Parque Temático Natural Alqueva em Olivença

parquealquevaA Junta Regional da Extremadura divulgou, na passada semana, os pormenores de um projecto que pretende instalar no território de Olivença: o Parque Temático Natural Alqueva.

A região de Olivença, que integra a comunidade autónoma da Extremadura, abrange uma área com 430 quilómetros quadrados e é banhada pelas águas do Alqueva numa extensão superior a 50 quilómetros, entre a confluência do rio Caia e a ribeira de Cuncos, no concelho de Mourão.

Para além da história e da tradição, o parque natural vai oferecer aos que o visitam a possibilidade de utilizar corredores ecofluviais, percorrer uma zona de especial de protecção das aves para observar a flora natural e “mergulhar” nas águas da albufeira do Alqueva, onde se podem praticar actividades aquáticas.

O voo em parapente, a pesca e a criação de percursos que incluem a visita a castelos e aldeias medievais também estão previstos no projecto dinamizado pelo Conselho de Fomento, Habitação, Ordenamento do Território e Turismo da Extremadura, em que participam os municípios de Olivenza, Alconchel, Cheles, Táliga e Villanueva del Fresno e 45 empresas da região.

O centro de recepção para os que pretendam visitar o parque natural e a albufeira do Alqueva será instalado no Convento de S. João de Deus, em Olivença.

As ligações de Olivença a Portugal serão realçadas numa das vertentes do projecto – Alqueva Cultural –, com os seus promotores a realçar a importância da descoberta do património histórico e a cultura das comunidades portuguesas que rodeiam o grande lago Alqueva.

 

Gabinete Alzheimer Maior no “À Conversa Com”

RosliaGuerraDesde o dia 11 de janeiro que Campo Maior conta com um gabinete de apoio a doentes de Alzheimer: o Gabinete Alzheimer Maior.

Este projeto é desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e “surgiu pela constatação de uma realidade que tem muita expressão a nível nacional, mas também com muita incidência no concelho de Campo Maior”, como assegura Rosália Guerra (na foto), socióloga na Santa Casa, convidada da edição de hoje do “À Conversa Com”.

“Começámos logo por fazer uma ação conjunta com a GNR que nos leva até sítios mais isolados e permite-nos chegar a pessoas que precisam de informação sobre a realidade da demência”, adianta a socióloga. Para além disso, “já começámos a fazer atendimento psicológico, visitas ao domicílio e já contactámos algumas instituições, não só de Campo Maior, mas também de Arronches e Elvas, que também serão abrangidas pelo gabinete”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Os sintomas da doença são também apresentados ao longo desta entrevista.

Dia Mundial do Cancro assinala-se a 4 de fevereiro

cancroNo próximo dia 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende, neste dia, alertar para a doença com especial foco na prevenção e promoção de medidas de saúde globais contra este flagelo.

Um terço das mortes de cancro podem ser evitadas através de adoção de medidas de promoção de saúde. Esta promoção passa pela educação, clarificação de mitos ou ideias pré concebidas e alteração de fatores comportamentais de risco, nomeadamente consumo de álcool, tabaco, dieta pobre e inatividade física.

Este ano, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove uma ação para desmistificar os mitos acerca do cancro, fomentando uma maior consciencialização individual para a doença e sua prevenção.

Câmara Municipal de Elvas promove visitas na cidade

AgicEm 2014, a Câmara Municipal de Elvas vai continuar a promover, na cidade, visitas pela Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo.

Segundo Elsa Grilo, vice-presidente na autarquia elvense, “estas visitas estão relacionadas com aquilo que a Câmara Municipal de Elvas tem feito nos últimos anos, nomeadamente com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que já trouxe à nossa cidade um conjunto de agentes turísticos, agentes de viagens e também de guias intérpretes”.

“Vamos continuar a fazer estas visitas este ano, procurando que tenham grande sucesso e que consigamos trazer a Elvas mais pessoas”, adianta Elsa Grilo.

