Noite de fados na Taberna do Barata

Noite_de_Fados

Os fados estão de volta à Taberna do Barata pela mão do grupo de Cantares Despertar Alentejano, no dia 4 de outubro, pelas 21:30 horas.

Nesta ocasião juntam-se a Joel Moriano e Beatriz Clemente, o elenco fixo da Taberna do Barata, os fadistas Júlia Brinquete e Francisco Cunha, acompanhados por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Mário Carriço na viola de fado.

Cãominhada no Dia Mundial do Animal

CAOminhada_2

No Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, o Município de Campo Maior propõe uma caminhada, ou CÃOminhada, para assinalar a data, pelas 9:30 horas, no recreio da Escola da Avenida.

Para além da atividade física, a manhã de sábado contará ainda com uma demonstração do Núcleo de Cinotecnia da GNR e com a participação das clínicas veterinárias locais.

O Município pretende ainda que esta ação seja uma forma de sensibilização da população em relação aos perigos dos dejetos caninos na via pública.

Galardão Prestígio 2013 será entregue ao Ganadero Mário Vinhas

Ganadeiro

O Ganadero Mário Vinhas, titular da ganadaria Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, receberá quinta-feira, dia 2 de Outubro, o Galardão Prestígio 2013, com que foi distinguido pela empresa do Campo Pequeno.

 

Com a atribuição deste prémio, pretende-se homenagear o aficionado exemplar e o ganadero exigente que, em 1946, com seu irmão Manuel, fundou esta ganadaria, com vacas e sementais de Pinto Barreiros, aumentada com reses de Ignacio Vazquez de Pablo, em 1953. Titular da única ganadaria de encaste Santacoloma existente em Portugal, a aposta dos irmãos Vinhas neste encaste data apenas de 1964, ano em que adquirem 40 vacas e sementais a Joaquín Buendia, ganadero com quem mantém excelentes relações pessoais, acabando mesmo por aumentar o efectivo, com recurso a reses de Buendía.

 

Em 1992, compra sementais de Los Caminos, Buendía, Ana Romero, Rehuelga e La Quinta. A divisa “Vinhas” foi muito premiada em Portugal, Espanha e França, o que atesta o escrúpulo e afición com que é dirigida e o rigor posto na aprovação das vacas tentadas.

 

Para além do aspecto de ganadero de reses bravas, a casa “Vinhas” surge também associada à criação do cavalo lusitano, figurando, ao longo dos anos, vários dos seus exemplares, nas quadras de cavaleiros e rejoneadores de nomeada.

 

Para além de ganadero e criador de cavalos, Mário Vinhas é também, pela sua faceta humana, um dos grandes senhores de sempre do mundo da tauromaquia.