Recolha de medula óssea esta terça-feira no IPP

medula_osseaEsta terça-feira, dia 4 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tem lugar a apresentação da VIDA para DAR – Movimento Social para a doação de medula óssea.

Neste dia comemora-se o dia mundial da luta contra o cancro e é, por isso, a oportunidade para tornar as pessoas conscientes da luta que muitos travam nas suas vidas neste momento.

A VIDA para DAR, surge para apoiar e acompanhar o Luiz “Jamba” Rosado, originário do Crato e funcionário do IPP, a quem foi diagnosticada Leucemia em Abril de 2013.

Desde janeiro deste ano, o Luiz está na lista de pessoas que esperam um dador compatível, uma vez que não é possível curar-se por via dos tratamentos habituais nestes casos.

https://radiocampomaior.com/plugins/editors/jce/tiny_mce/plugins/article/img/trans.gifEste movimento social quer esclarecer, envolver e ativar, todas as pessoas a favor da VIDA, numa luta contra a leucemia e contra a desinformação que existe sobre esta situação.

No dia 16 de Janeiro deste ano aconteceu a primeira recolha de dador de medula óssea e, até ao momento, já mais de duas centenas de pessoas responderam positivamente a este apelo de dar VIDA a alguém.

Esta terça-feira, dia 4 de Fevereiro, pelas 17 horas, acontece mais uma recolha de dadores de medula óssea, nas Instalações dos Serviços Centrais do IPP.

Ao ser dador é apenas é retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada. Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial Bone Marrow Donors Worlwide (BMDW).

Sorteio da 2ª fase do CNS foi esta manhã

o_elvas“O Elvas” vai começar a segunda fase do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) no dia 16 de fevereiro, com uma deslocação ao terreno do Futebol Benfica (foto à esquerda), equipa que parte na última posição.

O calendário ditou ainda os seguintes jogos, 23 de fevereiro, “O Elvas”- Sporting Ideal; 2 de março, “O Elvas” – Praiense; 9 de março, Casa Pia – “O Elvas”; 16 de março, “O Elvas” – Operário; 23 março, Sintrense – “O Elvas”; e 30 de março, “O Elvas” – 1º Dezembro. A segunda volta disputa-se entre 6 de abril e 25 de maio.

“Azeitona Segura 2013” termina com detenção de 40 pessoas

azeitonaO Comando Territorial de Portalegre, através dos Destacamentos Territoriais de Portalegre, Nisa, Elvas, Ponte de Sôr e Destacamento de Intervenção, realizou, entre dia 1 de Novembro de 2013 e 31 de Janeiro de 2014, a operação “Azeitona Segura 2013”. Esta operação decorreu também a nível nacional e teve como objetivo intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona de modo a promover um clima de segurança e protecção de pessoas e bens durante o desenrolar da campanha da azeitona.

No âmbito desta operação no distrito de Portalegre, registaram-se 18 crimes, a que corresponderam as detenções de 40 pessoas. Foram apreendidos 13.909 quilogramas de azeitona.

No balanço deste ano, o Comando Territorial de Portalegre contou com 4058 militares empenhados ao longo dos três meses, tendo efectuado 356 ações de fiscalização e sensibilização, que resultaram na elaboração de 17 autos de contra-ordenação por falta de guias de transporte e infracções à legislação rodoviária. Foram ainda identificadas por suspeita da prática de furto de produtos agrícolas 27 pessoas.

O distrito de Portalegre caracteriza-se como uma região agrícola por excelência, na qual tem grande expressão a olivicultura e seus derivados, principalmente a sua preparação, transformação e produção em lagares de azeite, principalmente na área territorial correspondente ao Destacamento de Territorial de Elvas, onde se registaram mais tentativas de furtos e detenções neste âmbito.

 

Projetos de Formação exibem-se na Secundária de Campo Maior

projetosformacaoCampoMaiorA Escola Secundária de Campo Maior recebeu, entre os dias 28 e 30 de janeiro, uma primeira ronda de demonstração dos Projetos de Formação do município, no que diz respeito à Dança Oriental, Sevilhanas e Viola Clássica.

