Esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tem lugar a apresentação da VIDA para DAR – Movimento Social para a doação de medula óssea.
Neste dia comemora-se o dia mundial da luta contra o cancro e é, por isso, a oportunidade para tornar as pessoas conscientes da luta que muitos travam nas suas vidas neste momento.
A VIDA para DAR, surge para apoiar e acompanhar o Luiz Jamba Rosado, originário do Crato e funcionário do IPP, a quem foi diagnosticada Leucemia em Abril de 2013.
Desde janeiro deste ano, o Luiz está na lista de pessoas que esperam um dador compatível, uma vez que não é possível curar-se por via dos tratamentos habituais nestes casos.
Este movimento social quer esclarecer, envolver e ativar, todas as pessoas a favor da VIDA, numa luta contra a leucemia e contra a desinformação que existe sobre esta situação.
No dia 16 de Janeiro deste ano aconteceu a primeira recolha de dador de medula óssea e, até ao momento, já mais de duas centenas de pessoas responderam positivamente a este apelo de dar VIDA a alguém.
Esta terça-feira, dia 4 de Fevereiro, pelas 17 horas, acontece mais uma recolha de dadores de medula óssea, nas Instalações dos Serviços Centrais do IPP.
Ao ser dador é apenas é retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada. Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial Bone Marrow Donors Worlwide (BMDW).


“O Elvas” vai começar a segunda fase do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) no dia 16 de fevereiro, com uma deslocação ao terreno do Futebol Benfica (foto à esquerda), equipa que parte na última posição.
O Comando Territorial de Portalegre, através dos Destacamentos Territoriais de Portalegre, Nisa, Elvas, Ponte de Sôr e Destacamento de Intervenção, realizou, entre dia 1 de Novembro de 2013 e 31 de Janeiro de 2014, a operação Azeitona Segura 2013. Esta operação decorreu também a nível nacional e teve como objetivo intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona de modo a promover um clima de segurança e protecção de pessoas e bens durante o desenrolar da campanha da azeitona.
A Escola Secundária de Campo Maior recebeu, entre os dias 28 e 30 de janeiro, uma primeira ronda de demonstração dos Projetos de Formação do município, no que diz respeito à Dança Oriental, Sevilhanas e Viola Clássica.
365 dias, 2014 quilómetros e dois atletas são os pré-requisitos para participar no projeto 2014 Kontigo Correr pelos Bombeiros, desenvolvido por Luís Nogueiro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 110 pessoas, no âmbito da “Operação Baco 2014”, com taxa igual ou superior a 1,20 gramas de álcool no sangue.
Os novos órgãos sociais da Associação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, para o triénio 2014-2016, tomaram posse no passado dia 29 de janeiro. José Carvalho (na foto) foi reeleito presidente e Manuel Silva foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A Câmara Municipal de Elvas está a construir um site dedicado ao património da cidade.
Foi apresentada, no passado dia 29 de janeiro, na Escola Secundária de Campo Maior, a iniciativa Capacitar os jovens para a realização pessoal. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do programa CLDS+ de Campo Maior, foi apresentada pela EPIS Empresários pela Integração Social.