SPEM promove sessão de Dança Terapia em Campo Maior

DancaTerapia1A Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) promoveu esta tarde, no Centro Cultural de Campo Maior, uma sessão de terapia, através da dança oriental, para mulheres portadoras da doença. 

Letícia Garcia, professora de dança, assegura que o objetivo desta sessão passou por “levar este grupo de mulheres, de todas as idades, independentemente da sua condição física, a descobrir o seu próprio corpo, o seu eu, a poderem descontrair e interagir com as outras pessoas”. “A dança oriental acaba por ser uma terapia para a mulher (…) e trabalha muito a auto-estima”, assegura Letícia. 

Ana Santa, uma das participantes desta sessão, assegura que gosta destas iniciativas por poder “conviver com outras pessoas que têm a mesma doença”. Já Sandra Carvalho garanta que, sempre que pode, participa “em todas as iniciativas promovidas pela SPEM”.

IPP recebe Colóquio Transfronteiriço no sábado

ColoquioTransfronteiricoIPPA Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) recebe este sábado, dia 15 de fevereiro, o 1º Colóquio Transfronteiriço, sob o lema “Políticas educativas de inclusão em contexto escolar”.

João Emílio Alves, professor da ESE, assegura que este colóquio é organizado “em parceira com a Universidade do Minho e também com o Fórum Português de Administração Educacional, que por sua vez também envolveu a sua congénere espanhola”.

De acordo com o professor, num primeiro momento, este colóquio vai servir para “apresentar e discutir um conjunto de linhas gerais, em contexto mais teórico, sobre as políticas educativas relacionadas com as questões de inclusão social nas escolas”. “Numa segunda parte vamo-nos focar naquilo que são boas práticas, naquilo que são exemplos concretos em Portugal e Espanha justamente sobre o mesmo tema”, acrescenta João Emílio Alves.

O 1º Colóquio Transfronteiriço, que tem por objetivo a troca de ideias e experiências educativas em Portugal e Espanha, é aberto a toda a população e tem início marcado para as 10 horas.

Raquel Guerra concorre ao Festival RTP da Canção

RaquelGuerraA cantora elvense Raquel Guerra (na foto), 29 anos, é uma das concorrentes do Festival RTP da Canção (FC2014) e está hoje no “À Conversa Com”. A cantora interpreta a música intitulada “Sonhos Roubados” assinada por Nuno Feist e Nuno Marques da Silva.

Raquel confidenciou-nos que “sempre foi um sonho pisar o palco do Festival da Canção” e foi com “muita surpresa” que recebeu o convite, por telefone, de Nuno Feist.

A música “é muito forte, com uma letra muito poderosa (…) espelha o que se passa no nosso país. É uma mensagem de liberdade, uma vez que fala em sonhos que nos foram roubados, mas que através da canção podem ser novamente resgatados”.

A semifinal conta com a apresentação de dez canções, no dia 8 de março, no Convento do Beato. As cinco músicas mais votadas passam à final de 15 de março. As votações só podem ser feitas através do “televoto”, tendo sido extinta a figura do júri.

Se for a representante de Portugal, Raquel Guerra irá estar no Festival da Eurovisão, este ano, a decorrer na Dinamarca.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Barragem do Caia com testes de descarga

barragemCaiaA Barragem do Caia, que abrange os concelhos de Campo Maior, Elvas e Arronches, está a fazer testes de descarga.

Aristides Chinita, dirigente da Associação de Beneficiários do Caia, em declarações à Rádio Campo Maior esta manhã, afirmou que “nos últimos três dias entraram na ordem dos 17 milhões de metros cúbicos, o que nos levou desde ontem, quarta-feira, a fazer testes de descarga para evitar descargas automáticas aceleradas e com prejuízo na zona ribeirinha (…) a situação está estável e controlada em relação à chuva que temos neste momento”.

Portalegre: Mulher atropelada em passadeira para peões

passadeiraUma mulher foi atropelada, cerca das 8 horas de hoje, quando atravessava uma passadeira para peões na Avenida da Liberdade, em Portalegre.

A vítima, de 49 anos, sofreu ferimentos ligeiros, e foi transportada para o hospital de Portalegre.

No local esteve uma ambulância e a PSP.

