Festival Internacional de Folclore de Elvas arranca hoje

1elvasfolcloreO folclore nacional e internacional volta a animar a Praça da República, em Elvas, a partir de hoje e até 16 de Agosto.

Vitória Branco, vereadora na Câmara Municipal de Elvas, assegura que vão ser sete noites de festival, que conta, em todos os dias, com a atuação de um grupo português e um estrangeiro.

Hoje, pelas 21h30, atua, em primeiro lugar, o Rancho Folclórico de Elvas. Depois, atua o grupo Ballet Tierra Adentro, do Uruguai.

Amanhã, sábado, 2 de agosto, atuam o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Conceição de Faro e os Artte Escola de Dança, do Brasil.

Primeiro Ethno-Portugal já começou em Castelo de Vide

castelodevideO primeiro Ethno Portugal arrancou no passado dia 25 de julho. Este é um encontro de caráter mundial, que reúne 30 jovens músicos de 16 nacionalidades diferentes em Castelo de Vide.

Durante 10 dias, estes 30 jovens participam em formações tutoradas por vários mentores, nacionais e internacionais. O objetivo é a partilha de conhecimentos, de repertórios e a construção conjunta da grande Orquestra Ethno.

Além de abrirem o PalcoX do Andanças’2014, no dia 4 de agosto, os participantes deste Ethno Portugal vão dinamizar um concerto em Portalegre no dia 1 de agosto, e um concerto em Cáceres no dia 2 de agosto.

Acidente faz nove feridos na madrugada de Elvas

AcidenteBoaFe1Agosto

Nove jovens ficaram feridos, um com gravidade, num acidente de viação na madrugada desta sexta-feira.

O alarme foi dado às 4.30 horas, na Avenida da Boa Fé, em Elvas, depois do veículo ligeiro de passageiros em que seguiam entrar em despiste, seguindo-se do embate contra uma árvore que se encontra no separador central da avenida.

Todos os oito acidentados seguiam no mesmo automóvel, inclusivamente um transportado na bagageira.

As vítimas, com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, uma do sexo feminino e as restantes do sexo masculino, foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia.

O porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso, assegura que os jovens “ainda se encontram em observações”, com “traumatismos vários”.

No local, estiveram 21 elementos dos bombeiros voluntários de Elvas e Campo Maior, apoiados por duas ambulâncias do INEM, de Elvas e Campo Maior, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Hospital de Santa Luzia, umveículo de desencarceramento e um veículo de combate a incêndios.

A PSP tomou conta da ocorrência.

“O Elvas”: Comissão administrativa tomou ontem posse

1OElvasComissaoPosseA comissão administrativa de “O Elvas” tomou posse na noite de ontem, quinta-feira, 31 de julho. José Eduardo Gonçalves aproveitou a ocasião, por achar oportuna, para fazer saber que não vai continuar a exercer o cargo de presidente da Assembleia Geral, ao fim de 30 anos de dirigismo no clube.

O até então presidente da Assembleia Geral de “O Elvas” tranquilizou a comissão administrativa, garantindo que vai, até 31 de maio de 2015, de forma “oficiosa”, auxiliar em tudo o que puder. “Acho que era a altura de fazer qualquer coisa, as pessoas estão adormecidas em Elvas e “O Elvas” não pode ser gerido sempre pelos mesmos”, adianta. “É uma atitude muito pensada, mas irrevogável”, sendo que a “porta vai estar sempre aberta”, acrescenta.

António Massano Simões, que encabeça a comissão administrativa de “O Elvas”, mostrou-se triste com a saída de José Eduardo Gonçalves, embora reconheça que “na prática”, continua tudo igual.

Para além de António Massano Simões, a comissão administrativa de “O Elvas” é composta por Carlos Xavier Camoesas, Joaquim Manuel Charruadas, José Manuel Sousa, Manuel Santos Dores e Maria Antónia Almeida. Salomé Mimoso Barbas alegou “motivos pessoais” e deixa de constar da lista.

O “caso Cirilo” chega ao fim, nesta sexta-feira às 11.30 horas, com a assinatura de um acordo entre as duas partes envolvidas.