A iniciativa, no âmbito do programa CLDS+, procurou dar seguimento às ações desenvolvidas relativas à promoção do sucesso escolar do projeto Campo Maior Vila Solidária da Europa e atrair os jovens para a participação em atividades lúdicas, oferecidas pelo município.

Projeto “2014 Kontigo” a correr pelos bombeiros

2014kontigo365 dias, 2014 quilómetros e dois atletas são os pré-requisitos para participar no projeto “2014 Kontigo – Correr pelos Bombeiros”, desenvolvido por Luís Nogueiro.

O objetivo é ajudar as corporações de bombeiros de todo o país, como explicou à Rádio Campo Maior, o mentor da ideia.

A adesão está a ser positiva, mas era desejável que “fossem mais”. O Alentejo, nomeadamente o concelho de Portalegre, parte em grande vantagem para o desafio. Atualmente estão inscritas “50 pessoas”.

Percorrer 2014 quilómetros, a andar ou a correr, durante o ano, por duas pessoas e, no final, contribuir com 24 euros para a corporação de bombeiros mais próxima é o objetivo da ideia desenvolvida por Luís Nogueiro. As inscrições podem ser feitas através do mail 2014kontigo@gmail.com.

GNR deteve 110 pessoas no âmbito da “Operação Baco”

GNR1A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 110 pessoas, no âmbito da “Operação Baco 2014”, com taxa igual ou superior a 1,20 gramas de álcool no sangue.

Durante o dia de ontem, domingo, foram realizados 6.810 testes de alcoolemia na segunda grande operação deste ano de fiscalização da condução sob efeito de álcool e drogas, sendo que 293 condutores estavam sob influência de álcool. Foram ainda detidas 18 pessoas por falta de habilitação legal para conduzir.

As ações de fiscalização realizaram-se nas vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, nomeadamente nos acessos e imediações de estabelecimentos de diversão noturna.

No ano de 2013, no âmbito destas ações, foram testados 1.142.176 condutores, tendo sido detetados 30.786 condutores com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,50 gramas por litro, dos quais 12.247 conduziam com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,20 gramas por litro (taxa crime).

No âmbito da primeira “Operação Baco 2014”, foram testados 4.805 condutores, dos quais 152 conduziam com taxa de álcool superior à permitida por lei, tendo 58 destes condutores sido detidos.

José Carvalho reeleito presidente dos Bombeiros de Campo Maior

joseCarvalhoBombeirosCampoMaiorOs novos órgãos sociais da Associação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, para o triénio 2014-2016, tomaram posse no passado dia 29 de janeiro. José Carvalho (na foto) foi reeleito presidente e Manuel Silva foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Durante a cerimónia de tomada de posse, Silvério Correia, membro da direção anterior, foi distinguido como Sócio Honorário.

Câmara de Elvas cria site sobre património mundial

internetA Câmara Municipal de Elvas está a construir um site dedicado ao património da cidade.

Elsa Grilo, vice presidente na autarquia elvense, apresentou o projeto, afirmando que “está a ser preparado um novo site – Elvas Património Mundial, que será apenas dedicado ao património e às atividades direcionadas para a vertente turística e outras ações que serão divulgadas oportunamente. Será um ano de continuação do trabalho que já realizámos na área do turismo”.

Estudo de insucesso escolar apresentado na Secundária de Campo Maior

CapacitarJovensCampoMaiorFoi apresentada, no passado dia 29 de janeiro, na Escola Secundária de Campo Maior, a iniciativa “Capacitar os jovens para a realização pessoal”. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do programa CLDS+ de Campo Maior, foi apresentada pela EPIS – Empresários pela Integração Social.

A apresentação teve como principal objetivo a divulgação dos resultados obtidos num estudo desenvolvido junto da comunidade escolar, para identificar jovens com potencial risco de abandono e insucesso escolar. O estudo foi desenvolvido por uma equipa técnica do projeto Campo Maior Vila Solidária da Europa (CMVSE).

Para além do abandono e insucesso escolar, o projeto CMVSE tem mais dois eixos de ação: Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento comunitário e Integração Social da Comunidade Cigana.