Ponto de Vista com Carla Baptista do NAVVD Portalegre

CarlaBatistaCarla Baptista é assistente social e técnica do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) de Portalegre, que existe há seis anos, em parceria com várias entidades locais, e com coordenação da Cruz Vermelha de Portalegre.

Na edição desta semana do Ponto de Vista explica haver várias formas de violência doméstica, tais como “violência na forma física, ao nível verbal e psicológico, ao nível sexual, social e económica” e garante que “raramente ocorrem numa situação isolada”.

Metade das situações assinaladas ocorrem no concelho de Portalegre, tendo registo de 48 situações em 2013, das quais seis foram assinalas em Elvas. Este Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre abrange cerca de 13 concelhos.

Carla Baptista é a convidada desta semana da edição do Ponto de Vista na Rádio CAMPO MAIOR.

Ouvir aqui Ponto de Vista

Restaurante assaltado em Portalegre

PoliciaO restaurante JI, situado na zona industrial de Portalegre, foi nesta madrugada alvo de um assalto, que terá provocado prejuízos de cerca de quatro mil euros.

Os assaltantes terão levado dinheiro do fundo de caixa do restaurante e tabaco. As autoridades já foram informadas e o restaurante já se encontra em funcionamento.

 

Adubos de Portugal na origem de surto de legionella

legionellaUma torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal (ADP) Fertilizantes foi a fonte do surto de legionella em Forte da Casa, no concelho de Vila Franca de Xira. As análises às águas mostraram-se conclusivas relativamente ao foco do surto.

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, garantiu esta sexta-feira que “há uma coincidência entre as amostras em cultura relativamente a uma torre de Adubos de Portugal e a estirpe clínica presente nos doentes afetados”. Segundo o mesmo ministro, os resultados das amostras em cultura vão ser encaminhados para o Ministério Público, “para apuramento de eventual crime ambiental”.

Recorde-se que desde o passado dia 7 de novembro, já foram registados 336 casos de doença dos legionários, dos quais dez resultaram em morte. A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada, mas de acordo com a Direção Geral de Saúde não existe risco de transmissão entre pessoas.

Alcaide de Badajoz em visita a Campo Maior

AlcaideBadajozEmCM

O alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, está em visita ao longo do dia de hoje, sexta-feira, a Campo Maior.

Logo pela manhã, o alcaide reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, o comendador Rui Nabeiro e os vereadores Isabel Raminhas e Sérgio Bicho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde trataram de assuntos relacionados com a Eurocidade e assinaram atas de Reconhecimento da Fronteira.

Para finalizar, está ainda agendada uma visita, na tarde desta sexta-feira, ao Museu Aberto de Campo Maior e à fábrica da Nova Delta.