1º Simpósio do Café, Saúde e Sociedade com balanço positivo

Simposio24Maio2014O 1º Simpósio do Café, Saúde e Sociedade chegou este sábado, dia 24, ao fim no Centro de Ciência do Café em Campo Maior.

João Manuel Nabeiro, administrador do Grupo Delta Cafés, faz balanço “positivo da iniciativa que contribuiu para um melhor conhecimento deste produto que é o café”. O administrador garantiu que “este género de iniciativas vai ser um dos propósitos do centro”.

Na manhã deste sábado, dia 24 maio, o Simpósio contou com a abordagem sobre o tema dos “Efeitos do Consumo do Café”, nas áreas dos “benefícios do café, mito e crenças”; “o café a nutrição” e a “cafeína a nível cardíaco”. O segundo painel teve como tema central “O café na Sociedade”, no qual serão discutidos o “café memória”; “código do café. O consumidor como centro” e “as rotas do café. Sociedade e Linguística”.

Euromilhões: Jackpot de 66 milhões

EuromilhoesO segundo prémio do Euromilhões saiu a três apostadores, um deles em Portugal. O boletim registado em território nacional vale o montante de 530.046,24 €, o que acontece pela segunda vez consecutiva.

A combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira é composta pelos números 3, 8, 31, 34 e 47 e as estrelas 9 e 11.

Visto não ter havido nenhum vencedor do primeiro prémio, na próxima terça-feira haverá jackpot de 66 milhões de euros.

Cooperativa de Borba exporta azeite

AzeiteBorba

Cooperativa de Olivicultores de Borba exporta 30% da produção de azeite engarrafado para os mercados do Brasil, Alemanha, Holanda, Singapura, França e Angola.

 A cooperativa, que produz azeite com Denominação de Origem Protegida (DOP), pretende, este ano, aumentar as exportações para os mercados onde já conquistou clientes, sobretudo para o Brasil, Alemanha e França.

A cooperativa iniciou este ano as exportações para Angola, embora em pequena quantidade, e pretende também começar a exportar para a Suíça.

Em 2013, a Cooperativa de Olivicultores de Borba, uma das principais do Alentejo, recebeu 2,1 milhões de quilos de azeitona, o que correspondeu a 310 mil litros de azeite, a cooperativa tem em fase de conclusão um projecto de investimento de 200 mil euros, com 30% de apoios comunitários, que envolve uma linha completa de engarrafamento, melhoria nas instalações, um armazém para azeite e uma pequena estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

Fundada em 1951, a Cooperativa de Olivicultores de Borba, que produz a marca “Dom Borba”, tem cerca de mil associados e abrange vários concelhos dos distritos de Évora e Portalegre.

O azeite “Dom Borba” já foi premiado com medalhas de ouro e ouro prestígio nos concursos Terra Olivo, em Jerusalém (Israel).

AF Portalegre: Campeonato Sénior termina hoje

Bola_1Realiza-se hoje, pelas 17:00 horas, a última jornada do Campeonato Distrital Sénior da AF Portalegre.

O já campeão distrital, o Eléctrico FC recebe, no Municipal de Ponte de Sôr, o GDR Gafetense.

Quanto aos restantes jogas: Santo Amaro – Os Gavionenses; Mosteirense – Terrugem; Crato – Montargilense; Fronteirense – Arronches e Degoladense – Condestável.

Rastreio “Cardiologia Consigo” hoje em Évora

rastreio_Cardiologia_ConsigoO Serviço de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo de Évora organiza, este sábado, o rastreio “Cardiologia Consigo”.

Esta ação de sensibilização vai decorrer entre as 9h e as 13h, na Praça 1.º de Maio, junto ao Mercado Municipal, em Évora.

Esta iniciativa tem como objetivo, sensibilizar a população para a importância do controlo dos fatores de risco cardiovascular, através de ações de rastreio, avaliação, prevenção e encaminhamento de cidadãos com fatores de risco cardiovascular.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. No entanto, a maior parte dos fatores de risco para estas doenças são controláveis ou modificáveis, pelo que as ações de sensibilização junto da população podem ter uma influência determinante no número de doentes atingidos por este tipo de patologia.