se que um AVC surge quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido, deixando as células danificadas. Os sintomas incluem dormência, fraqueza, paralisia, fala arrastada, visão subitamente enublada ou perda de visão, confusão ou instabilidade e forte dor de cabeça.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 3 de Fevereiro

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, 3 de fevereiro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– GNR encerrou estabelecimento de diversão noturna em Campo Maior;

– Associação de Pais das Escolas de Campo Maior vai esta noite a eleições;

– Câmara Municipal do Alandroal lidera um projeto que pretende candidatar as Saias Alentejanas a Património Imaterial da Humanidade.

– e Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora cria Centro de Línguas.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior