Ruas de Campo Maior enchem-se para viver o Carnaval

CampoMaiorCarnaval2Marco2Cerca de 800 pessoas desfilaram nesta tarde de domingo pelas ruas de Campo Maior, para festejar o Carnaval. O cortejo de domingo, que habitualmente se faz na freguesia de Degolados, aconteceu este ano na vila, dado o cancelamento do desfile de ontem.

Apesar da chuva que se fez sentir durante quase todo o cortejo, a animação foi constante. Temas infantis, como os ratos mais famosos da Disney, o Gru Maldisposto e a Xana TocToc, pintores, músicos, guerreiros, anos 80 e mexicanos, marcaram o Carnaval 2014 de Campo Maior.

CampoMaiorCarnaval2Marco1Centenas de pessoas, que mesmo debaixo de guarda-chuvas, não quiseram ficar em casa e saíram à rua para assistir à festa.

O desfile arrancou por volta das 15h30 do Centro Comunitário de Campo Maior, percorreu as principais ruas da vila e terminou, já passavam das 17 horas, no mesmo local onde começou.

Ver aqui Foto Reportagem Parte I

Ver aqui Foto Reportagem Parte II

CARNAVAL: A FESTA SAIU À RUA EM ELVAS

carna2maroO primeiro corso do Carnaval Internacional de Elvas saiu para a rua na tarde deste domingo.Apesar da ameaça de alguma precipitação a festa não foi afectada.

Os cerca de 900 figurantes saíram à  rua e com muita animação e folia presentearam os visitantes num desfile que durou cerca de duas horas.

Os visitantes, mais uma vez oriundos de vários pontos da região e país, como Cascais, São João da Madeira ou Montemor-o-Novo, deram nota positiva às fantasias deste ano.carnaB2maro

Milhares de pessoas preencheram as ruas do centro histórico de Elvas para assistirem à festa.

O desfile volta a sair à rua na próxima terça-feira de Carnaval, a partir das 15 horas e amanhã, segunda-feira, à noite há Gala, no coliseu da cidade.

Elvas: Desfile de Carnaval hoje às 15 horas

CarnavalElvasEstá confirmado, o desfile marcado para a tarde deste domingo, dia 2 de março, vai-se realizar na cidade de Elvas.

Tal como ontem, os grupos carnavalescos reuniram esta manhã com o município para tomar uma decisão quanto à realização do corso.

Ontem, devido à chuva, o desfile foi anulado. Mas hoje, “os grupos vão sair à rua”, como assegura Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas.

O desfile tem início marcado para as 15 horas e as Rádios Campo Maior e Elvas acompanham com transmissão em direto.

EN4: Atropelamento provocou um morto

acidente1Um acidente, seguido de atropelamento, provocou uma vítima mortal ao início da noite de ontem, dia 1 de Março, ao km 154 na estrada nacional (EN) 4, entre Borba e Estremoz.

O homem, com 61 anos, foi assistido no local pelos Bombeiros Voluntários e SIV de Estremoz mas viria a falecer.

Desconhecem-se pra já as causas deste atropelamento. No local esteve também a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Futebol Nacional: “O Elvas” – Praiense joga-se hoje

bola1“O Elvas” recebe o Praiense, às 15 horas deste domingo 2 de março, no Campo Patalino do Estádio Municipal. O jogo é da terceira jornada da segunda fase, do campeonato nacional de seniores, manutenção.

Passadas duas rondas, os alentejanos estão no sétimo lugar com 9 pontos, enquanto os açorianos estão uma posição acima com 12 pontos. Mais três partidas têm lugar neste dia: Futebol Benfica – Casa Pia, 1º de Dezembro – Operário e Ideal – Sintrense.

Estremoz: Corso de Carnaval sai hoje e terça-feira às ruas

Carnaval-Estremoz-2014Estremoz festeja o Carnaval com os tradicionais corsos: um na tarde deste domingo e outro na terça-feira.

Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, assegura que esta é uma festa que serve, sobretudo, “para fazer esquecer as amarguras da vida”.

“Espero que o São Pedro ajude (…), temos muitos participantes, como tem sido hábito nos últimos anos, e portanto, digamos que o povo, mesmo com pouco dinheiro, vai-se divertindo”, alega o presidente da Câmara.

Cláudio Henriques e Sofia Mocho são os reis do Carnaval de Estremoz. Os corsos carnavalescos saem para a rua, tanto hoje, como na terça-feira, pelas 15 horas.

“Tudo o que temos cá dentro” patente em Monsaraz

unnamedA exposição de pintura “Tudo o que temos cá dentro”, de Ana Nunes, está patente na vila medieval de Monsaraz. A mostra integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e poderá ser apreciada até 4 de maio, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30, na Igreja de Santiago.

Ana Nunes dedica-se à pintura a óleo sobre tela. Autodidata, começou a pintar aos 24 anos e decidiu aperfeiçoar a sua técnica, tendo estudado com o Mestre Camol d’Évora.

Ver aqui Foto-Reportagem

As suas primeiras telas foram portas e janelas. Posteriormente ruas, cantos, recantos, paisagens e agora com mais enfoque na figura humana. Desde 2004 apresentou os seus trabalhos em mais de meia centena de exposições individuais e coletivas, maioritariamente no Alentejo. No seu currículo destaca os prémios obtidos nos concursos “Pintar Pavia ao Vivo”, em 2008 e 2012.

Bombeiros de Campo Maior organizam 8º Passeio TT Ouguela

CampoMaiorPasseioTTOuguela2014Os Bombeiros de Campo Maior organizam, no próximo dia 8 de março, sábado, o 8º Passeio Todo-o-Terreno Ouguela.

Como explica o comandante dos Bombeiros da vila, Miguel Carvalho, este ano o Grupo Motard de Campo Maior juntou-se à organização deste evento, sendo que “as verbas angariadas revertem, na totalidade”, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

A hora de partida está marcada para as 9 horas e às 13 horas há almoço nas instalações da corporação. Duas horas mais tarde, dá-se início a uma prova de pista de obstáculos, sendo que mais tarde há porco no espeto. Este dia termina com animação musical, às 21 horas, com artistas locais e Dj’s.

As inscrições para este passeio devem ser feitas até dia 5 de março, junto dos bombeiros de Campo Maior, ainda que possam ser feitas até ao próprio dia do evento.

Foliões de Campo Maior devem sair hoje à rua

CarnavalCampoMaior2014Ontem, como estava previsto inicialmente, não houve desfile de Carnaval em Campo Maior, devido às condições meteorológicas. Hoje, se a chuva não aparecer, os foliões campomaiorenses saem às ruas para os festejos carnavalescos.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara, explica que é importante o município continuar a apostar no Carnaval: “é importante, mesmo numa altura de austeridade continuar a apostar em determinados eventos culturais e claro que o Carnaval é uma delas tanto para a comunidade escolar como para a faixa etária mais velha”. Esta festa “é um motivo de celebração e de alegria” e vai continuar a ser realizada, com o “apoio do município”.

O desfile tem início marcado para as 15 horas, no Centro Comunitário de Campo Maior.