Festa da Vinha e do Vinho em Borba junta expositores

FestaVinhaVinhoA Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, vai decorrer de 08 a 16 de novembro com a participação de várias dezenas de expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, divulgou hoje o município.

A 23.ª edição do certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes, decorre no pavilhão de eventos e vai promover, sobretudo, os vinhos do Alentejo, com a participação de vários produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.

A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos e doçaria regionais, artesanato e equipamentos e serviços vitivinícolas.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

O artesanato conta com expositores oriundos de várias localidades do país, nas mais diversas expressões, como o barro, tapeçaria, madeira e cortiça.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo.

 O programa inclui um circuito das tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba provas de vinhos, animação musical, conferências e atividades culturais e desportivas.

Para o dia de São Martinho, está previsto um arraial com oferta de castanhas.

 

Pastel de nata com bolota dá primeiros passos no Alandroal

PastelBolotaQuase todas as pastelarias do país confecionam os tradicionais pastéis de nata, mas, na vila alentejana de Alandroal, um pasteleiro decidiu dar um “toque regional” à iguaria e introduziu farinha de bolota na receita.

O pastel de nata de bolota foi desenvolvido por Rui Coelho, pasteleiro há mais de 40 anos, e está a ser comercializado há cerca de três semanas na sua pastelaria, no centro de Alandroal, no distrito de Évora.

Numa cozinha, a poucos metros da pastelaria, o também empresário conta à agência Lusa que a ideia surgiu “há já alguns anos”, devido à abundância do fruto da azinheira na região, e que a receita até já “estava mais ou menos criada, só faltava testar”.

“Quis criar um produto do Alentejo, da nossa zona, onde há muita bolota, que só se dava aos animais”, refere o pasteleiro, lembrando que, há uns anos, “fazia-se pão de bolota e até bolos de bolota”.

“Ainda há quem tenha receitas”, assinala.

Rui Coelho diz que a bolota encontra-se com facilidade na zona, mas que não foi fácil descobrir quem a transformasse em farinha, tendo desafiado “uma pessoa amiga” que já produzia de castanha a utilizar o mesmo processo com a bolota.

 

CÂOminhada no sábado em Campo Maior

CaoMinhadaNo Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, o Município de Campo Maior propõe uma caminhada – a CÃOminhada – para assinalar a data.

Para além da atividade física, a manhã de sábado contará ainda com uma demonstração do Núcleo de Cinotecnia da GNR e com a participação das clínicas veterinárias locais.

O Município pretende ainda que esta ação seja uma forma de sensibilização da população em relação aos perigos dos dejetos caninos na via pública.

BE de Campo Maior com novos dirigentes

BlocoEsquerdaO Bloco de Esquerda de Campo Maior foi a eleições no passado domingo, 28 de setembro.

O coordenador Joaquim José Garcia assegura que foram 15 os militantes que exerceram o seu direito de voto. A nova lista é composta, para além de Joaquim José Garcia, por António Manuel Pereira, Márcia Vinagre, Carlos Manuel Soares, Maria João Silva e  Rosa Maria Berto.