Mafalda Arnauth e Lúcio Bamond encerraram mais uma edição da Feira do Chocalho, no passado dia 27 de julho, em Alcáçovas, com uma noite de fado. Pelo palco principal passaram ainda nomes como Jorge Machado, na sexta-feira, e Flor-de-Lis acompanhada pela Banda da Sociedade União Alcaçovense, no sábado.
Cerca de 35 expositores das mais variadas áreas estiveram presentes no certame, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e a Associação Tauromáquica Alcaçovense, com destaque para a arte chocalheira.
De realçar o sucesso de mais uma edição do Summer Spot, entre a camada mais jovem da população, que durante as três noites do certame encheu por completo o recinto para ouvir Djs e música ao vivo. O espaço que até altas horas animou os jovens foi, mais uma vez, dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense.
Destaque ainda para as Oficinas de Artes e Ofícios Tradicionais promovidas pela Associação Terras Dentro.
De realçar também as atividades equestres da responsabilidade da Associação Tauromáquica Alcaçovense com o passeio a cavalo e o espetáculo de homenagem a Miguel Grave e para a Caminhada Canadas dAlcáçovas, organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.
No palco das tradições houve cante com o Grupo Cavaquinhos do Alentejo, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Paz e Unidade e Grupo Coral Os Trabalhadores de Alcáçovas, e ainda Sevilhanas La Dança del Color e a atuação do Rancho Folclórico com a participação dos encarregados de educação da Creche/ATL da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas.
A abertura oficial da feira teve lugar perto das 21h00 e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, da presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote e de elementos da Assembleia Municipal entre outros convidados.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo começou por realçar a importância da feira para o concelho, que serve de montra da nossa cultura, das nossas gentes, do nosso património, do nosso artesanato e dos nossos produtos locais. Bengalinha Pinto lembrou ainda que, devido à conjuntura difícil, é preciso ajustar e reduzir apoios para podermos continuar a apoiar durante mais anos. O autarca informou que em 2014, a transferência do Orçamento de Estado para a Câmara Municipal de Viana é de menos de 550 mil euros, face a 2010. Logo, a Autarquia é obrigada a tomar medidas de contenção.
Para a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, tudo foi feito para que o programa da feira abarcasse o maior número de atividades que despertassem o interesse de grande parte da população. Sara Pajote garantiu também que o objetivo dos executivos da Junta e do Município é trabalhar em prol da população mantendo e revitalizando as tradições.


Mosteirense e Elétrico de Ponte de Sor, as duas equipas do distrito de Portalegre que participam nesta temporada na Taça de Portugal, ficaram isentos na primeira eliminatória, cujo sorteio teve lugar na manhã desta terça-feira dia 29 em Lisboa, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. O Mosteirense participa na prova como finalista vencido da Taça da Associação e o Elétrico como conjunto do campeonato nacional de seniores.
A Elioptica, situada na Rua da Carreira, em Elvas existe há 25 anos.
A Concelhia do Crato do PCP entregou ontem uma queixa-crime ao Procurador da República adjunto no Tribunal da Comarca de Portalegre, contra o Presidente da Câmara, José Correia da Luz, por alegadamente ter falsificado todas as deliberações que constam na alegada Minuta da Ata da reunião extraordinária da Câmara do Crato realizada, em 8 de Julho de 2014, que subscreveu.
O Destacamento Territorial de Elvas, da GNR, apreendeu durante a tarde de dia 24, onze plantas de Cannabis em Vaiamonte, Monforte.
O FC Crato tem dez reforços para a época 2014/2015, que vão estar sob o comando técnico de Pedro Canário, ex-treinador do Gafetense.