Este é já o quinto atropelamento registado na cidade, desde o dia 1 de janeiro.

Município de Avis na BTL 2014

BTLO Município de Avis vai voltar a estar presente em mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que, no ano de 2014, irá realizar a sua 26ª exposição, entre os dias 12 e 16 de Março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, situada no Parque das Nações, em Lisboa.

No âmbito da sua participação neste grande certame internacional de turismo, definido como um evento agregador de uma oferta turística à escala mundial que num único espaço reúne os principais agentes turísticos e dá a conhecer a profissionais e ao público em geral as melhores oportunidades de negócio, a Autarquia de Avis vai voltar a apresentar-se integrada no espaço institucional da Turismo do Alentejo – ERT (Entidade Regional de Turismo), com o objetivo de criar condições para atrair novos turistas e visitantes, fundamentais ao desenvolvimento e crescimento deste sector económico na Região Alentejo e, particularmente, no Concelho de Avis.

Dia Mundial da Rádio assinala-se hoje

radioAssinala-se hoje, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio.

A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A Rádio Campo Maior esteve à conversa com alguns ouvintes para saber a importância que a Rádio tem nas suas vidas e no seu dia-a-dia.

António Canhoto considera que a rádio “tem muita importância” no seu dia-a-dia, afirmando que “ouço no carro, casa e no trabalho”. O ouvinte atesta que as novas tecnologias não retiraram espaço à rádio, uma vez que “podemos estar no facebook e na internet e a ouvir rádio ao mesmo tempo”. Filomena Silva assegura que “a rádio é a minha companhia, apesar de ninguém estar presente, sentimos que não estamos sós”.

Marta Charrua gosta de ouvir rádio para “estar informada”. Por sua vez, Maria Baptista confessa que a “rádio é um despertar ótimo”.

A data foi escolhida, pois foi neste dia, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

Músico Kikas na RTP África e TV Extremadura

robertocabralO músico elvense Roberto Cabral (na foto), também conhecido por “Kikas”, vai estar esta sexta-feira, dia 14, às 16 horas, no programa da RTP África “Bem vindos”.

À Rádio Campo Maior, o cantor explicou o objetivo da entrevista neste canal, que passou por dar a conhecer o seu percurso e os projetos por onde já passou.

“Fui convidado para este programa devido à minha ligação com África, uma vez que os meus pais são angolanos (…) tive possibilidade de falar de todos os projetos musicais nos quais estou ou já estive envolvido”.

Kikas fez-se acompanhar por Francisco Nascimento (Kiko) e juntos interpretaram três musicas de “Sem Origem” em acústico: Ópio, Casa Mundo e Seis Passos no Escuro.

Este sábado, dia 15, o músico elvense marca presença na T.V. Extremadura, no programa “Falamos Português”.

Crianças de Campo Maior a “Construir Amor”

amorConstruirCampoMaiorA Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, para celebrar o Dia dos Namorados, que se assinala amanhã, preparou uma iniciativa especial – institulada de “Construir Amor” – dirigida aos alunos do Pré-Escolar, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Jardim de Infância “O Despertar” e do Centro Educativo Alice Nabeiro.

As crianças vão dar forma a um puzzle gigante, relacionado com o tema “Amor”, sendo que cada turma é responsável pela construção de uma peça. O puzzle ganha forma, entre hoje e amanhã, na Biblioteca Muncipal de Campo Maior.

Aprovados cursos superiores de curta duração

alunos-universidadeForam aprovados em Conselho de Ministros os cursos superiores de curta duração.

Estes cursos, de dois anos, vão ser ministrados pelos institutos politécnicos e abrem o leque de possibilidades aos jovens que acabam o secundário e que, desta forma, podem sair para o mercado de trabalho com um diploma de técnico superior profissional.

Para o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, esta é uma oferta que vai atrair uma parcela importante dos jovens, mas que representa “um esforço redobrado dos politécnicos”.

José Ferreira Gomes assegura que estes cursos vão ter uma “componente geral muito forte, com um segundo ano que vai incorporar uma componente de formação profissional, ainda em ambiente de sala de aula, juntamente com um estágio numa empresa”.

Já Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, vê com grande dificuldade a abertura destes cursos, dado que considera que “a coexistência entre estes cursos e os cursos de especialização tecnológica não é possível”.