Joaquin Conesa e Juan Aguas distinguidos com Prémios Besana

AgroExpoPremiosBesanaA terceira edição dos Prémios Besana, inserida na AgroExpo, que decorre até amanhã em Don Benito (Badajoz), destacou Joaquin Conesa e Juan Manuel Aguas, ambos pelas suas carreiras profissionais.

Os prémios foram entregues pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Energia do Governo da Estremadura espanhola, José Antonio Echávarri.

Durante a sua intervenção, José Antonio Echávarri defendeu uma nova Política Agrícola Comum (PAC) e falou numa necessidade de transformação do setor, para que este possa conhecer um crescimento.

Miguel Portugal no “À Conversa Com”

Miguel_Portugal_RCMMiguel Portugal está a percorrer o país a pé, desde o dia 29 de março de 2014, e é o convidado de hoje da edição do “À Conversa Com”.

Ontem chegou à vila de Campo Maior, depois de ter estado em Castelo Branco e Portalegre.

“Eu comecei a andar no dia 29 de março de 2014, e tem sido uma experiência única, com bons momentos e maus momentos”, recorda Miguel, que garante que os maus momentos devem-se apenas ao tempo que “às vezes não ajuda quando chove ou quando faz muito frio, mas cada vez dá-me mais vontade de continuar”.

Esta caminhada que já dura há dez meses tem um motivo: “Eu tenho um irmão que é deficiente motor, e nós já estamos há 37 separados, nunca tivemos juntos, ele não pode andar comigo e deu-me a vontade de se ele não pode andar comigo, eu ando por ele”, Miguel confessa que desta forma “sinto-me como se estivesse ao lado dele”.

O destino de hoje é Elvas, depois Miguel vai dirigir-se “sempre pela fronteira até Vila Real de Santo António, até à ponta de Sagres, Setúbal, Lisboa, de Lisboa faço a costa até à Batalha, e depois da Batalha já corto até Fátima, para a primeira volta a Portugal ser dada”, mas esta aventura não termina por aqui, e Miguel Portugal revela que “depois vou fazer as ligações pelo interior, entre cinco a oito anos”.

Miguel caminha todos os dias com a sua mochila, onde tem uma tenda, três mudas de roupa, os seus produtos de higiene e os mapas para se guiar. Para dormir conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários das localidades por onde passa, e quanto à comida, pede ajuda à população, a associações e à Cruz Vermelha Portuguesa.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Campo Maior: Dossier de candidatura das Festas do Povo entregue em Março

GaloBarcelosCampo Maior está a preparar a candidatura das Festas do Povo a Património da UNESCO.

O dossier de candidatura deverá ser entregue “em Março deste ano”, segundo Ricardo Pinheiro, presidente da autarquia local.

As Festas do Povo, em Campo Maior, vão decorrer entre os dias 22 e 30 de Agosto.

Alter do Chão: Gala da Tauromaquia esta noite

galatauromaquia2015O Cineteatro Municipal de Alter do Chão é palco na noite desta sexta-feira, dia 30, para uma Gala de Tauromaquia.

Durante esta gala vão ser distinguidos como “Triunfadores” Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol Júnior, Duarte Pinto, Paco Velasquez, João Augusto Moura, João Prates “Belmonte”, Pedro Gonçalves, Murteira Grave, Amadores do Ribatejo, Amadores de Arronches, Marcos Tenório, Augusto Gomes (título póstumo) e Parreirita Cigano.

Rui Salvador, Sérgio dos Santos “Parrita”, o Grupo de Forcados de Portalegre, de Alter do Chão e o Aposento da Chamusca recebem os Troféus “Carreira”. Já o Troféu “Preservação e Divulgação da Tauromaquia” são entregues ao Grupo El Galego, Tertúlia Tauromáquica Eborense e de Alagoa.

O evento tem início marcado para as 21h15 e conta com entradas gratuitas.

Joaquim Mourato reeleito presidente do CCISP

JoaquimMouratoJoaquim Mourato é, pelo segundo ano consecutivo, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). A tomada de posse decorreu na passada quarta-feira, dia 28, numa cerimónia em Bragança, na qual esteve presente o ministro da Educação, Nuno Crato.

Depois do primeiro mandato ter ficado marcado por cortes financeiros, o segundo não se prevê mais fácil.

“Se em 2014 vivemos com muitas dificuldades e houve necessidade de recorrer a algumas situações de rutura, necessariamente que 2015 será pior, porque o orçamento ainda é inferior”, garante Joaquim Mourato. Por outro lado, refere Mourato que “o Governo comprometeu-se em não deixar cair nenhuma instituição”.

Joaquim Mourato foi reeleito a 11 de dezembro para um novo mandato de dois anos, continuando assim a representar os 15 institutos politécnicos do país e cinco escolas politécnicas não integradas.

Portalegre: Quartel de São Bernardo posto à venda

QuartelSaoBernardoPortalegreO Governo vai colocar à venda quartéis e fortes em todo o país. Desta lista faz parte o Quartel de São Bernardo, em Portalegre, espaço onde está instalado o Centro de Formação da GNR.

Segundo Adelaide Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, “o imóvel de São Bernardo pertence ao Ministério da Defesa e está cedido ao Ministério Administração Interna, já há muito tempo”. Este “é um protocolo que a Administração Interna pode manter durante bastante tempo e não deve haver aqui nenhuma implicação”, adianta.

“Vou tentar saber quais as implicações, mas desde já tenho a certeza que o Centro de Formação vai continuar em Portalegre e já se está a trabalhar no sentido de se arranjar outras alternativas”, explica a autarca.

Esta venda de quartéis e fortes, um pouco por todo o país, por parte do Governo, pretende arrecadar o valor suficiente para financiar o investimento de 32 milhões de euros em infraestruturas militares.

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 30

noticias_RCMNotícias da manhã de sexta-feira, 30 de janeiro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– Dossier de candidatura das festas do povo a património da UNESCO deverá ser entregue este ano;

– Sporting Clube Campomaiorense vai hoje a eleições. João Manuel Nabeiro é o único candidato;

– Quartel de São Bernardo, em Portalegre, colocado à venda pelo Governo;

– e Fevereiro é mês das Migas em Mora.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior