IPSS são prioridade no Município de Campo Maior

ipssTrabalhar em conjunto com as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social –  tem sido uma das prioridades do Município de Campo Maior.

O presidente, Ricardo Pinheiro, assegura que a Câmara “vai continuar a dar a ajuda em matéria de associativismo”.

O autarca adianta ainda que “numa altura em que trabalhamos com menos 2 milhões e 500 mil euros do que em 2010, as escolhas económicas são feitas de acordo com as necessidades que temos no nosso dia-a-dia e as IPSS são uma prioridade para juntos resolvermos os problemas existentes.”

 

Milhares no Adeus a Eusébio

EusebiofuneralO antigo futebolista português Eusébio, que morreu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, está a ser homenageado no dia do seu funeral.

O Benfica cumpriu o último desejo do Eusébio, com uma derradeira volta ao Estádio da Luz, em Lisboa. Esta cerimónia foi aberta a todos os adeptos que quiseram assistir. Milhares de adeptos marcaram presença e cantaram o hino do Benfica quando a urna foi colocada no centro do relvado do estádio.

Depois, o corpo do “Pantera Negra” cumpriu um cortejo fúnebre pela capital portuguesa. A reportagem da Rádio Campo Maior resgistou o momento da passagem do carro fúnebre com o corpo de “Pantera Negra”, no Marquês de Pombal.

Ver aqui Foto-Reportagem

A missa de corpo presente é rezada às 16 horas, na  Igreja do Seminário, na Luz. Findo o serviço religioso, realiza-se o funeral pelas 17 horas, para o cemitério do Lumiar onde o corpo vai ser sepultado.

Hospitais recebem menos dinheiro do Estado

hospitalOs hospitais vão receber menos dinheiro do Estado pelas urgências que fizerem este ano, mas os doentes vão pagar taxas moderadoras mais elevadas, já que as taxas moderadoras foram atualizadas este mês em função da taxa de inflação.

Os valores que os hospitais recebem pelas urgências feitas vão ser de novo reduzidos em 2014, como aconteceu no ano passado, de acordo com a tabela de preços que consta do contrato da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

De resto, a tabela para 2014 que consta do relatório da contratualização prevê reduções de preços em quase todos os cuidados de saúde.

Isto significa que os hospitais vão passar a receber menos dinheiro do Estado não só pelas urgências, mas também por consultas externas, interrupções voluntárias de gravidez e pelo tratamento de doentes com VIH/sida, esclerose múltipla, entre outros.

A subida das taxas moderadoras não terá, contudo, efeito nos doentes isentos.

Termina hoje a Rota dos Presépios em Campo Maior

rotaprespiosChega ao fim hoje, dia 6 de janeiro, a Rota dos Presépios que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com várias instituições do concelho.

Ricardo Pinheiro, presidente na Câmara de Campo Maior refere que “esta ideia surgiu de um dos técnicos da autarquia”.

 

PORTUGAL DIZ ADEUS A EUSÉBIO

eusebioEusébio, que morreu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, é  hoje homenageado pela última vez, no dia do seu funeral.

O Benfica cumpre o último desejo do Eusébio, com uma última volta ao Estádio da Luz, em Lisboa, marcada para as 13:30. Esta cerimónia é aberta a todos os adeptos, que vão poder aceder ao recinto “encarnado” através da porta 17.

Segue-se um cortejo fúnebre pela cidade de Lisboa. A missa de corpo presente está marcada para as 16 horas, na  Igreja do Seminário, na Luz.

O funeral é às 17 horas no cemitério do Lumiar onde o corpo do “Pantera Negra” vai ser sepultado.

BARBACENA CANTOU AOS “SANTOS REZES”

ReisBarbacenaUm grupo de cerca de 20 homens, trajados a rigor, com capote alentejano e boina, cantaram aos Reis, ontem, domingo, na freguesia de Barbacena, no concelho de Elvas.

João Baleizão, membro do grupo de cantares, revelou o significado deste Cantar dos Reis, afirmando que “é um momento único”.

Os habitantes de Barbacena apreciam estes cantares que representam uma tradição da freguesia com um cantar “aos santos rezes” de uma forma única.

ELVAS: SÃO VICENTE CANTOU AOS REIS

ReisSVicenteA freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, cumpriu ontem a tradição do cantar aos Reis.

Um grupo de homens devidamente trajados e ao toque das roncas entoou o cântigo aos Reis percorrendo as principais ruas daquela localidade.

No porta a porta a população ofereceu ao grupo algo para comer e beber.