Franceses dominam e vencem NAOM 2014

ThierryGueorgiouOs franceses Thierry Gueorgiou e Amélie Chataing são os vencedores da oitava edição do Norte Alentejano O’Meeting (NAOM 2014). Nesta prova, organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, mais de 600 atletas de 14 países puseram à prova, em Castelo de Vide, as suas qualidades e capacidades.

Thierry Gueorgiou, ultrapassando o seu maior rival, o suiço Daniel Hubmann, arrecadou, de uma assentada, a vitória na etapa decisiva da prova e nesta oitava edição do Norte Alentejano O’ Meeting.

Já Amélie Chataing, e depois do segundo lugar na etapa inaugural, soube tornear os 36 segundos de diferença que a separavam de Anastasia Tikhonova e venceu a oitava edição do Norte Alentejano O’ Meeting. Uma vitória que é a repetição do sucedido na anterior edição, em Nisa.

Resultados Elite Masculina: 1º Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) 33:17; 2º Daniel Hubmann (Kristiansand OK) 34:02 (+0:45); 3º Philippe Adamski (Kalevan Rasti) 35:13 (+1:56)

Classificação final Elite Masculina: 1º Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) 1:04:50; 2º Daniel Hubmann (Kristiansand OK) 1:05:13 (+0:23); 3º Philippe Adamski (Kalevan Rasti) 1:07:43 (+2:53); 4º Baptiste Rollier (Kristiansand OK) 1:09:29 (+4:39); 5º Ionut Zinca (Farra-O) 1:12:35 (+7:45)

Resultados Elite Feminina: 1º Amélie Chataing (Kalevan Rasti) 32:11; 2º Anastasia Tikhonova (CSP Novgorod) 33:53 (+1:42); 3º Emily Kemp (OK Linné) 35:48 (+3:37)

Classificação Final Elite Feminina: 1º Amélie Chataing (Kalevan Rasti) 1:06:32; 2º Anastasia Tikhonova (CSP Novgorod) 1:07:38 (+1:06); 3º Emily Kemp (OK Linné) 1:11:28 (+4:56); 4º Kristin Löfgren (Varegg IL) 1:12:33 (+6:01); 5º Céline Dodin (Team AltecSport) 1:14:38 (+8:06)

TAPETE DE ARRAIOLOS CANDIDATO A PATRIMÓNIO IMATERIAL

tapeteO Município de Arraiolos avançou com a candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Imaterial da Humanidade. A ação é desenvolvida em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

A candidatura foi aprovada no final do ano, em 2013 e está, neste momento, em “fase de arranque”, garantiu à Rádio Campo Maior, Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos.

OPERAÇÃO COLHEITA DA AZEITONA: 35 DETIDOS E 10 MIL QUILOS APREENDIDOS

Azeitona2135 Pessoas foram detidas e 10 mil quilos de azeitona foram apreendidos, no âmbito da “Operação Colheita da Azeitona 2013”. A ação é desenvolvida pelo Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana e teve início em novembro de 2013.

O Destacamento de Elvas da GNR tem a seu cargo os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte. Até ao momento, “foram detidas 35 pessoas, foram feitas 10 participações às Finanças e apreendidos 10 mil quilos de azeitona”. Os dados provisórios foram avançados à Rádio Campo Maior pelo Tenente Cláudio Godinho, comandante do destacamento de Elvas da GNR.

Elvas e Campo Maior lideram furto de azeitona

A Operação decorre até ao final do mês, 31 janeiro, mas o prazo pode ser alargado, caso seja necessário. Elvas e Campo Maior continuam a ser os concelhos que lideram neste tipo de ocorrência.

O distrito de Portalegre caracteriza-se como uma região agrícola por excelência, na qual tem grande expressão a olivicultura e seus derivados, principalmente a sua preparação, transformação e produção em lagares de azeite.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR tem no terreno, até 31 janeiro de 2014, uma operação com vista a intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona.