Campo Maior: Festa dos Maiores começa hoje

festaMaioresCM18OutAs atividades inseridas na edição deste ano da Festa dos Maiores arrancam hoje em Campo Maior.

Isabel Raminhas, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior, revela algumas das atividades de que os seniores vão poder disfrutar, tais como “oferta de sessão de cinema aos maiores de 55 anos, com o filme “Os Gatos não têm vertigens”, que ele mesmo aborda a temática dos seniores; revista à portuguesa, de produção local; ao longo da semana temos diversas caminhadas, diversos workshops, um lançamento de um livro, contar de histórias, a leitura, o teatro, as artes cénicas”.

Esta é uma forma dos seniores de Campo Maior realizarem algumas atividades e de conviver, tal como nos adianta Isabel Raminhas: “Este evento proporciona ao nível do desporto, da cultura, das mais diversas atividades lúdicas um convívio muito, muito, muito saudável entre esta faixa etária“.

A Festa dos Maiores destina-se aos idosos do concelho de Campo Maior e termina no próximo domingo, dia 26, com o almoço dos Maiores, na Herdade das Argamassas.

Portugal com mais pobres do que em 1974

PortugalPobre

A percentagem de portugueses em risco de pobreza ou exclusão social aumentou desde 2009 Um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza e quem recebe o salário mínimo ganha menos 12 euros do que em 1974 (descontando a inflação), Quando se assinala o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza lembra também a organização não-governamental Oikos que mais de mil milhões de pessoas passam fome em todo o mundo e há 200 milhões de desempregados.

Portugal, de acordo com a Pordata, era em 2011 o nono país da União Europeia com uma taxa de risco de pobreza mais elevada, havendo no ano passado 360 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção, quase metade delas com menos de 25 anos.

Lembra-se também no portal que o país é o 6.º da União Europeia com maiores desigualdades de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres.

A propósito da efeméride que hoje se comemora outros números (Instituto Nacional de Estatística) são também pouco abonatórios para Portugal, como os que indicam que 29,3 por cento da população infantil encontrava-se em privação material no ano passado (privação material é quando um agregado não tem acesso a três bens de uma lista de nove considerados importantes).

São os números que indicam que o risco de pobreza das famílias com crianças dependentes se tem vindo a agravar, como se tem agravado a taxa de intensidade de pobreza, como se tem ainda agravado a diferença entre Portugal e a média da União Europeia, sendo que essa diferença é a de que enquanto na Europa o risco de pobreza se mantém estável em Portugal vai aumentando.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi criado pela ONU em 1992.  Acabar com esse flagelo é um dos objetivos de desenvolvimento do milénio.

Cáceres eleita Capital Gastronómica 2015

Caceres2014

A FEPET, Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Viagem e da Federação Espanhola de Hotelaria concedeu a Cáceres, a atribuição do Capital Gastronômica Espanha.

Este titulo deixa Cáceres e a Extremadura á frente de Lugo, Huesca, Valência e Cartagena, que competiram por este título.

O nome da cidade vencedora, Cáceres, neste caso, foi conhecido no salão de Fernan Nunez Palace, pelos chefs Roberto Silva e Senen González, vencedores do Guinness com a maior Salsicha e Omelete.

Cáceres foi apoiada por 15 cidades Património e pela Federação dos Municípios e Províncias da Extremadura e o presidente da Extremadura José António Mónago.