Gabinete Alzheimer M@ior em ‘À Conversa com’

2Está em funcionamento, a partir de hoje, dia 2 de dezembro, o Gabinete Alzheimer M@ior na Santa Casa da Misericórida de Campo Maior.

Com este gabinete pretende-se prestar apoio específico na área da doença do Alzheimer, não só aos doentes mas também aos seus cuidadores.

O protocolo entre a Alzheimer Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior foi assinado no passado dia 15 de novembro.

O Gabinete Alzheimer M@ior vai estar aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17 horas.

Ana Inácio, psicóloga, e Rosália Guerra, socióloga da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, falam hoje sobre o gabinete na rubrica “À Conversa com” da Rádio Campo Maior.

PSP: Detenções aumentam a nível nacional

PSPA PSP realizou entre as 7 horas do dia 29 de novembro e as 7 horas do dia 2 de dezembro, 324 detenções em todo o País.

Destas intervenções destacam-se 41 detenções por tráfico de estupefacientes, nove detenções por resistência e coação sobre funcionário, 18 detenções por furto/roubo e 10 por posse ilegal de arma de fogo.

Neste período foram ainda apreendidas 15 armas de fogo, 3 gás pimenta, 2 bastões e mais de 9.427 doses de droga (1.932 doses de haxixe, 4.578 de heroína, 2.547 de cocaína e 369 de cannabis).

Durante toda a semana a PSP realizou em todo o País 628 detenções, 289 destas no Comando de Lisboa, 135 no Comando do Porto, 47 no Comando de Setúbal, 41 no Comando de Faro, 27 no Comando dos Açores, 21 no Comando de Leiria e 19 no Comando da Madeira. Apreendeu 31 armas de fogo, 24 armas brancas, 7 bastões, 3 gás pimenta e mais de 27.593 doses de droga (3.172 de Haxixe, 8.903 de Cocaína, 8.984 de Heroína e 6.533 de Cannabis).

Esta semana refletiu um aumento de 25,6% face à semana anterior onde se registaram 500 detenções em todo o País.

Natal em Borba começa no próximo domingo

Natal_Em_BorbaAs iniciativas associadas ao Natal, em Borba, começam no próximo domingo, dia 8 de dezembro.

Entre os dias 8 de dezembro e 6 de janeiro pode ser visitado um dos maiores presépios de Portugal em tamanho real, no Centro Histórico de Borba. Este presépio conta com mais de 50 figuras. Entre os mesmos dias há ainda para visitar a Exposição de Presépios no Celeiro da Cultura.

De 12 a 15 de dezembro, a iniciativa “É Natal em Borba”, decorre no Pavilhão de Eventos da cidade. O evento tem entrada livre e promete muita animação para miúdos e graúdos. Os tradicionais doces de natal também marcam presença nesta festa.

Concurso de decorações natalícias em Alpalhão

decoraes_natalciasUm grupo de jovens, através da Associação de Jovens de Alpalhão (AJAL) e do Movimento Teresiano Apostolado (MTA), promove um concurso de decorações natalícias, em Alpalhão, no dia 8 de dezembro.

Neste dia, toda a vila estará enfeitada de forma vistosa.

Haverá prémio para melhor casa, melhor rua e melhor estabelecimento.

Os resultados são conhecidos no dia 6 de janeiro.

 

Gabinete Alzheimer M@ior abre hoje em Campo Maior

alzeheimerPortugalEstá em funcionamento, a partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, o Gabinete Alzheimer M@ior na Santa Casa da Misericórida de Campo Maior. Com este gabinete pretende-se prestar apoio específico na área da doença do Alzheimer.

O protocolo entre a Alzheimer Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior foi assinado no passado dia 15 de novembro. De acordo com Ana Inácio, psicóloga da Santa Casa da Misericórida de Campo Maior, este protocolo “estabelece uma parceria entre estas duas entidades, em que a Associação Alzheimer Portugal orienta o gabinete criado na Santa Casa da Misericórida de Campo Maior, trabalhando este de forma completamente autónoma”.

O Gabinete Alzheimer M@ior na estar aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17 horas.

 

Governo quer responsabilizar famílias que abandonam idosos

idoso-1O Governo defende a necessidade de uma legislação que responsabilize as famílias que abandonam e mal tratam idosos.

O presidente da União das Misericórdias Portugueses, Manuel de Lemos, refere que é necessário “haver uma fiscalização ativa”. “Nós temos que ser responsáveis por nós próprios, pelos nossos ascendentes e pelos nossos descendentes”, acrescenta.

Manuel de Lemos reconhece, contudo, que “a situação não é muito grave”. “Mas porque há mais casos do que aqueles que desejaríamos faz sentido (esta legislação), em nome do respeito pelos outros que tomam conta dos seus familiares e dos seus próximos”, assegura o presidente da União das Misericórdias.

Em 2012, cerca de 300 idosos foram abandonados pelas famílias nos hospitais portugueses.