CIMAA assina contrato com ESRI Portugal

Acimaacontrato CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – assinou contrato com a ESRI Portugal para fornecimento de Tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica para o Alto Alentejo, no que se refere à componente de licenciamento de software ArcGIS e a aquisição das licenças do software MuniSIG Web.

A assinatura do contrato teve lugar hoje, terça-feira, dia 21 de janeiro, pelas 9h30, no Pólo da Universidade de Évora, em Alter do Chão, onde estiveram presentes o Presidente da CIMAA, Armando Varela, e o coordenador da ESRI Portugal, Rodrigo Gonçalves da Silva.

Alandroal atribui 30 bolsas de estudo a alunos do concelho

alandroalCamaraA Câmara Municipal de Alandroal vai apoiar financeiramente, ainda este ano letivo, 30 alunos do ensino superior que vivem no concelho com bolsas de estudo.

As bolsas de estudo rondam os 650 euros anuais, e são pagas, aos estudantes, de forma faseada (de dois em dois meses). As 30 bolsas de estudo representam, para a autarquia, um valor total de 19 mil euros.

A presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, alega que estas bolsas “são um incentivo para os alunos estudarem”. A autarca revela ainda que “foram excluídas 12 candidaturas”, ou porque foram feitas depois de terminar o prazo estipulado, ou por não reunirem as condições necessárias.

Loja de decoração e bricolagem vai abrir em Campo Maior

hilarioCampoMaiorVai abrir uma nova loja, da empresa Hilário Almeida, dedicada aos setores da decoração, bricolagem, jardim e materiais de construção, em Campo Maior.

A nova loja de Hilário Almeida fica situado na rua 25 de Abril, nº 10, em Campo Maior e vai estar a funcionar a partir da próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro.

“O tinto já tem par” é o mote do vinho Herdade das Servas

HerdadeServas“O tinto já tem par” é a assinatura que dá mote ao lançamento do novo vinho do produtor alentejano Herdade das Servas. O ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada branco (2012)’ surge agora no mercado para fazer dupla com o ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto’, cuja primeira edição (2010) foi lançada há cerca de um ano. A colheita 2011 acompanha a novidade, estando já a sair para o mercado.

Tal como o tinto, o ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada branco’ vem colmatar o espaço deixado pelos ‘Herdade das Servas’ e ‘Monte das Servas Colheita Seleccionada’, que agora se unem numa só proposta. Roupeiro (25%), proveniente de Vinhas Velhas, Viognier (25%) e Alvarinho (50%), a casta rainha da região dos Vinhos Verdes, foi o blend da colheita de 2012 eleito pelo projecto da família Serrano Mira para atingir o perfil de vinho desejado.

O ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada branco 2012’ tem uma cor cítrica aloirada. É um branco envolto em alguma mineralidade, com aromas a frutos tropicais maduros integrados com algumas notas de mel.

O tinto de 2011 volta a juntar Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Trincadeira. O resultado está à vista: um vinho de cor rubi escura, aromas profundos com nuances de frutos muito maduros.

XV Raide Hípico de Santa Eulália no “À Conversa Com”

AlbertoBarradasO XV Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas tem lugar no próximo sábado, dia 25 de janeiro, naquela freguesia do concelho de Elvas. Este é o tema da edição de hoje do “À Conversa Com”, que tem como convidado Alberto Barradas (na foto).

Esta “é uma iniciativa que já vai na 15ª edição, que pretende homenagear o meu irmão, Luís Tello Barradas, que faleceu tragicamente num acidente com um cavalo, em 1972”, explica Alberto Barradas.

No sábado, depois da habitual inspeção veterinária, que está marcada para as 7h30, realiza-se a partida em grupo, às 9h30. Esta edição do Raide Hípico de Santa Eulália termina com um jantar convívio, onde será feita a entrega dos prémios, depois de realizada uma missa.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

GOVERNO PROLONGA AUTORIZAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO TGV

tgvO Governo prolongou as autorizações ambientais para a concretização do projeto de Alta Velocidade – TGV.

A notícia é avançada na edição de hoje do jornal “i”, segundo o qual “o pedido foi feito pela Refer para salvaguardar o projeto”.

A Refer “explica que apesar de os concursos estarem suspensos devido à situação económica do país é importante que Portugal não comprometa a concretização da linha de alta velocidade”.

PORTALEGRE: GNR DETEVE 22 PESSOAS

gnr-costasO Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 13 e 19 janeiro, efetuou 22 detenções. Uma por condução de veículo sem habilitação legal; 16 por furto de produtos agrícolas; Quatro por mandado de condução emanado por tribunal e uma por tentativa de furto em veículo automóvel.

Neste período foram participadas 31 ocorrências. De entre estas, onze correspondem a crimes contra as pessoas onde estão englobados dois crime de violência doméstica, quatro por ofensa à integridade física voluntária simples, um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, três por ameaça e coação e um crime por introdução em lugar vedado ao público.

Neste período a GNR registou também 15 crimes contra o património, sendo que um foi por crime de dano e 14 por furto.

Na área dos crimes contra a vida em sociedade verificaram-se três crimes, um por falsificação de documentos, um crime por incêndio, e um por detenção de arma ilegal.

Na semana em referência foi ainda registado um crime de condução sem habilitação legal e um crime de caça.

Évora: Duas mulheres detidas por tráfico de droga

algemasA Policia de Segurança Pública (PSP) deteve duas mulheres, de 60 e 37 anos, em flagrante delito em Évora, no âmbito de uma investigação por tráfico de droga.

Foram apreendidas 20 doses de heroína, 10 doses de cocaína, 578 euros em notas e moedas do BCE e outros objetos de menor importância.

As detidas, residentes em Évora, já foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido decretada como medida de coação a prisão preventiva.

 

PORTALEGRE MANTÉM PREÇO DA ÁGUA E TRANSPORTES

agua1A Câmara Municipal de Portalegre não vai aumentar o preço da água nem dos transportes neste novo ano, atendendo à difícil conjuntura que o país atravessa. Adelaide Teixeira, presidente do município, em declarações à Rádio Campo Maior,  esclareceu que a “água mantém-se com o mesmo valor dos anos anteriores, tendo aumentado apenas a taxa de contador em nove cêntimos”.

Por  forma a facilitar os utilizadores dos transportes públicos, a Câmara lançou novos cartões sociais, divididos por módulos. O cartão social já existia mas agora foi reformulado para uma maior eficiência.

CAMPO MAIOR INTEGRA EUROREGIÃO

eurocidadeiu51O município de Campo Maior passou a integrar a Euro região constituída por Elvas e Badajoz.

Esta constatação foi avançada por Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, durante o seu discurso no feriado de 14 de janeiro.

“Eu acredito que Elvas, Badajoz e Campo Maior podem constituir-se como vértices de um triângulo onde possa haver uma valorização das especificidades de cada um, como forma de se tornar mais atrativa aos olhos de Portugal e Espanha”.

A inclusão de Campo Maior na Euro região foi confirmada por Ricardo Pinheiro, Presidente da autarquia campomaiorense.

“É  necessário as três regiões estarem preparadas para tirar o melhor proveito das sinergias desta união”, considerou. Pinheiro revelou ainda que uma Euro região permite a relação estreita de cooperação económica e social.

A Euro região é agora constituída por Elvas, Badajoz (Espanha) e Campo Maior.