Comandante dos Bombeiros de Campo Maior no À Conversa Com

MiguelCarvalhoRCMMiguel Carvalho, comandante da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, é o convidado de hoje do À Conversa Com.

Durante esta entrevista procurou-se dar a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos bombeiros, para além do combate aos incêndios. Como assegura o comandante Miguel Carvalho, “os incêndios são apenas oito por cento da atividade” dos bombeiros de Campo Maior.

Apoio hospitalar e prevenção, por exemplo, são outras das funções desempenhadas pelos bombeiros.

Ouvir aqui À Conversa Com

A corporação dos Bombeiros de Campo Maior conta com 36 elementos. Miguel Carvalho reconhece que a corporação é “pequena”. No entanto, “o nível de ocorrências é elevado”, sendo que, por parte dos soldados da paz, há uma “boa capacidade de resposta”.

Miguel Carvalho faz ainda uma avaliação da participação da corporação, que conta com 64 anos de existência, na época de incêndios deste ano.

 

Dakar Desert Challenge parte hoje de Coruche

DakarDesertChallengeDepois do sucesso da 1ª edição, irá partir hoje de Coruche mais uma expedição Dakar Desert Challenge.

Esta é uma viagem associada a uma iniciativa de cariz humanitário para um dos países africanos de língua oficial portuguesa por onde passará a caravana – Guiné Bissau.

Viajar por um mundo melhor, contribuindo para a mudança das difíceis condições de vida do povo da Guiné-Bissau é o mote desta missão.

A missão solidária tem o objetivo de recolher doações, de qualquer entidade coletiva ou individual, de material escolar básico, material de alfabetização para adultos, medicamentos, consumíveis hospitalares e pequenos equipamentos de apoio hospitalar para entregar aos mais carenciados na Guiné Bissau.

O transporte do material doado é garantido pela organização e participantes do Dakar Desert Challenge nas suas viaturas, sendo a entrega realizada de forma faseada ao longo da travessia da Guiné-Bissau.

Badajoz: Iberocio 2013 já abriu ao público

IBEROCIO2013Abriu hoje, dia 26, ao público o IBEROCIO “XXIII Feira da Infância e Juventude”, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

Esta feira é destinada a crianças e jovens, contando com um grande número de atracções, como insufláveis, consolas, pinturas faciais, karaoke, slide, escalada, espectáculos musicais entre muitas outras actividades lúdicas, para divertir os mais novos.

A feira encontra-se aberta até ao próximo dia 30 de Dezembro.

Adega Mayor lança Vinho Vitorino Salomé

vinho_vitorino-salomeA Adega Mayor, aposta do Grupo Nabeiro na área vitivinícola, em Campo Maior, lançou recentemente o Vinho Vitorino Salomé. Esta é a primeira edição especial limitada da Adega Mayor, que resulta numa combinação entre o vinho e a música.

Como explica Rita Nabeiro, responsável pela Adega Mayor, este vinho “nasceu da parceria entre o músico alentejano e a Adega Mayor” e acabou “por culminar numa embalagem com duas garrafas (…) e a oferta de um CD”. O CD conta com seis canções de Vitorino, sendo que uma delas – as “Saias de Montemayor” – é inédita.

De acordo com Rita Nabeiro, até ao momento, “o vinho tem sido muito bem recebido” e “em termos de vendas tem corrido muito bem”. O pack Vinho Vitorino Salomé encontra-se disponível para venda na loja online da Adega Mayor.

Número de desempregados diminuiu no Alentejo

IEFPO número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego diminuiu em novembro face ao período homólogo de 2012, mas segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o desemprego jovem contraria a tendência.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego era de mais de 692 mil em novembro, numa queda ligeira de 0,8% em termos homólogos, mas o desemprego jovem contrariou ao subir 2,2%, para os 93.427, enquanto em relação a outubro cresceu 0,9%. Os desempregados com menos de 25 anos representavam em novembro 13,5% do desemprego registado.

Já no grupo dos adultos houve uma queda de 1,3% em termos homólogos e 0,6% face ao mês anterior.

Em termos de género, o desemprego nos homens caiu 1,9% em relação a novembro do ano passado, enquanto nas mulheres aumentou 0,3%.

Ainda face a novembro de 2012, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 12,3%, enquanto os desempregados de longa duração aumentaram 16,7%.

No Alentejo, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego fixou-se em 30.770 em novembro, menos 887 pessoas (menos 2,8%) face ao mês anterior.

De acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em comparação com o mesmo mês de 2012 a redução do número de pessoas sem emprego no Alentejo é ainda maior.

Os dados do IEFP indicam que em novembro deste ano estavam inscritas menos 989 pessoas em comparação com o mês homólogo de 2012.