EDIA lança mais 3 volumes da Coleção Memórias D’Odiana

EDIAJá estão disponíveis ao público três novos volumes da segunda série da coleção Memórias de Odiana, dedicados a outros tantos projetos de minimização de impactos sobre o património arqueológico, desenvolvidos no âmbito da construção da Barragem de Alqueva.

Estas publicações surgem após o lançamento, em Setembro último, dos primeiros quatro volumes de uma série de 14, numa parceria entre a EDIA e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Os volumes que agora se apresentam são os seguintes:

Volume 5 – “Transformações sociais durante o III milénio AC no sul de Portugal – O povoado do Porto das Carretas”, com coordenação de Joaquina Soares.

Volume 10 – “A ocupação medieval e moderna dos territórios da margem direita do Guadiana nos atuais concelhos de Moura e Mourão”, coordenação de Heloísa Valente dos Santos e Paula Barreira Abranches.

Volume 11 – “Arqueologia Alto-Medieval no Regolfo do Alqueva – Vestígios de uma ocupação judaica nas margens do Guadiana no século VII”, coordenação de F.E. Rodrigues Ferreira.”

Com estes três novos volumes da coleção dá-se continuidade à política de divulgação dos resultados dos trabalhos efetuados no contexto do EFMA, dando a conhecer ao público mais uma parte da história da região.

AVIS INTEGRA REDE REGIONAL DE PROTECÇÃO A VÍTIMAS DE TRÁFICO DE HUMANOS

traficoO município de Avis passou a integrar a Rede Regional do Alentejo de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.

Este compromisso pressupõe adotar o Guião de Sinalização, proceder ao seu preenchimento nos casos de deteção de vítimas de tráfico de seres humanos e ao seu encaminhamento para o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), excetuando os Órgãos de Polícia Criminal que já o fazem por sua competência.

Dar resposta às necessidades das vítimas, mediante os recursos existentes e disponíveis; dar feedback aos restantes parceiros envolvidos no processo da continuidade do mesmo, de acordo com os procedimentos de comunicação definidos em sede de reunião da rede; Colaborar na divulgação do trabalho desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar Especializada (EME).

Promover, colaborar e/ou participar em ações de sensibilização, encontros de trabalho e formação na área da TSH;  Prestar Apoio Técnico a entidades parceiras, quando solicitado e  Consolidar o trabalho em rede e de proximidade nos processos de sinalização, identificação e integração das vítimas de THS.

FESTA EM HONRA DE SÃO SEBASTIÃO EM EVORAMONTE

saosebastiaoA Festa em Honra de São Sebastião, o Santo Mártir e Padroeiro dos Militares, realiza-se em Evoramonte, no próximo dia 26 de janeiro.

Do programa destacam-se as seguintes iniciativas: 13h00 – Abertura da Capela; 14h00 – Missa e Procissão; 15h00 – Arraial à moda antiga até às 18h00.

Esta festa é uma organização conjunta da Santa Casa da Misericórdia de Evoramonte, da Associação de Caçadores de Evoramonte e da Associação de Amigos de Evoramonte, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Evoramonte.

 

Ecopilhas recolhe 4 milhões de pilhas e baterias a favor do IPO

EntregaPilhasO 5º. Peditório Nacional de Pilhas e Baterias a favor do Instituto Português de Oncologia (IPO) permitiu à Ecopilhas a recolha de mais de quatro milhões de pilhas e baterias usadas.

Este resultado permite a doação de dois equipamentos de videoendoscopia portátil ao IPO de Lisboa e só foi possível com o empenho de muitos cidadãos e instituições que, ao depositarem no Pilhão as pilhas e baterias usadas, deram o seu contributo para a luta contra o cancro.

A entrega simbólica dos dois equipamentos de diagnóstico para doentes oncológicos contou com a presença de José Carlos Malato, embaixador do 5º. Peditório Nacional de Pilhas e Baterias usadas.

Os equipamentos de videoendoscopia portátil, com gravação de imagem e processamento de dados, doados pela Ecopilhas, serão usados nas consultas de Otorrinolaringologia e de Urologia, podendo ainda ser utilizados em Bloco Operatório.

Estes equipamentos desempenham um importante papel na avaliação dos tumores das vias aéreas digestivas superiores, na avaliação do carcinoma do colo do útero em doentes irradiadas e patologia da bexiga e próstata, tornando-se num meio de observação dos resultados dos tratamentos efetuados.

Eurico Cordeiro, Diretor-Geral da Ecopilhas, refere que “ é com muito orgulho que testemunhamos, ano após ano, o entusiasmo dos cidadãos e das empresas em contribuir para a luta contra o cancro, através do simples gesto de colocar as pilhas e baterias usadas no Pilhão”. O responsável referiu ainda que “a ajuda do José Carlos Malato na divulgação desta ação foi fundamental para a divulgação da iniciativa que, além da contribuição para o IPO, permitiu ainda reciclar mais de 4 milhões de pilhas e baterias, evitando assim a deposição na natureza de metais pesados altamente nocivos para o ambiente como são o cádmio, o chumbo e o mercúrio”.

A Ecopilhas teve como principais parceiros nesta iniciativa o Millenium bcp e a cadeia de supermercados LIDL que disponibilizaram as suas sucursais e lojas, respetivamente, de norte a sul do país, para a divulgação da iniciativa e para a recolha das pilhas e baterias usadas.

Prémios “Turismo do Alentejo” com mais de 60 candidaturas

Turismo_AlentejoA quarta edição dos Prémios “Turismo do Alentejo” conta com 66 projetos candidatos às sete categorias a concurso.

“Promovida pela Turismo do Alentejo, ERT, a iniciativa tem por objetivo distinguir e divulgar a excelência da oferta que, de modo geral, tem contribuído para afirmar o destino nos mercados”, como nos garantiu Ceia da Silva, presidente da entidade regional de turismo do Alentejo.

O anúncio dos vencedores e a entrega dos galardões está previsto para o inicio deste ano, numa cerimónia onde vão ser também revelados os vencedores dos prémios extra-concurso – Prémio “Agência Regional de Promoção Turística Externa do Alentejo”, Prémio Especial “Turismo do Alentejo” e Prémio Comunicação Alentejo -, cujo processo de eleição é da exclusiva responsabilidade da Turismo do Alentejo e da Agência de Promoção Turística.

 

Campo Maior: 11 detidos por furto de azeitona

azeitonaOnze indivíduos de nacionalidade romena foram detidos em Campo Maior por furto de azeitona.

A detenção ocorreu ontem, quarta-feira, cerca das 10:00, após uma denúncia telefónica, o Posto Territorial da GNR de Campo Maior procedeu à detenção de 11 indivíduos de Nacionalidade Romena por furto de azeitona e à apreensão de 3 viaturas.

Os detidos apresentavam idades compreendidas entre os 15 e 36 anos de idade, sendo seis do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Nesta ação foram recuperados 1.500 quilos de azeitona tendo sido ainda apreendido diverso material destinado à colheita de azeitona tais como: ouriços, panais, varas, cestos entre outros.