Festival Ibérico de Cinema arranca hoje em Badajoz

CinemaO Festival Ibérico de Cinema de Badajoz realiza-se entre os días 16 e 19 de julho e selecionou 21 curtas metragens, de Espanha e Portugal, para a 20ª edição.

Com o objectivo de assinalar o 20º aniversario, o festival ofrece algumas noviadades, entre elas projeções noturnas ao ar libre na terrazza do Teatro López de Ayala.

Os trabalhos apresentados vão competir pelo premio final de 5000 euros.

Corrida “Correio da Manhã” amanhã no Campo Pequeno

1_Cartaz_b.rA Corrida “Correio da Manhã”, em que Miguel Moura vai tomar alternativa, decorre amanhã, quinta-feira 17 de julho, pelas 22 horas, na arena do Campo Pequeno, em Lisboa.

João Moura, Joaquim Bastinhas, Marcos Bastinhas e Miguel Moura lidam seis imponentes toiros da ganadaria “Passanha”.

Marcam ainda presença nesta corrida os forcados amadores de Portalegre, Monforte e Académicos de Elvas

Ministério quer fechar Escola de Figueira e Barros

1_EB1_Figueira_e_BarrosO Ministério da Educação e da Ciência pretende encerrar a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Figueira e Barros, no concelho de Avis.

De acordo com o Ministério, a decisão deve-se ao reduzido número de alunos, mas também à redução de riscos de abandono e insucesso escolar. A igualdade de oportunidades no acesso a espaços educativos de qualidade e o sucesso escolar são outros dos argumentos do ministério da Educação para o encerramento desta escola.

A autarquia, por sua vez, considera esta uma decisão que não só prejudica os alunos, mas também quem trabalha neste estabelecimento de ensino. Para além disso, o impacto económico, social e cultural da medida irá provocar a desertificação e o eventual encerramento das Ludotecas Municipais.

 

Rota do Mármore proporciona visita a Alagoa e Estremoz

 1_Rota_do_Mrmore_26Julho2014A iniciativa “Rota do Mármore” do CECHAP proporciona no próximo dia 26 de julho uma visita às pedreiras de Alagoa e oficias de canteiro e a Estremoz, para se descobrir como se fabrica o famoso queijo alentejano. Conhecer o trabalho do homem e da máquina para extrair à terra a pedra que constrói os edifícios oitocentistas do Alentejo é o principal objetivo deste passeio. As inscrições estão abertas até 25 de julho.

Raya Jovem Summer Fest no “À Conversa Com” de hoje

IsabelRaminhasRCM2A quinta edição do festival “Raya Jovem Summer Fest”, em Campo Maior, decorre entre 17 e 19 de julho e conta com Deolinda, Agir e Bisonte como cabeças de cartaz.

O evento, promovido pela autarquia campomaiorense, direcionado para as camadas mais jovens da população, tem conseguido atrair a atenção de públicos de todas as idades, anos após anos.

Isabel Raminhas (na foto), vereadora no município de Campo Maior e convidada na edição de hoje da “À Conversa Com”,garante que o cartaz do festival é bastante variado”. O objetivo, assegura, “passa por agradar não só aos mais jovens, mas também a públicos mais velhos”.

O Raya Jovem Summer Fest decorre no Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais de Campo Maior.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Reportagem especial: Doença de Alzheimer em destaque

AlzheimerA doença de Alzheimer afeta cerca de 90 mil pessoas em Portugal, na grande maioria, pessoas com idade superior a 65 anos.

Maria Isabel Caldeira, natural de Elvas, é apenas um dos exemplos dos mais de 35,6 milhões de pessoas que no mundo sofre desta doença degenerativa. A doença tem lhe retirado, aos poucos, muitas das suas capacidades cognitivas: hoje não se lembra da idade que tem, de muito daquilo que já fez, por onde já passou e até da própria família.

O Alzheimer é uma doença que não tem cura, mas existem tratamentos que permitem melhorar a qualidade de vida de pessoas como Isabel. É nesse sentido que esta senhora, também portadora da doença de Parkinson, se desloca, todas as semanas à piscina Municipal de Elvas, para juntamente com a fisioterapeuta Raquel Guerra, fazer alguns exercícios.

Alzheimer2Todas as semanas, Raquel, a quem Isabel, quando se lembra, chama de uma forma muito carinhosa “a amiga do tanque”, ainda antes de dar início à sessão, aborda esta senhora sempre da mesma forma, sempre com as mesmas palavras. A repetição e a rotina, explica a fisioterapeuta, são importantes, quanto mais não seja para manter viva a esperança de que algum dia, alguma coisa, por mais pequena que seja, seja lembrada por Isabel.

Dentro da piscina, Raquel procura não só melhorar a condição física de Isabel, mas também estimular a sua memória, com pequenos jogos e exercícios.

Mas nem só a perda de memória carateriza esta doença, apesar de ser o primeiro sinal de alerta. No começo, são os pequenos esquecimentos, normalmente aceites pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Depois, vem a perda da noção de tempo e espaço, a dificuldade em executar as tarefas mais simples.

Este é um excerto de uma reportagem da Rádio Campo Maior sobre a doença de Alzheimer, contada na voz de familiares, cuidadores e técnicos. Para ouvir hoje, às 21 horas.

Vinhos de Reguengos de Monsaraz premiados em Concurso Internacional

PremiosVinhosReguengosO vinho tinto Poliphonia, da Granacer, produtor do concelho de Reguengos de Monsaraz, foi premiado com a Grande Medalha de Ouro no XIII Concurso Internacional “La Selezion del Sindaco”, que se realizou na cidade Italiana de Bolzano, entre 30 de maio e 1 de junho. A entrega dos prémios decorreu no dia 9 de julho, em Roma, tendo apenas sete vinhos recebido a maior distinção, dos quais três são portugueses.

O vinho Poliphonia – Reserva tinto 2012 obteve 92 pontos. Os vinhos da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz receberam seis prémios, com destaque para a Medalha de Ouro alcançada pelo Monsaraz – Touriga Nacional tinto 2011, que conseguiu 87,40 pontos.

A CARMIM obteve ainda medalhas de prata com o Monsaraz – Espumante Bruto Natural 2009, Monsaraz – Syrah tinto 2011, Reguengos – Reserva branco 2012, Garrafeira dos Sócios – tinto 2007 e Monsaraz – Alicante Bouschet tinto 2011. A Granacer recebeu também uma medalha de prata com o vinho Poliphonia – Reserva branco 2012. A CARMIM e a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões foram as cooperativas mais premiadas, com seis medalhas cada.

O Município de Reguengos de Monsaraz esteve representado na cerimónia pelo Vice-presidente, Manuel Janeiro, e pela Vereadora, Joaquina Margalha. No XIII Concurso Internacional “La Selezion del Sindaco” estiveram mais de mil vinhos a prova, entre os quais 150 vinhos de 28 municípios portugueses.

Os vinhos nacionais alcançaram 50 medalhas, nomeadamente três de Grande Ouro, seis de Ouro e 41 de Prata, de produtores de 15 municípios. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho vai realizar uma cerimónia de entrega dos 50 prémios obtidos pelos vinhos nacionais no dia 2 de agosto, em Barcelos, Cidade do Vinho 2014.