“Criando os chaparrais” apresentado amanhã em Ponte de Sor

1LivroPonteSorÉ apresentado amanhã, sábado, 5 de julho, o livro “Criando os chaparrais: Dois séculos de montado de sobro no Alentejo”, em Ponte de Sor.

O livro, da autoria de Carlos M. Faisca, é apresentado pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor.

Festa do Desporto e da Juventude em Sousel de 25 a 27 de julho

8FestaJuventudeSousel2014A 8ª edição da Festa do Desporto e da Juventude de Sousel decorre de 25 a 27 de Julho nos jardins do Centro Cultural daquela localidade.

No dia 25 de Julho, a animação musical faz-se com um tributo aos Coldplay, a banda de covers XPTO e os DJ’s P.ROD e Ezzra. No dia seguinte, a música fica a cargo dos Los Romeros, XP Covers,  Kalahary Project e DJ Salvaterra. No último dia de festa há desfile de moda, com a participação de Isabel Figueira.

A festa do Desporto e da Juventude é organizada pela Câmara Municipal de Sousel.

AVELINO CORDEIRO NO “PONTO DE VISTA”

AvelinoCordeiroAs Testemunhas de Jeová realizam o seu congresso anual, no Estádio Municipal de Portalegre, entre os dias 4 e 6 de julho. O programa deste ano terá como tema “Continue a Buscar Primeiro o Reino de Deus!” Avelino Cordeiro (na foto), membro da Congregação de Elvas das Testemunhas de Jeovás é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista”.

Ouvir aqui “Ponto de Vista”

Entre os temas em análise esteve a realização do Congresso, os costumes e crenças desta religião e ainda a desmistificação de alguns tópicos, como por exemplo a posição das Testemunhas em matéria de cuidados de saúde, nomeadamente o princípio do tratamento médico sem sangue.

A organização estima que um total de duas mil pessoas vão ao Estádio Municipal de Portalegre durante o próximo fim-de-semana, para assistir ao congresso bíblico. Em Portugal, haverá 19 congressos em 12 cidades. No mundo todo, há mais de 7,9 milhões de Testemunhas de Jeová em mais de 113.000 congregações.

“Ponto de Vista” na Rádio Campo Maior para ouvir este sábado, dia 5, às 11 da manhã.

“À Conversa Com” Tozé Marques

TozeMarquesRCMÉ inaugurada amanhã, sábado, 5 de julho, a exposição de fotografia “In Memorium… Manuel Marques” no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, em Elvas. Tozé Marques (na foto), filho do homenageado (já falecido), é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”.

“A iniciativa partiu não só da minha parte como também do diretor museu, portanto, para fazer uma exposição das fotografias que Manuel Marques tirou ao longo da vida, desde que se estabeleceu até ao ano passado, quando faleceu”, explica Tozé.

“Juntei cerca de 40 trabalhos dele, do campo, reportagens que ele fez, desde 1960”. Das 40 fotografias em exposição, 22 são a cores e as restantes 18 a preto e branco.

A exposição é inaugurada amanhã, pelas 17 horas. Manuel Marques volta a ser homenageado a 19 de setembro, com uma outra exposição.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Festival do Endovélico arranca hoje em Alandroal

AlandroalTerrasEndovlico2014Arranca hoje mais uma edição do Festival Terras do Endovélico, em Alandroal.

O objetivo da iniciativa é promover o passado histórico da região e com ele o culto de um dos mais importantes deuses da Lusitânia, Endovélico.

O sítio de São Miguel da Mota, junto à Barragem do Lucefecit, é reconhecido como o santuário do Deus e volta a ganhar vida alguns séculos depois com o festival.

Os destaques desta edição vão para as visitas guiadas aos locais de culto, exibição do documentário “Terras do Endovélico” de José Meireles e seminário “Endovélico no Século XXI”.

 

Elvas regressa à época medieval

1FeiraMedievalBobos, Saltimbancos, trapezistas, passeios de camelo, teatro de rua e danças são apenas algumas das propostas do Festival Medieval que já animam o centro da cidade de Elvas.

O evento abriu ontem, ao final da tarde, ao público, com um cortejo e desfile de figurantes.

Elsa Grilo, vice-presidente na Câmara Municipal de Elvas, revela “expectativas positivas para a edição deste ano que apresenta várias novidades, entre elas o aumento do número de figurantes pelas ruas da cidade”.

O Festival Medieval na cidade de Elvas decorre até ao próximo domingo, dia 6 de julho.

Elvas: Forte da Graça com investimento de 5 ME para obras

VisitaForte1A assinatura do contrato de financiamento para as obras de requalificação do Forte da Graça, em Elvas, teve lugar na tarde de ontem, quinta-feira, dia 3 de julho.

A sessão decorreu no Monumento Nacional, agora Património da Humanidade, na presença de três secretários de Estado: o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier e secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral.

O investimento para a recuperação do Forte da Graça ascende a 5,6 milhões de euros, a que corresponde um financiamento do FEDER – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, na ordem dos 4,7 milhões. A adjudicação da empreitada foi anunciada recentemente pelo município local e o prazo para a sua execução é de um ano.

Os governantes tiveram oportunidade de efetuar uma visita ao Forte da Graça acompanhada pelo Comendador Rondão de Almeida, presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, António Dieb, presidente da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, entre outras individualidades.

Manuel Castro Almeida: “A autarquia tomará melhor conta deste espaço do que qualquer Ministério do Governo”.

Jorge Barreto Xavier: “É um investimento muito sério para Elvas e para o País”.

Berta Cabral: “O investimento mais significativo no Alentejo é o Forte da Graça”.

Rondão Almeida: “Estamos a respeitar a história”.

Nuno Mocinha: “Hoje demos um passo muito importante para a recuperação do Forte”.

O projeto de recuperação incluí um núcleo museológico e interpretativo, uma cafetaria, espaços de lazer, com possibilidade de visitar todo o monumento através de percursos pedestres e parques de estacionamento ao longo do percurso até chegar ao Forte, sendo que os últimos metros do acesso serão pedonais.

A operação de recuperação do Forte da Graça permitirá a abertura ao público do monumento e, possibilitará a realização de ações de cariz interpretativo das funções e da arquitetura do monumento ao longo da sua história.

Os principais objetivos que se pretendem concretizar são: melhoria das condições de salvaguarda, valorização e de animação do património cultural, numa perspetiva de transmissão para o futuro dos bens culturais; contribuir para a sua preservação e conservação, reforçando a atratividade da cidade como Património Mundial; posicionar Elvas no mercado global cada vez mais competitivo, através de uma política de captação de públicos baseada na requalificação e valorização do património arquitetónico; aumentar o número de turistas; recuperar e preservar o património arquitetónico e histórico-cultural como elemento chave da identidade de Elvas e qualificar o espaço e ambiente urbanos.

Órgão da Antiga Sé de Elvas Restaurado

No âmbito dos projetos financiados está igualmente a conservação e restauro dos órgãos históricos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Elvas – Antiga Sé, num investimento de 150 mil euros, comparticipados pelo FEDER em 105 mil.