Futebol Nacional: Operário – “O Elvas”, domingo nos Açores

BolaRedes“O Elvas” joga no campo do Operário, em Lagoa, na 12ª jornada da Série G da segunda fase do campeonato nacional de seniores. Este encontro na ilha de São Miguel é às 16 horas do próximo domingo, dia 4.

Com possibilidades muito reduzidas de assegurar a manutenção no campeonato nacional, o Clube Alentejano de Desportos apresenta-se nos Açores no sétimo e penúltimo lugar, com 19 pontos. Por seu lado, os insulares estão tranquilos, na terceira posição com 33 pontos.

Além deste encontro no arquipélago açoriano, esta ronda fica completa com três partidas no continente, marcadas igualmente para as quatro da tarde de domingo: Casa Pia – Praiense, Sintrense – Futebol Benfica e 1º de Dezembro – Ideal.

“À Conversa Com” Amílcar Valadas e Ana Paula Barrocas

VeteranoVBoimA equipa de iniciados de Futsal do Grupo de Vila Boim “Os Veteranos” joga este domingo, 4 de maio, a final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) frente ao Almansor Futebol Clube, no Pavilhão Municipal de Nisa.

Amílcar Valadas e Ana Paula Barrocas (na foto), da direção do Grupo de Vila Boim “Os Veteranos”, estão na edição de hoje do “À Conversa Com” para falar sobre esta equipa, o percurso da mesma na competição e os projetos para um futuro próximo.

“Esta equipa foi formada um pouco para dar resposta e utilização ao Pavilhão Polidesportivo recentemente inaugurada na vila”, explica Amílcar Valadas. Sendo que a equipa se formou uma semana antes da competição ter início, “não se ia com qualquer tipo de previsão, nem nunca sequer foi pedida aos atletas qualquer vitória”, acrescenta.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O presidente da coletividade assegura que “o percurso não foi fácil”, mas “houve uma grande entrega” por parte dos jovens atletas: “trabalharam fisicamente para poderem estar em competições com alguma dignidade”.

A equipa de iniciados de Futsal de “Os Veteranos” é composta por Luís Almas, André Catita, António Dias, Igor Lopes, André Barrocas, Rúben Martins, Pedro Ferreira e Paulo Ganhão.

Ana Paula Barrocas assegura que está planeada uma requalificação da sede de “Os Veteranos” de Vila Boim, dado que “as paredes e o teto estão muitos degradados”. As obras têm início previsto para a próxima semana.

Campo Maior Solidário promove jantar com pratos económicos

CampoMaiorSolidarioJantarEconomicoO projeto Campo Maior Solidário promoveu na passada terça-feira, 29 de abril, um jantar, com pratos saudáveis e económicos, elaborados pelos alunos do Curso de Aprendizagem de Técnico de Cozinha e Pastelaria, ministrado pela Delta Serviços em parceria com o IEFP.

Os alunos confeccionaram os pratos com base em produtos disponíveis na Loja Social, sendo que o jantar foi dirigido aos beneficiários deste projeto.

Para além dos parceiros sociais, estiveram presentes no jantar, em representação do município, o presidente Ricardo Pinheiro e a vereadora Isabel Raminhas.

11ª edição dos Sabores do Toiro Bravo prossegue em Coruche

11_edio_dos_Sabores_do_Toiro_BravoA 11ª edição dos Sabores do Toiro Bravo prossegue em Coruche. Hoje a animação musical está a cargo do grupo Al Kabir e Sevilhanas.

No sábado, junto à praça de toiros, há cortejo de cabrestos, pelas 11h00, seguindo-se uma demonstração de condução de cabrestos. Os almoços vão ser animados pelos grupos musicais “Pilha Galinhas” e “Trinca Espinhas”. Pelas 16h00, os visitantes podem assistir a um treino de forcados dos Amadores de Coruche e dos Amadores Real Moura. Será feita uma demonstração de cernelhas e haverá uma vaca para ser lidada pelos mais curiosos. Pelas 19h00 actuam os grupos musicais “Cachaba” e “Pilha Galinhas”. Às 22h00 sobe ao palco da arena da praça de toiros a banda da Sociedade de Instrução Coruchense.

No último dia do certame, comemora-se o Dia da Mãe, e por isso, a partir das 10h00, há “Ginástica para Mães e Bebés”, na praça de água, junto à praça de toiros. Uma hora mais tarde vai haver demonstração de toureio a pé pela Academia de Toureio do Campo Pequeno. Às 12h30 é tempo de teatro com o grupo de Coruche, “ContaCenas”, seguindo-se a actuação musical do duo Laura Macedo e Marcelo.

