Curtas portuguesas premiadas no Festival Ibérico de Cinema

1CurtaGambozinosDuas curtas-metragens portuguesas foram premiadas na vigésima edição do Festival Ibérico de Cinema, em Badajoz. Uma delas foi ‘Longe do éden’, obra dirigida por Carlos Amaral que ganhou o prémio de melhor fotografia, realizada por Paulo Castilho. A outra foi ‘Gambozinos’ (na foto), dirigida por João Nicolau, que conseguiu o galardão de melhor música original, da autoria de Mariana Ricardo.

‘Longe do éden’ é uma obra que se vive num ambiente apocalíptico, onde os últimos humanos sobreviventes protagonizam um duro combate para permanecer com vida. ‘Gambozinos’, pelo contrário, é uma tenra história na qual um rapaz tenta conquistar o amor de uma colega de turma e, ao mesmo tempo, evitar a perseguição de outros rapazes mais velhos.

 

As duas curtas-metragens integraram o palmarés final do festival, onde o primeiro prémio foi para ‘Sequence’, filme espanhol dirigido por Carles Torrens, que conta a história de um jovem que começa um novo dia sem saber que durante a noite anterior protagonizou um terrível pesadelo que sonharam todos os habitantes da sua cidade.

Outros filmes que destacaram nesta edição do Festival Ibérico de Cinema foram ‘Absolutamente pessoal’, de Julián Merino, que conseguiu o prémio do público, e ‘Pipas’, de Manuela Moreno, galardoada com a melhor direção e o melhor guião. Os prémios foram entregues numa cerimónia de encerramento apresentada pela atriz espanhola Kiti Mánver e contou ainda com a atuação musical de Susan Santos.

Na sua vigésima edição, o Festival Ibérico de Cinema contou na seção oficial a concurso com 21 filmes, 18 realizados em Espanha e três provenientes de Portugal. Estes trabalhos foram selecionados pela organização entre as quase 500 obras recebidas, das quais 30 eram portuguesas e o resto espanholas.

O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, organizado por Tragaluz, contou com a colaboração do Governo da Extremadura, a Filmoteca da Extremadura, a Diputación de Badajoz, o Consorcio Teatro López de Ayala, Delta Cafés e o CEXECI.

MACE recebe nova exposição este domingo

1MoitaMacedo_MACE2014O Museu de Arte Contemporânea de Elvas recebe a partir de 27 de julho, próximo domingo, a exposição temporária do artista plástico Moita Macedo, “Agora venho de outras partes”, no piso 1.

A mostra é inaugurada pelas 18 horas, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e é dedicada a este reconhecido artista, incluindo desenhos, pinturas e poemas, num total de quarenta obras e tem como curador António Franco, Diretor de Museu Estremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea de Badajoz (MEIAC).

Para além das obras apresentadas na exposição, o catálogo publicado para a ocasião inclui textos e ensaios críticos pelo Professor Mario Avelar e Tomás Paredes, presidente da Associação Espanhola de Críticos de Arte (AICA/EUA).

 

Programa da PSP “Estou aqui” nas praias até 30 de setembro

EstouAquiPSPPulseiraNo verão, com as praias cheias, é habitual o desaparecimento temporário das crianças, que se perdem dos pais. É para evitar estes casos que existe o programa “Estou aqui”, que se materializa numa pulseira com um código, que ajuda a PSP a contactar os pais das crianças perdidas.

Se uma criança se perder, basta que quem a encontre ligue para o 112 para que a PSP avise os pais.

Os interessados devem dirigir-se a uma esquadra, levantar a pulseira e posteriormente aceder à Internet onde terão de preencher um formulário em que associam o número de identificação da pulseira aos seus contactos pessoais.

O programa “Estou aqui”, da PSP, decorre até 30 de setembro.

“À Conversa Com” José Eduardo Gonçalves

Jos_Eduardo_Gonalves_O_ElvasA Assembleia Geral d’”O Elvas” Clube Alentejano de Desportos convocou para a próxima segunda-feira, dia 28, uma Assembleia Geral, pelas 21.30 horas, na sede da coletividade.

José Eduardo Gonçalves (na foto), presidente da Assembleia Geral, é o convidado na edição de hoje do “À Conversa Com”, onde, entre outros, apresenta os pontos que fazem parte da ordem de trabalhos.

“Os pontos vão ser a leitura, discussão e votação da ata da Assembleia anterior; o segundo ponto é a eleição da comissão administrativa – que eu espero que esteja em meu poder na véspera os nomes dessa comissão para que se possa fazer de imediato, no fim da Assembleia, a tomada de posse; e o terceiro ponto é tratar de outros assuntos de interesse para o clube”, anuncia José Eduardo Gonçalves.

Depois de solucionado o Caso Cirilo e da possibilidade da criação de uma comissão administrativa, “O Elvas” marca Assembleia Geral para resolução da crise que se tem vivido no clube.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Festas de São Vicente de 14 a 18 de agosto

1_SvicentenAs festas em Honra da Nossa Senhora do Rosário, em São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, decorrem de 14 a 18 de agosto.

As tradicionais festas contam com jogos taurinos, touradas e com sete largadas de touros, sendo que uma delas é a tradicional largada da corda à moda dos Açores, com gado da ganadaria Irmãos Serpa.

Os músicos Tiago & André, Jorge Gomes e Hélio & Eurico animam as noites quentes de verão, durante estes quatro dias.

Todos os dias, a partir das 2 horas, há música com vários Dj’s.

 

Portalegre é o distrito com maior número de insolvências do país

falenciaPortalegre é o distrito do país que regista o maior aumento de insolvências de empresas.

Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), refere que é necessário “relativizar estes dados”. Jorge Pais tem em crer que “estes números não são estatisticamente corretos”. A solução para esta situação poderá passar pelo investimento público e privado, adianta.

De acordo com o Instituto Informador Comercial (IIC), nos primeiros seis meses deste ano foram registadas 20 insolvências de empresas no Alto Alentejo, mais quatro, que no mesmo período em 2013.