Aurora atuam a 1 de maio na Ovibeja

auroraA organização da Ovibeja anuncia mais um nome para o cartaz musical do evento que decorre de 30 de abril a 4 de Maio: os Aurora.

O grupo de quatro rapazes, que participou no talent show da SIC Factor X, atua na noite de 1 de maio, partilhando com o público da Ovibeja as músicas com as quais marcou a diferença no programa televisivo.

Os Aurora, grupo composto pelos bejenses Eduardo Monteiro e João Carrasqueira, David Silva, de Santa Maria da Feira e Tiago Araújo, de Barcelos, junta-se assim ao já confirmado Gabriel, o Pensador, no cartaz musical do evento. O brasileiro atua no primeiro dia do certame organizado pela ACOS – Agricultores do Sul.

18º Grande Prémio de Atletismo Comendador Rui Nabeiro é dia 29 de março

gpruinabeiro1Vai realizar-se em Elvas, no dia 29 de março (sábado), o XVIII Grande Prémio de Atletismo Comendador Rui Nabeiro, numa organização do Clube Elvense de Natação.

A competição pontua para o Circuito AADP de Corridas e Pista, encontra-se graduada com o Grau Nacional pela CNEC da Federação Portuguesa de Atletismo. Nesta prova será disputado o Campeonato Distrital de Estrada da AADP.

Poderão participar atletas masculinos e femininos dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Seniores e Veteranos.

 A concentração realiza-se no Estádio Municipal de Atletismo, com partida na sede do Clube Elvense de Natação e chegada ao Estádio. As inscrições podem ser feitas até ao dia 27 de março.

 

Maratona de leitura na Escola da Boa-Fé (Elvas)

leitura1O Agrupamento nº 1 de Elvas da Boa-Fé realiza ao longo do dia de hoje uma maratona de leitura.

A professora bibliotecária, Alexandra Silva, responsável pelo Agrupamento nº 1 de Elvas, explicou os objetivos da ação.

“Março é o mês da leitura e, este ano, a temática é o português. O nosso departamento de línguas optou por escolher a designação de “O Português no Mundo” para ser mais abrangente. A nossa maratona de leitura já é uma atividade recorrente. Participam encarregados de educação, professores, auxiliares e alunos”.

Gonçalo Pratas, 14 anos, é um jovem estudante que gosta de ler e considerou que “com estas iniciativas sempre há mais pessoas a ler, porque cada vez mais os jovens estão nos computadores e não leem”.

Os pais e encarregados de educação e até os avós foram convidados a participar. Maria del Cármen é avó e achou importante a iniciativa. “Fui convidada pelo meu neto e venho a fazer uma leitura de umas quadras que eu própria escrevi. Com estas iniciativas podemos ajudar as crianças a gostarem de ler e ouvir”.

Salão Ibérico do Casamento no “À Conversa Com”

CasamentoSalaoIbericoComeça amanhã, 14 de março, o Salão Ibérico do Casamento, que decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, até domingo, 16 de março.

Manuel Valério, vereador na Câmara Municipal de Elvas está na edição de hoje do “À Conversa Com” para dar a conhecer o certame. Também o estilista elvense Nuno Abelho é hoje convidado deste espaço de entrevista, dado que vai apresentar alguns dos seus trabalhos, durante um desfile, no domingo, último dia do Salão Ibérico do Casamento.

Manuel  Valério garante que neste certame vão estar disponíveis todos os produtos para a organização de um casamento, como “casas de noivas, decoração, agências de viagens, imobiliárias, empresas de eventos, entre outros”.

Desta vez, como explica Manuel Valério, “o lado direito da nave (do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas) ficou reservada só para a passerelle e para dois restaurantes”. “No intervalo das passagens de modelos haverá animação musical”, acrescenta.

Nuno Abelho apresenta alguns dos seus trabalhos no domingo, pelas 16 horas. “Vou mostrar uma coleção de vestidos de noiva e de festa e também já algumas peças para o inverno 2014/2015”, assegura o estilista. No que diz respeito às cores dos vestidos produzidos, o estilista revela que para “além do branco e do marfim, que são cores para as noivas”, os trabalhos contam com “preto, rosa, tons de cobre e de ouro”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

GNR fiscaliza uso de cinto de segurança e sistemas de retenção

SeatbeltGNRA Guarda Nacional Republicana intensifica, até domingo, dia 16 de março, a fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC), direcionando as ações para as vias onde as infrações por falta de uso dos dispositivos de retenção são mais frequentes.

