“O Elvas” perde por 2-0 nos Açores frente ao Praiense

BolaO Elvas perdeu esta tarde, na Ilha Terceira, nos Açores, frente ao Praiense, por duas bola a zero, em jogo a contar para a 15ª jornada do Campeonato Nacional de Seniores, série G. É a sétima derrota consecutiva da equipa alentejana.

Desde os dez minutos de jogo que “O Elvas” ficou reduzido a dez, após expulsão do guarda-redes Luís Marques. Manolo Mañas saiu para dar lugar ao guarda-redes brasileiro Rafael Santos e na conversão de uma grande penalidade Ruben Rodrigues colocou o Praiense na frente do marcador. André Martins marcou a meio da segunda parte da partida e estabeleceu o resultado final: Praiense 2 – “O Elvas” 0.

Resultados da ronda 15: Praiense 2 – “O Elvas” 0; Loures 1 – Futebol Benfica 0; Casa Pia 1 – Sintrense 0; Operário 2 – 1º Dezembro 0 e Ideal 3 – Oriental 3.

Classificação: 1º Loures, 33 pontos; 2º Operário, 29; 3º Casa Pia, 28; 4º Sintrense, 27; 5º Oriental, 26; 7º Praiense, 14; 8º Ideal, 11; 9º “O Elvas”, 10; 10º Futebol Benfica, 7.

 

Pasteleiro de Montemor cria bombom saudável

Antonio_MelgaoO pasteleiro António Melgão (na foto), de Montemor-o-Novo, foi convidado pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa a participar no processo de criação de um bombom que, não só, não faça mal à saúde, como possa ainda trazer benefícios.

António Melgão assegura que o produto que está a ser criado “pode ser consumido regularmente”, uma vez que “ajuda a regular a flora intestinal e a baixar o colesterol”. Para isso, explica o pasteleiro, o bombom contará com “fibras e proteínas vegetais”.

“Estamos a trabalhar também num tipo de filtro que permite manter este tipo de produtos mais tempo sem que possam ser afetados pelo microrganismo, ou seja, para que o recheio desses bombons tenha uma durabilidade maior, sem contaminações”, assegura o pasteleiro.

CURPI prepara torneio intergeracional de petanca

petancaA CURPI, Comissão Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos, de Campo Maior, organiza vários torneios de petanca ao longo do ano e já está a preparar mais um.

Desta vez, como explica José Pedro Caldeirão, presidente da instituição, já se procurou apurar quatro crianças por cada turma do 1º ciclo de todas as escolas do concelho para disputar um torneio intergeracional. “É um convívio muito bom, com os meninos”, assegura. De acordo com José Pedro Caldeirão foram os “emigrantes que trouxeram a petanca de França para Campo Maior”.

A final do torneio intergeracional de petanca, organizada pela CURPI, será disputada no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, nos primeiros meses de 2014.

ACT tem novas instalações em Portalegre

ACTPortalegreA ACT, Autoridade para as Condições do Trabalho, em Portalegre, tem novas instalações.

A delegação da ACT situa-se agora na Praça do Município, junto à Sé Catedral, num edifício (na foto) cedido pela Câmara Municipal de Portalegre.

O contrato que vai permitir a utilização do edifício pela ACT, a título gracioso durante cinco anos, foi assinado entre o inspetor geral daquela autoridade, Pedro Pimenta Braz, e a presidente do município de Portalegre, Adelaide Teixeira.

Empresa brasileira vai instalar-se em Portalegre

EmpresaLentesPortalegreUma empresa brasileira que se dedica ao fabrico de implantes oftalmológicos vai instalar-se na zona industrial de Portalegre. Este projeto prevê, ao todo, a criação de cerca de 50 postos de trabalho.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, confirma que a empresa Visiontech Medical Optics já fez chegar à autarquia “um pedido para isenção de IMC e redução de IMI”. “Esta empresa escolheu Portugal porque aproveita o conhecimento de alguns parceiros comerciais, com quem já trabalha, e porque acha que Portalegre é uma zona que pode mais facilmente abrir portas à Europa”, acrescenta.

De acordo com Adelaide Teixeira, a empresa “irá instalar-se progressivamente” na cidade. “De início, em princípio, serão criados cerca de 20 postos de trabalho, podendo vir a chegar aos 50”, confirma a autarca.

A empresa Visiontech Medical Optics tem sede em Minas Gerais, no Brasil.

NAOM2014 a 25 e 26 de janeiro em Castelo de Vide

NAOM2014A VIII edição do Norte alentejano O’Meeting (NAOM2014), prova que foi reconhecida no dia 13 de Dezembro pela Federação Internacional de Orientação, vai decorrer nos dias 25 e 26 de janeiro, em Castelo de Vide. Os dois primeiros classificados do ranking Mundial – Thierry Gueorguiou e Daniel Hubmann – vão estar presentes nesta prova.

A IOF (Internacional Orienteering Federation) pretende mediatizar as provas de Sprint nos centros históricos e abriu a possibilidade às federações nacionais de se candidatarem a três provas de sprint em cada ano. Dessa forma, a organização do NAOM pediu para ser incluído neste projeto e obteve resposta positiva.

O NAOM2014 será a terceira prova de 2014 a fazer parte do Calendário da Liga Mundial, depois de eventos realizados na África do Sul e na Suíça.

Praiense VS O Elvas joga-se hoje nos Açores

OElvasO jogo entre o Praiense e “O Elvas”, para a jornada 15 da primeira fase da Série G do campeonato nacional de seniores, tem lugar às 16 horas de hoje, na Praia da Vitória, ilha Terceira, nos Açores.

Nesta altura do campeonato, com 14 encontros disputados, os açorianos ocupam o sétimo lugar com 11 pontos, enquanto os alentejanos estão na nona e penúltima posição com dez pontos.

Além deste jogo, há mais quatro neste campeonato: Loures – Futebol Benfica, Casa pia – Sintrense (ambos às 15 horas), Operário – 1º de Dezembro e Ideal – Oriental (os dois às quatro da tarde).

A Rádio Campo Maior, em simultâneo com a Rádio ELVAS, acompanha os “azuis-e-ouro” nesta deslocação, a última do ano, com intervenções nos espaços de informação e a reportagem completa do encontro, incluída no espaço de desporto, na tarde deste domingo, entre as 14 horas e as 18h30.

Agrária de Elvas recebe equipamento de assistência à condução

EquipamentoEscolaAgrariaA Escola Superior Agrária de Elvas recebeu recentemente, no âmbito do seu 17º aniversário e dos 15 anos de docência do ensino em mecanização, um equipamento de assistência à condução. A oferta foi feita pela New Holland Portugal.

“Esta oferta é o resultado de uma parceria de longos anos, que um docente nosso, o professor Luís Alcino da Conceição tem tido sempre com o CNH, representante dos equipamentos e das máquinas da New Holland”, assegura a diretora da Escola Agrária, Graça Pacheco Carvalho. “Eles sabiam que nós tínhamos falta deste equipamento para realização de alguns trabalhos e fizeram-nos esta oferta, que foi uma oferta muito generosa”, acrescenta.

A Escola Agrária de Elvas, ao receber este equipamento, vai poder continuar na linha da frente do ensino de novas tecnologias, associadas ao tema da agricultura de precisão em máquinas agrícolas.