A fadista portuguesa Gisela João abriu ontem o festival de música Badasom, em Badajoz, com casa cheia. Em declarações à Rádio Campo Maior mostrou-se bastante feliz com o espaço pois parecia que estava a tocar no jardim de minha casa para os meus amigos. Quanto ao público espanhol, Gisela João considerou-o muito caloroso e com um feedback bastante positivo.
Os ritmos do flamenco foram representados por José Mercé e seus músicos.
Francisco Javier Fragoso Martinez, alcaide de Badajoz, mostrou-se maravilhado com a atuação de Gisela João. A fadista é a prova viva de que existem novos talentos em Portugal e é a garantia de que o Fado tem um grande futuro.
Francisco Camps, director artístico do festival, revelou-se muito satisfeito nesta primeira noite. Se a Gisela estivesse ligada ao flamenco classificava-a como alguém com duende(expressão que em Espanha se destina alguém que consegue chegar à alma de quem está a ouvir).
Esta sexta-feira, dia 11, será a vez da fadista Mariza subir ao palco, com um concerto de grandes êxitos reunidos no disco The best of Mariza. Antes, está prevista uma homenagem à figura de Paco de Lucía, que o ano passado esteve no palco de Badasom num dos seus últimos concertos em Espanha, pelo guitarrista Javier Conde. Os bilhetes para este espetáculo também já se encontram esgotados.