Durante os quatro dias de certame poderão ser apreciadas algumas exposições. Até domingo estará patente a exposição “José Simões, toureiro com coração”, encerrando o ciclo comemorativo dos 50 anos de alternativa do matador de toiros de Coruche, José Simões. Também no próximo fim-de-semana vai ser apresentada a 1ª Exposição de Clássicos, dedicada a carros e motos clássicos que poderá ser visitada no edifício da antiga central de camionagem.

No exterior da praça de toiros vão estar várias associações do concelho representando o que de melhor têm para divulgar nomeadamente ao nível da doçaria tradicional. Vão estar presentes o Rancho Folclórico Regional do Sorraia, a Associação Cultural, Social e Recreativa do Rebocho, Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra e Rancho Folclórico de São José da Lamarosa.

Feira do Pão e Doçaria em Montemor-o-Novo

FeiraPaoMontemor2014O pão tradicional alentejano e a doçaria conventual estão em destaque no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo.

Integrados no programa da Feira do Pão e Doçaria, estão a exposição “O Açúcar”, o Espaço “O Pão de Montemor” (exposição e venda de pão do concelho), o concurso de doçaria, animação musical e mostra de artesanato.

A XI Feira do Pão e Doçaria abre ao público esta sexta-feira às 18 horas e assim permanece até às 24 horas. No sábado, dia 3 de maio, entre as 18 e as 24 horas e no domingo, dia 4 maio, das 10 e as 20 horas.

João Oliveira em sessão pública da CDU de Campo Maior

JoaoOliveiraPCPA Comissão Concelhia da Coligação Democrática Unitária (CDU) de Campo Maior promove no próximo domingo, 4 de maio, uma sessão pública em defesa dos serviços públicos, com a presença de João Oliveira (na foto), deputado à Assembleia da República e membro da Comissão Política do Partido Comunista Português (PCP).

Com a inicitiava, a CDU pretende esclarecer a população sobre o que são os serviços públicos, “qual a sua origem, quem os paga, com que intuito foram concebidos, quem tem direito a usufruir e qual o futuro destes mesmos serviços, fundamentais num verdadeiro estado social”.

A sessão pública decorre no Centro Comunitário de Campo Maior, pelas 16 horas.

Aumento do IVA preocupa cidadãos

calculadoraO IVA vai aumentar de 23% para 23,25% e a Taxa Social Única (TSU) sobe 0,2% para os 11,2% em 2015.

Ao mesmo tempo, o Governo promete repor os cortes salariais na Função Pública nos próximos cinco anos e aliviar a CES (Contribuição Extraordinária de Solidariedade), segundo consta do DEO (Documento de Estratégia Orçamental).

O primeiro-ministro, Passos Coelho, justifica que esta foi a forma encontrada para tornar o esforço igual e geral a todos os portugueses.

“0,25 % do IVA e 0,2% da TSU custaram menos a suportar pela generalidade dos portugueses do que o mesmo valor só entre os pensionistas”, argumentou.

Reações: “Notícia muito grave”

A nossa reportagem saiu à rua para saber qual a reação a esta notícia por parte dos cidadãos.

Joaquim Conceição considera a notícia “muito grave para todos os setores de atividade, como comércio, indústria e agricultura. Os portugueses vão ter ainda menos poder de compra”.

Francisco, por sua vez, classifica o anúncio do aumento como “uma roubalheira. O IVA já é tão elevado em relação a outros países. Ficamos preocupados, claro que sim, e cada vez mais”.

Carlos Nunes diz sentir-se “indignado”, tanto mais que havia sido prometido pelo executivo de Passos que o IVA não iria aumentar.

No DEO, o Governo prevê que seja aplicada uma Tabela Remuneratória Única a partir de 1 de janeiro de 2015, passando todos os trabalhadores da administração pública a ter os salários calculados a partir desta grelha.

O objetivo governamental pretende que os vencimentos dos trabalhadores do Estado comecem a ser repostos em 2015, sendo alegadamente devolvidos 20% dos cortes já no próximo ano. Sendo feita a reposição progressiva ao longo dos próximos cinco anos, mas serão tidos em conta fatores como a evolução da massa salarial, a redução de efetivos e ganhos de eficiência nessa reposição.