“ALELUIAS” NA TERRUGEM (ELVAS)

aleluias2014A tradição das “Aleluias” voltou mais uma vez a cumprir-se na freguesia de Terrugem, concelho de Elvas.

À meia-noite a população saiu à rua com tachos, panelas e chocalhos para fazer barulho e animação.

O “esforço” da população foi compensado com a oferta de rebuçados e amêndoas. Mariana, como qualquer criança, vibra ao “colecionar” rebuçados no bolso que entusiasticamente vai recolhendo do chão à medida que vão sendo atirados de varandas e pontos mais altos da localidade.

António Brinquete considera que “toda a gente que é da Terrugem sabem que esta noite é uma alegria”. Catarina, natural de Lisboa, passa as férias da Páscoa na casa dos avós, na Terrugem, e confessa “todos os anos é igual e muito divertido”.

Páscoa: Borrego é degustado no Campo

enxara20No Alentejo, a tradição de Páscoa está muito ligada à natureza, na qual, de uma maneira geral, os alentejanos vão para o campo desfrutar da beleza primaveril que nos inunda de cores e cheiros, abrindo o apetite para a gastronomia tradicional neste dia: o borrego e o folar.

A vila de Campo Maior fica praticamente deserta porque a maioria da população, incluindo famílias inteiras, se mudam literalmente para as margens do rio Xévora, junto do Santuário de Nossa Senhora da Enxara, a poucos quilómetros da aldeia de Ouguela e de Alburquerque.

Ver aqui Fotoreportagem

Na cidade de Elvas a tradição de ir comer o borrego para o campo é também cumprida, sendo que neste caso, os elvenses rumam para a Ajuda, nas margens do Rio Guadiana, onde comem o borrego assado.

Ver aqui Fotoreportagem