De acordo com o Major Rogério Copeto, da GNR de Évora, “a utilização do cinto de segurança não só é obrigatória como pode salvar vidas”.

Serão levadas a cabo 2408 ações de fiscalização por um efetivo de 5417 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais.

No ano passado, no âmbito desta operação foram fiscalizados 51 106 condutores, dos quais 1767 circulavam em infração, por falta de cinto se segurança ou por não utilização do Sistema de Retenção de Crianças.

Dia Mundial do Rim assinala-se em Campo Maior

DiaMundialDoRimHoje, 13 de março, assinala-se o Dia Mundial do Rim.

Em Campo Maior, entre as 14h e as 17 horas, realiza-se uma ação de sensibilização com um rastreio para avaliar o risco de doença renal, no Jardim Municipal.

Em Portalegre, o rastreio acontece no Centro Comercial Fontedeira, entre as 14h e as 19 horas.

Alunos de Campo Maior manifestam-se pela qualidade no ensino

manif2Os alunos da Escola Secundária de Campo Maior manifestaram-se esta manhã, frente ao estabelecimento de ensino, para exigirem uma escola pública de qualidade.

“Os investimentos nas escolas não podem ser esmolas”, gritavam os jovens estudantes de Campo Maior, que aderiram ao “Dia Nacional de Luta” para exigirem o direito de estudar numa escola pública, gratuita e de qualidade.

Cláudia Gaminha, uma das alunas que participou nesta manifestação, assegura que “a aprendizagem está a ser afetada”, sendo que existem “turmas de 40 alunos” e, a cada diz que passa, uma maior “redução de professores e funcionários”.

manif1“Nós estamos aqui a reivindicar e a lutar por um direito que é nosso”, “está tudo descontente com as políticas tomadas pelo Governo”, assegura Carlos Cardoso, aluno do 10º ano.

Alunos de mais de cem escolas manifestam-se esta quinta-feira em todo o país para exigir mais financiamento para a educação, denunciando situações de salas de aulas sobrelotadas e secundárias sem espaço para acolher todos os seus estudantes.

Turma do Bem põe Portalegre a sorrir

dentistaTurmaDoBemPortalegre recebe esta tarde a Turma do Bem, Organização Não Governamental, cujo principal projeto é o Dentista do Bem.

Rui Correia, coordenador do projeto, realiza um rastreio de saúde oral totalmente gratuito na Escola Básica 2/3 José Régio, pelas 14 horas. Portalegre é, desta forma, a primeira cidade do distrito a ativar este projeto de saúde oral junto da sua população mais desfavorecida.

Os jovens selecionados serão em breve encaminhados para os consultórios dos Dentistas do Bem da cidade de Portalegre e serão acompanhados, de forma gratuita, por estes médicos dentistas até completarem 18 anos.

Campo Maior: Cancelado espetáculo “A Dona História”

CanceladoTeatroO espetáculo de teatro “A Dona da História”, que estava agendado para o próximo dia 15 de março e que marcava o início do evento Março – Mês do Teatro, em Campo Maior, foi cancelado.

De acordo com o município, o espetáculo foi cancelado, de forma unilateral, pela Sola do Sapato, empresa responsável pela produção da peça.

Não tendo sido possível substituir este espetáculo por outro com as mesmas características, o evento Março – Mês do Teatro começa no próximo dia 18 de março, com a peça “Camões, O Poeta Soldado”.

“O Elvas” abre as portas no jogo com o Operário

BolaO encontro entre “O Elvas” e o Operário, a realizar no próximo domingo dia 16 às 15 horas, vai ter portas abertas. De acordo com a direção do clube, reunida na noite passada, o acesso dos espectadores ao Estádio Municipal de Elvas vai ser livre, “para que um maior número de adeptos possa estar presente”, segundo um dirigente azul-e-ouro.

O Clube Alentejano de Desportos está a fazer uma excelente segunda fase, com dez pontos conquistados em quatro jogos, tendo, neste momento, três equipas abaixo de si, na tabela classificativa. Os açorianos do Operário são segundos classificados, mas os alentejanos querem assegurar mais três pontos, para o que entendem decisiva a presença de público em número mais elevado que o habitual.